Sinto dores nas costas (região lombar) após ficar um bom tempo em pé ou sentada, queria ter uma ideia

4 respostas
Sinto dores nas costas (região lombar) após ficar um bom tempo em pé ou sentada, queria ter uma ideia do que possa ser e qual profissional eu deveria buscar?
Cara internauta, dores lombares são uma das queixas mais comuns no ser humano. Creio que um dos primeiros profissionais a ser recomendado para uma investigação inicial do seu problema será o Fisiatra, o Neurologista ou o Ortopedista especialista em coluna. Um bom profissional irá colher história, te examinar por completo, apalpar os músculos, ossos. Estirar ligamentos e nervos. Solicitar exames como Ressonância Magnética da coluna. Muito provavelmente indicará fisioterapia.
Tenha muita ressalva em indicações cirúrgicas quando não há comprometimento neurológico, isto é, perda de força do pé ou da perna, ou perda de sensibilidade ou até mesmo dificuldade de controle da bexiga.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Roberto Pires
Fisioterapeuta
Porto Alegre
Há um tempo atrás a dor lombar era tratada como um problema de fraqueza muscular. Hoje existem métodos que vêem com associação a disfunções viscerais como a constipação do intestino, gastrite, etc..Essas disfunções tendem ,ao contrário, gerar aumento da atividade muscular, e essa por sua vez comprime a coluna.
Dentro dessa visão tenho obtido ótimos resultados. Te aconselho procurar um fisioterapeuta osteopata ou com formação no método busquet na sua cidade .
Dr. Glycon Ribeiro de Castro Filho
Fisioterapeuta
Florianópolis
O fisioterapeuta é responsável pelo diagnóstico funcional e biomecânico do paciente. A grande maioria das dores de coluna são de origem mecânica. Ou seja, doem quando se faz uma atividade ou adquire uma postura específica e diminui em outras.
Avaliando suas perdas de movimento (dificuldade para agachar, por exemplo), dor e rigidez da coluna é possível identificar exercícios e movimentos específicos que abolem sua dor e te devolvem flexibilidade e fncionalidade.
Procure um fisioterapeuta credenciado ou diplomado pelo método Mckenzie de sua cidade.
Dra. Flávia Alves
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Antes de mais nada,procurar um médico para depois fazer o tratamento correto. Só quem pode dar o diagnóstico é o médico. A fisioterapia é secundário ao mesmo.

Especialistas

Morgana Rios

Morgana Rios

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Alan Dantas Amaral

Alan Dantas Amaral

Fisioterapeuta, Quiropraxista

Salvador

Alex Junio Alves Silva

Alex Junio Alves Silva

Fisioterapeuta

Monte Santo de Minas

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Andreza T. Antunes

Andreza T. Antunes

Fisioterapeuta

Campo Novo Do Parecis

José Ribamar Moreno

José Ribamar Moreno

Especialista em dor, Anestesiologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 139 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.