Sinto dores nas costas (região lombar) após ficar um bom tempo em pé ou sentada, queria ter uma ideia

4 respostas
Sinto dores nas costas (região lombar) após ficar um bom tempo em pé ou sentada, queria ter uma ideia do que possa ser e qual profissional eu deveria buscar?
Cara internauta, dores lombares são uma das queixas mais comuns no ser humano. Creio que um dos primeiros profissionais a ser recomendado para uma investigação inicial do seu problema será o Fisiatra, o Neurologista ou o Ortopedista especialista em coluna. Um bom profissional irá colher história, te examinar por completo, apalpar os músculos, ossos. Estirar ligamentos e nervos. Solicitar exames como Ressonância Magnética da coluna. Muito provavelmente indicará fisioterapia.
Tenha muita ressalva em indicações cirúrgicas quando não há comprometimento neurológico, isto é, perda de força do pé ou da perna, ou perda de sensibilidade ou até mesmo dificuldade de controle da bexiga.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Há um tempo atrás a dor lombar era tratada como um problema de fraqueza muscular. Hoje existem métodos que vêem com associação a disfunções viscerais como a constipação do intestino, gastrite, etc..Essas disfunções tendem ,ao contrário, gerar aumento da atividade muscular, e essa por sua vez comprime a coluna.
Dentro dessa visão tenho obtido ótimos resultados. Te aconselho procurar um fisioterapeuta osteopata ou com formação no método busquet na sua cidade .
O fisioterapeuta é responsável pelo diagnóstico funcional e biomecânico do paciente. A grande maioria das dores de coluna são de origem mecânica. Ou seja, doem quando se faz uma atividade ou adquire uma postura específica e diminui em outras.
Avaliando suas perdas de movimento (dificuldade para agachar, por exemplo), dor e rigidez da coluna é possível identificar exercícios e movimentos específicos que abolem sua dor e te devolvem flexibilidade e fncionalidade.
Procure um fisioterapeuta credenciado ou diplomado pelo método Mckenzie de sua cidade.
Antes de mais nada,procurar um médico para depois fazer o tratamento correto. Só quem pode dar o diagnóstico é o médico. A fisioterapia é secundário ao mesmo.