Sertralina com cerveja pode causar hemorragia gastrica?

2 respostas
Sertralina com cerveja pode causar hemorragia gastrica?
Tanto a sertralina quanto o álcool podem irritar a mucosa do estômago e seu uso conjunto deve ser evitado. Entretanto, em pessoas fisicamente saudáveis, sem história de abuso de álcool e bem estabilizadas do quadro que a sertralina está tratando, os médicos costumam liberar pequenas quantidades de bebida e não há maiores riscos. Entretanto, apenas seu médico tem condições de saber se você preenche estes critérios. Não beba nada antes de falar com ele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A sertralina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que pode afetar a função das plaquetas sanguíneas, responsáveis pela coagulação. O consumo de álcool, como cerveja, pode irritar o revestimento do estômago e aumentar o risco de inflamação e sangramentos gástricos. Quando a sertralina é usada junto com álcool, há um potencial aumento do risco de hemorragia gástrica, pois o efeito anticoagulante leve do medicamento somado à irritação alcoólica pode comprometer a integridade da mucosa gástrica. Embora não seja uma complicação comum, pacientes com histórico de gastrite, úlcera ou uso prolongado de anti-inflamatórios devem evitar essa combinação. Além disso, o álcool pode reduzir a eficácia do tratamento antidepressivo e aumentar efeitos colaterais. Se desejar, posso ajudá-lo em consulta a esclarecer dúvidas e orientar sobre o uso seguro dos medicamentos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3058 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.