Transtornos psicossomáticos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em transtornos psicossomáticos

Encontre um especialista em Transtornos psicossomáticos na sua cidade:
Ronália Paulino Lessa

Ronália Paulino Lessa

Psicanalista, Psicólogo

Muriaé

Alex Lustosa Silva

Alex Lustosa Silva

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Júlia Romualdo

Júlia Romualdo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Jessé Ferreira De Lima

Jessé Ferreira De Lima

Psicanalista

Valparaíso de Goiás

Amoz de Oliveira

Amoz de Oliveira

Psicanalista

Anápolis

Anderson Dias

Anderson Dias

Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Londrina

Perguntas sobre Transtornos psicossomáticos

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Transtornos psicossomáticos

Dr. Mauro Duarte
Dr. Mauro Duarte
Psicanalista, Psicólogo
Londrina
Tudo que encontra no corpo uma expressão direta, imediata e prescindindo da linguagem, é em si uma somatização. Avaliar os aspectos sensíveis do stress, ansiedades e fases da vida, conta ajuda…
9 respostas

Especialistas falam sobre Transtornos psicossomáticos

A psicanálise não só deu origem a psicossomática e criou as bases para a terapia psicossomática, mas permanece sendo também para esta uma referência permanente e essencial. Embora a Psicossomática e Psicanálise estejam estreitamente ligadas, as duas ciências não se confundem (PRIMO, s.d). As contribuições da psicanálise para a teoria psicossomática são valiosas, no sentido de que qualquer que seja o momento de sua elaboração, a teoria psicossomática permanece estreitamente ligada à psicopatologia e mais especificamente à noção de psiconeurose. O estudo mais moderno da psicossomática apresenta uma visão integrada, ou seja, um olhar voltado para o indivíduo e não á doença.

Caio Reis

Psicanalista

Salvador

Agendar uma visita

Uma vez que o ser humano é uma relação entre as funções do psíquico com somático , dependendo das características do desenvolvimento e do momento de vida de cada individuo, o bom funcionamento dessas dinâmicas ou suas perturbações podem resultar em manifestações psicológicas (emocionais) e/ ou sintomas físicos (somáticos)., em sintomas de sofrimento psicológico, sofrimento com alguns comportamentos sem controle ou doenças no corpo. Ressaltando a importância das relações intersubjetivas no desenvolvimento desses processos do corpo e psicológico. Como se pelo corpo por um sintoma ou doença apresentada pelo paciente houvesse um endereçamento à um outro.Uma forma de relação.

Fabiana Benetti

Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

Os sintomas psicossomáticos, se referem ao adoecimento físico que possui uma forte relação com sofrimento psíquico. Esta situação clínica coloca o corpo como palco do sofrimento psíquico e o adoecimento somático se revela, pelas doenças como asma, psoríase, entre outras, que além do acompanhamento médico, precisam de uma atenção psicológica .

Katia Tarouquella Brasil

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Agendar uma visita

Partindo da visão integral e sistêmica do ser humano, com seus aspectos sociais, orgânicos, psíquicos e espirituais, a psicossomática tem por objetivo trabalhar as mais comuns manifestações emocionais que encontram no corpo sua expressão, do ataque de pânico aos transtornos da dor, do sistema imunológico e até o câncer e doenças degenerativas.

Mauro Duarte

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


A investigação das psicopatologias somáticas impõe-se como tema de interesse para a clínica, exigindo reelaborações metapsicológicas que contemplem os lugares do corpo e dos afetos. Com a ênfase da psicanálise no recalque, a problemática do afeto parece ter ficado em um plano pouco iluminado pelas teorizações, causando uma lacuna muitas vezes comprometedora dos rumos dos atos clínicos. Resgatar as elaborações freudianas acerca do conceito e dos destinos do afeto, especialmente a supressão, pode abrir espaço para a escuta da dor dos corpos enfermos.

Hudson Augusto Rodrigues Bonomo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Transtornos psicossomáticos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.