Sinto dor abdominal do lado esquerdo e as vezes pontadas no torax e costas. Passei por um transtorno de somatizacao recentemente. Fiz tomografia do abdômen, ressonância da coluna e raio X do torax e nada constou. É possível que seja sintomas de somatizacao?
Dr. Mauro Duarte
Dr. Mauro Duarte
Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar
Londrina
Tudo que encontra no corpo uma expressão direta, imediata e prescindindo da linguagem, é em si uma somatização. Avaliar os aspectos sensíveis do stress, ansiedades e fases da vida, conta ajuda de um terapeuta é importante no desenvolvimento do problema, tendo ele ou não correlação direta com achados orgânicos.

 Alina Campos Tomaz Teixeira
Alina Campos Tomaz Teixeira
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. De acordo com seu relato é provável que esteja passando por outra situação recorrente de somatização.
Procure uma avaliação psicológica e assim receberá ajuda necessária a fim de evitar novos episódios e começar um processo terapêutico que irá aliviar os sintomas e esclarecer outros.

Sim, é possível que esses sintomas sejam fenômenos psicossomáticos, principalmente, se levarmos em consideração dois pontos: 1) nada constou nos exames realizados por você e 2) você afirma ter passado recentemente por um transtorno de somatização. Talvez não pareça, mas, no fim das contas, pode ser uma boa notícia que não sejam encontradas causas orgânicas para suas dores. Isso pode significar que não existem lesões no seu corpo que correspondam às pontadas que você sente. Portanto, é possível que as causas de suas dores estejam relacionadas a outros fatores que podem ser investigados pela psicanálise. Esses fatores, possivelmente, estão relacionados à sua história de vida e à situações que você está vivendo agora que encontraram expressão em seu corpo. A importância da análise está justamente em encontrar outra forma de expressão - suas próprias palavras ao invés de seu corpo - para as dores e pontadas próprias da existência..

 Priscila Checoli Figueiredo
Priscila Checoli Figueiredo
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Nosso corpo reage às nossas emoções, e é muito comum sentir o "peito apertado", o "frio na barriga", o "peso nas costas", que são mais uma forma de manifestação do nosso ser, juntamente com nossos pensamentos, nossa visão de mundo, o comportamento... A psicoterapia vai ajudar a ouvir e amparar suas necessidades, muitas das quais, estão "esquecidas", pois não prestamos muita atenção nelas, ou não temos um espaço de escuta em que elas possam vir a tona. Se seu médico já te esclareceu que não há doença física, vale a pena investigar o que seu corpo está tentando te dizer com estas dores. O psicólogo vai com você lado a lado nesta descoberta. Boa sorte!

Dra. Mariana Pavani
Dra. Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Se você realizou diversos exames e nada foi constato provável que tenha certo fundo emocional nessa dor, por isso seria importante que procurasse um psicanalista e pudesse conversar sobre suas dores e somatizações, assim como sua vida em geral. Sua dor tem a ver com a sua história e vivências, portanto não há um padrão nisso. Busque ajuda

 Clayton dos Santos Silva
Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
Sim, é possível. Principalmente se você excluiu as causas orgânicas. Hoje sabemos que a divisão corpo e mente é puramente didática. Na prática somos uma coisa só que sofre de diversas maneiras possíveis. Sendo assim, recomendo que procure um psicólogo. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.

 Thaiane Diniz
Thaiane Diniz
Psicólogo
Campinas
Olá! Conforme seu relato, já houve uma investigação do ponto de vista médico sobre uma causa física, que resultou em uma negativa. Acrescido ao fato de que você já possui histórico, neste caso é possível sim que seja novamente uma somatização. O mais indicado é que você procure um psicólogo para que possam juntos compreender melhor a situação, pois a somatização é também uma forma de linguagem, uma resposta corporal de que algo do ponto de vista emocional não está indo muito bem. Sendo assim, a psicoterapia pode lhe proporcionar um espaço adequado para expressar e refletir suas possíveis angústias. Abraço!

 Claudia Goes
Claudia Goes
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Olá.
Como você já tem uma negativa, devido exames feitos, e ter passado recentemente por somatização, entendo que seja bem provável haver questões emocionais provocando os sintomas. Sugiro que busque ajuda psicológica o quanto antes para uma avaliação mais precisa do caso!!
Estou a disposição!

 Ronaldo Lopes Coelho
Ronaldo Lopes Coelho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Há uma associação entre mente e corpo. Isso é óbvio, mas o mais comum é tratar dessas duas dimensões do ser humano de formas dissociadas. O melhor a pensar não é que as dores são "de fundo emocional" ou "de fundo psíquico". As emoções só podem ser sentidas de corpo e alma. Nosso corpo é "econômico": o mesmo hormônio que cuida para a nossa atenção estar elevada, também provoca contração muscular, vasoconstrição, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, alteração no sistema gastrointestinal e assim por diante. Nesse sentido, se você é uma pessoa ansiosa, pode desenvolver algum problema relacionado a qualquer um desses órgãos relacionados, pois seu corpo vai trabalhando no limite. Isso é somatização. Então, o melhor a se fazer é olhar para si e para como está sua vida. O profissional indicado para cuidar dessa dimensão do existir é um psicólogo. Espero ter ajudado! Estou à disposição para o que precisar...

Especialistas em Transtornos psicossomáticos

Jorge Monteiro

Jorge Monteiro

Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Santo Antônio Da Platina

Cristina Calvi Veloso

Cristina Calvi Veloso

Psicanalista

Campinas

Juliana Formigari Gil

Juliana Formigari Gil

Psicanalista

Valinhos

Sylmara Sanches Cruz

Sylmara Sanches Cruz

Psicanalista

Vinhedo

Cristiane Alves dos Santos

Cristiane Alves dos Santos

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Bruna Rafaele Souza

Bruna Rafaele Souza

Psicanalista

Rio de Janeiro

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Transtornos psicossomáticos

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.