Só a ultra-som pélvica e o CA 125 são suficientes pra diagnosticar a endometriose?
3
respostas
Só a ultra-som pélvica e o CA 125 são suficientes pra diagnosticar a endometriose?
O CA 125 fornece uma pista sobre a endometriose, mas não está aumentado em todas as pacientes com endometriose e também pode estar elevado em outras situações que não a endometriose, isto é, não é um marcador específico da doença. Já o ultrassom, realizado por um profissional experiente no diagnóstico de endometriose, é muito eficiente para verificar a presença da forma profunda da doença. Quanto a forma superficial da endometriose, apenas com uma cirurgia (preferencialmente a laparoscopia) é possível detectá-la
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não são. O CA 125, devido à sua baixa especificidade, está cada vez mais em desuso por especialistas no diagnóstico da endometriose. O ultrassom pélvico também é insuficiente. Hoje em São Paulo e outros grandes centros do País, temos laboratórios e profissionais altamente treinados em realizar ressonância magnética e ultrassom transvaginal para diagnosticar a doença.
A ultrassonografia bem realizada e por um profissional acostumado a lidar com pacientes de Endometriose por der um método barato e rápido de rastreio e nestes casos pode ser complementado com ressonância magnética pélvica
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz uma cirurgia recente de endometrioma de parede e antes da cirurgia eu tava usando anticoncepcional para não menstruar até a cirurgia sair queria saber si agora que fiz a cirurgia eu posso parar com o remédio pois eu não presciso tomar anticoncepcional?
- Oi, gente. Seguinte, estou tomando desogestrel, faz 1 mês mais ou menos. Estou tratando endometriose, mioma e adenomiose. Tive um relação com o meu noivo na sexta-feira, 28/11, e até hoje estou "sangrando" - como se estivesse menstruada. Também sinto umas cólicas/desconforto. Isso é normal?
- Tenho endometriose e trato com dienogeste 2mg. Minha neurologista disse que com esta medicação minhas enxaquecas também iriam melhorar, e assim realmente aconteceu, fiquei muito feliz. Duas vezes tentei mudar a marca/fabricante, e tive crises de enxaqueca. Há realmente diferença na ação do mesmo medicamento…
- Olá, estou tomando pientra Ed a 26 dias devido a endometriose no retrocevical e um sangramento que ja ia pra 4 meses, No exame deu ferratina baixa também. falta 4 pra acabar os 30 comprimidos. Pois é uso contínuo. E continuo tendo sangramento. Fiquei só 7 dias tendo escape, e restante do mês…
- Bom dia. Depois que opera prá tirar mioma e cisto quando pode tomar dienogeste 2 mg de novo? Obrigada.
- Bom dia. Depois de fazer a cirurgia prá tirar mioma e cisto quando pode tomar dienogeste 2 mg de novo? Obrigada e um abraço.
- Bom dia , faço uso do Level já anos , esse ano minha médica orientou emendar por conta das dores após 1 mês e alguns dias começou um escape 10 dias após eu ter relação , achei que fosse gravidez fiz exame descartado gravidez a médica pediu uma usg transvaginal com preparo intestinal o de foi detectado…
- Tenho endometriose, posso tomar anticoncepcional hormonal (mesigyna) estando tomando dienogeste?
- Tenho endometriose profunda diagnosticada a um ano. Faço uso de die nogest dois mg desde então. Entretanto recentemente falhei no horário do remédio e esqueci um dia ou outro. Ontem não tomei e percebi que a menstruação queria iniciar, então deixei e não tomei hoje também. Minha dúvida é quanto ao retorno…
- Tive um tumor maligno no ovário mas o exame ca 125 não detectou, fiz cirurgia e o médico pediu o exame novamente. Será que o laboratório é confiável? Pq o ca 125 deu baixo com um tumor tão grande?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 832 perguntas sobre Endometriose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.