Sinto atração pelo meu psicólogo,o que devo fazer? Devo contar para ele? Tenho medo que ele me encaminhe

11 respostas
Sinto atração pelo meu psicólogo,o que devo fazer? Devo contar para ele? Tenho medo que ele me encaminhe para outro psicólogo,e não quero isso.
Pode ser difícil mas o importante é você falar para ele dos seus sentimentos e medos, é importante até mesmo para conduzir o seu tratamento, não se preocupe pois o profissional está preparado para esse tipo de revelações. Coragem você vai ver que depois que falar vai fluir ainda mais seu tratamento.

Olá!

Por mais difícil que seja para você, a melhor forma de trabalhar isso é levar para sua terapia... Para entender do que se trata esta atração.

Há casos que esta atração pode ser uma auto-sabotagem ao tratamento, uma resistência, uma projeção, etc.

Fale inclusive dos seus medos de um possível encaminhamento ou abandono.

Boa sorte!
Priscilla Leitner
Olá, no processo psicoterápico a ferramenta mais importante, e promotora de melhora, é a RELAÇÃO TERAPÊUTICA, onde deve existir confiança, segurança, cumplicidade e sobretudo respeito amparado na ética. Por você sentir um certo temor em haver uma ruptura caso você se abra com seu profissional, afirmo que vocês tem uma boa relação terapêutica. Por se tratar de uma relação com cunho terapêutico e profissional não haverá espaço para envolvimentos afetivos (envolve-se aí questões éticas e profissionais). Fale abertamente sobre seus sentimentos com o psicoterapeuta, ele saberá conduzir com segurança e profissionalismo o seu conteúdo, e mais, esse seu sentimento por ele pode ser,inclusive, material importante para condução de sua psicoterapia. Coragem, você crescerá após falar.
Sucesso!
Todos os sentimentos em processo terapêutico é uma demanda a ser trabalhada. Por isso, é importante levar sim à terapia, a fim, de ser observado o que representa esse sentimento.
Freud fala da fase do apaixonamento. Essa fase geralmente o paciente tem a sensação de estar apaixonado pelo profissional, geralmente é transitória. Mas na verdade a paixão é pelo lugar que o profissional está ocupando naquele momento na vida do paciente, remetida pelo inconsciente a fatos vivenciados pelo paciente. Conclui-se que houve uma boa transferência na relação terapêutica existente entre o paciente e o profissional.
Não se preocupe, o profissional deve levar sua colocação de forma tranquila e te ajudará a trabalhar isso.
O primeiro passo é tomar coragem e falar de seus sentimentos, isso vai lhe ajudar muito, vai inclusive lhe ajudar a enfrentar as "barreias" da vida sem fugir e ele como profissional saberá conduzir a terapia, entretanto se depois disso, vc sentir vontade de sair, aí é com vc, mas o que é ideal mesmo, antes de tudo, enfrentar o caso.
Boa sorte.
Ao seu dispor.
Abraços.
Fale sim. A relação terapêutica (como disse meu colega acima) deve sempre ser baseada na confiança, na cumplicidade e no carinho.
Você pode sentir-se livre inclusive para manifestar este sentimento de medo de perder.
Vá em frente e trabalhe este seu aspecto. É importante pra você...
Dentro das suas capacidades eu recomendo que fale com ele, principalmente se tiver atrapalhando o trabalho terapêutico. Ele irá avaliar a situação e só irá lhe encaminhar a outro profissional se for o melhor para você.
Olá, é possível entender seu receio em abordar o assunto. No entanto, o que acontece é ocorre com certa frequência e normalmente o psicólogo tem ferramentas para lidar com esta questão, sendo inclusive um divisor de águas na relação terapêutica, pois em boa parte dos casos tem a ver, como já foi mencionado por outros colegas com admiração, gostar de se sentir cuidado ou ainda “sabotagem” ao processo, dentre outras possibilidades. Neste sentido, falar sobre seus sentimentos pode promover mais autoconhecimento e habilidades. No entanto, se não se sentir seguro após abordar o tema peça ajuda a outro profissional. Boa sorte!
Atração é algo que pode surgir naturalmente nos contatos humanos. Na minha opinião é assunto para ser considerado com o seu psicólogo e, se ele não puder passar pela situação com você, é melhor trocar de profissional. , Obrigado.
É importante compartilhar seus sentimentos com o seu terapeuta, para que os dois encontrem a melhor maneira de lidar com isso. Isso acontece e compreender de onde vem esse sentimento pode trazer muitos benefícios para o autoconhecimento.
Assim como os colegas comentaram a cima , mesmo que difícil, este pode ser um sentimento que se compartilhado com seu psicologo, possa lhe levar a novos lugares de compreensão e entendimentos do porque eles aparecerem. Ai cabe ao psicologo o manejo de trabalho clinico e elaboração junto ao paciente da ampliação de tais sentidos.