Sinto muitas dores na região lombar, principalmente ao executar movimentos que a fazem trabalhar. Ao

6 respostas
Sinto muitas dores na região lombar, principalmente ao executar movimentos que a fazem trabalhar. Ao procurar um ortopedista, o mesmo analisou como lombalgia e orientou que eu procurasse o Pilates. Porém recebi o laudo do raio x constatando aparente redução no espaço discal l5-S1. Como proceder?
Para o tratamento de lombalgia e suas crises, é importante o uso de analgésicos, reduzir o peso, alongar o corpo, fortalecer a musculatura do abdome e do core, realizar atividade física, e ter muita paciência. Quase sempre é solicitado ao paciente realizar alguma forma de terapia adicional, seja a fisioterapia, hidroterapia, massoterapia, acupuntura, pilates, entre outras, variando de quais o paciente já realizou e com qual ele se sente melhor. Existem pessoas que melhoram em 1 semana e existem pessoas que não melhoram depois de anos, mesmo realizando cirurgia. Cada caso é um caso. Procure um especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,

A lombalgia não é um diagnóstico simples como se pensa. A perda de altura discal não quer dizer que sua dor venha dela. Até as estruturas normais podem ser causa de dor. A lombalgia mecânica axial (sem irradiacão para os membros inferiores) em geral incomoda mas não deixa sequelas neurológicas. Seu tratamento é multidisciplinar e longo, medicaçoes ajudam porém não se pode esperar que sozinhas resolvam o quadro. Tudo depende de uma reabilitação global do paciente com fisioterapia, exercícios de fortalecimento, relaxamento, liberação miofascial. Em casos refratários, que não melhoram, os procedimentos minimamente invasivos para dor trazem grande alívio.
É importante o diagnóstico etiológico da da dor lombar, pois o mesmo nos direciona para um certo tipo de tratamento ou outro. Pelas características da dor parece ser mecânica, porém algum outros dados do tipo da dor é importante oara pensarmos e algumas patologias. Se no rx mostrou diminuição do espaço discal é inportante afastar protusao/hernia discal nesse nivel que tenham repercussão em raizes nervosas. Lembrando que nem todas hernias ou protusao discal são as causas das dores, alias, a maioria é assintomatica. Um exame fisico minucioso e uma anamnese bem feita feita pelo Reumatologista pode direcionar qual seria o próximo passo.
Como já dito, há várias causas para a lombalgia. A alteração da imagem só terá alguma importância se a dor tiver relação com ela. Dependendo de sua idade pode ser comum a redução do espaço discal, ainda mais na região de L5-S1, pois suporta grande carga do tronco.
Procure um médico especialista em dor, ele terá uma avaliação ampla e a orientará para um tratamento adequado.
Sugiro que faça acompanhamento coma. Fisioterapia . Procure um fisioterapeuta de sua confiança .
Boa tarde, pela descrição do quadro, sugere-se lombalgia por enfraquecimento de estruturas musculares e falta de alongamento- principalmente isquiotibiais e abdominais. Maioria dos exames de RM de coluna lombar mostra algum tipo de alteração morgofuncional de algum disco. A grande maioria é assintomático mas, requerem preocupação. Consulte seu médico e procure um bom fisioterapeuta para te auxiliar.

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Peterson Xavier

Peterson Xavier

Neurocirurgião, Especialista em dor

Suzano

Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Walber Figueiredo

Walber Figueiredo

Generalista

Macapá

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

Fisioterapeuta

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.