Sobre um indivíduo que possui sociopatia, o mesmo pode ter sentimentos?

27 respostas
Sobre um indivíduo que possui sociopatia, o mesmo pode ter sentimentos?
Olá!
É precoce falar sim ou não, em termos de uma pessoa com características de sociopatia, possuir sentimentos. É possível observar que prevalece mais a ausência de sentimentos construtivos em suas ações, ao passo que há sentimentos depreciativos que podem interferir, e mesmo influenciar a atitude uma pessoa no aspecto sociopata, assim como um indivíduo que deseja se comportar de forma duvidosa.

Olá, concordo com as observações do colega acima acrescentando que outros sentimentos, tais como raiva e tédio são sintomas deste transtorno. Também pontuo que a incidência desta patologia é baixa aqui no Brasil e que requer avaliação de uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico. Portanto rotular uma pessoa como sociopata apenas com base em crenças populares não é adequado
Saudações!
Como ressalta o colega e a colega acima, devemos ter cautela e precisamos de um tempo para fechar um diagnóstico. Todo ser humano tem uma matriz de identidade que o estrutura de uma forma complexa através das primeiras relações no seu ¨locus nascendi¨. Podemos ressaltar também que uma das características dessa personalidade é a ausência de percepção dos sentimentos. A pessoa pode até falar dos sentimentos racionalizando mas, não os sente. Ou seja ela pode até falar que ama racionalmente mas não através do coração, o sentir é distante e muitas vezes não ausente.
Os sociopatas apresentam uma anomalia no funcionamento do córtex orbitofrontal que é a região do cérebro responsável por transmitir as emoções. Por conta da ausência de atividade na região cerebral responsável pelas emoções, o sociopata é uma pessoa apática, incapaz de perceber seus sentimentos e de simpatizar com as emoções dos outros. É importante observar que existem vários níveis para esse transtorno, desde leves a severos e o diagnóstico somente pode ser feito atrás de equipe multidisciplinar especializada.
Boa noite, a sociopatia é uma tua hipoteses ou é stata diagnosticada por um psiquiatra ou alguma equipe do caps ou outra entidade medica? Se não for e é uma tua hipoteses precisa ser confirmada por uma equipe de proofissionais da area neuro psiquatrica. Sugiro se ainda não ter um diagnostico acertado de consultat um psicologo/a para que possa te encaminhar a um profissional adequado ao teu caso.
Olá. A pessoa diagnosticada com sociopatia tem dificuldade de formar vínculos afetivos, prefere não interagir com pessoas. Talvez demonstre algum afeto por um animal, mas costuma ser indiferente aos seres humanos. A interação é mínima, somente a necessária. É difícil manter um relacionamento saudável. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Boa noite , nas relações humanas é raro não esbarramos numa pessoa com comportamentos sociopatas sem percebermos suas atitudes . Geralmente eles não disfarçam e expressam até com orgulho seus sentimentos de desinteresse pelo outro insensibilidade nas relações , ego inflado , interesses voltados a si próprio , se prestar algum serviço a uma comunidade , será com intenções de aparecer e conquistar algum troféu , e dificilmente este , busca ou aceite um tratamento , porque comumente não se sente afetado por agir assim , e termina sempre fazendo as pessoas que passem por ele infelizes .
Olá, sentimentos não são só positivos, existem sentimentos negativos também e no caso de sociopatia o que prevalece são sentimentos negativos, não podemos afirmar se existe ou não sentimento positivo, pois cada pessoa é única e cada caso é um caso.
Os sociopatas estão bem perto de nós agindo sem escrúpulos, independente de seu passado ou seu aspecto neurológico ,só busca seus objetivos egoístas.
Trabalham conosco,matam sem dó,frequentam Universidades destruindo vidas sem sentimento,culpa ou remorso.
Uma pessoa com transtorno de personalidade antisocial caracteriza-se pelo egocentrismo exacerbado e uma desconsideração aos outros, suas opiniões e sentimentos. também se caracterizam pela manipulação, além de outras. Se os sociopatas tem sentimentos, se amam, temos que entender que as características de sua personalidade implicam um transtorno psicológico que pode ser entendido em vários níveis, então, os sentimentos dependem do nível de sociopatia que a pessoa tem. Para identificar se uma pessoa é sociopata faz-se necessária uma avaliação com profissionais qualificados, tais como Psicólogo e Psiquiatra.
Espero ter ajudado. Abraço.
Ola! Uma características marcante desse transtorno é a ausência de percepção dos sentimentos. O sujeito pode falar dos sentimentos e racionaliza los, mas, não os sente. É importante lembrar da necessidade de se fechar um diagnostico e que existem vários níveis para esse transtorno, desde leves a severos.
Como pode perceber, pelas respostas dos profissionais que já escreveram, existem muitos fatores a serem avaliados antes de afirmar para você se sim ou não em relação a sua pergunta. Primeiro passo é entender se está falando de você ou de outra pessoa. Qual o seu relacionamento com o paciente e a necessidade de você conviver com esta pessoa? O melhor a indicar é que procure um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação. Tudo depende da exatidão do diagnóstico e o nível de comprometimento do distúrbio do paciente na sua capacidade de viver e manter relacionamentos com outras pessoas. Para sua maior segurança e tranquilidade converse com um profissional que conheça o paciente ou possa avaliar o caso com mais detalhes. Sempre é possível melhorar sua qualidade de vida e relacionamentos.
A sociopatia (transtorno de personalidade anti-social) tem vários níveis e algumas características para ser diagnosticada. Com relação às emoções / sentimentos, a característica marcante é a ausência de empatia e compaixão. Ou seja, não consegue se conectar com a emoção dos outros e não se importa com o sofrimento do outro. Quanto a ter emoção, vai depender do caso. A emoção da raiva e frustração costumam ser presente, principalmente quando seus interesses são atingidos ou quando é impedido de conquistar algo. Mas outras emoções como amor, medo, tristeza, em geral não são expressas da mesma maneira que as pessoas não portadoras do transtorno de personalidade anti-social, não são percebidas pelo portador do transtorno ou são expressas de maneira inadequada (como com a raiva, por exemplo). Enfim, é um transtorno bastante complexo e traz muito sofrimento para quem convive com a pessoa, pois não há interesse em mudar para preservar a relação, não há interesse pelo bem estar do outro.
Transtorno de personalidade caracterizado por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e opiniões dos outros. Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos, para conseguir manipular outras pessoas.
Olá! É importante uma avaliação com profissional qualificado pra avaliar se há realmente sociopatia e em qual nível se encontra. Tende-se a dizer que o sociopata não se conecta com o outro com consigo mesmo no que se refere às emoções. No entanto, qualquer análise pode ser precipitada se não bem avaliada. Boa sorte! #laveasmãos
Boa tarde! É muito importante uma avaliação profissional qualificado. Contudo, essa pessoa pode desenvolver sentimentos mesmo sendo incoerentes com a realidade. existe uma dificuldade para se conectar com o outro e consigo mesmo. Cada caso é um caso , por isso a importância da avaliação. Boa sorte!!!
Ola, Todos nós temos sentimentos. Sociopata tambem. É um ser humano. Existem sociopatas produtivos , tratados e que conseguem se encaminhar na vida. É por isso que tanto estudamos e trabalhamos como psicologos , psiquiatras e psicanalistas.
Obrigada
Att.;
patriciamassuia

Olá! É uma pergunta muito delicada. Não é possível dizer que sim ou não, pois existem diferentes degraus entre um extremo e outro. Seria necessário avaliar o seu caso especificamente para lhe dar uma resposta mais apropriada. Mas, veja que, dependendo da educação que recebeu dos pais na infância e na adolescência, o sociopata pode ser sociável sim e viver civilizadamente como qualquer outra pessoa. Existem casos de indivíduos que foram diagnosticados como sociopatas, mas, devido à qualidade do vínculo com os pais e a imposição de regras, de limites e de leis desde cedo, tornaram-se sociáveis, são os chamados "sociopatas pró-sociais". Aprenderam a respeitar as leis externas, aprenderam a identificar as emoções nos outros, aprenderam o respeito ao próximo e inclusive podem utilizar seu nível de inteligência acima da média para fins saudáveis que beneficiem a sociedade. Infelizmente, a grande maioria dos sociopatas não tiveram uma educação baseada em limites e leis enfáticas, por isso, fazem muito mal aos próximos. E, muitas vezes, alcançam cargos de alto poder e usufruem de maneira egoísta e desonesta. Esses estão dispostos a tudo! Correm riscos para chegarem onde querem e não sentem medo de serem "pegos". A nossa cultura mesmo acaba sendo perversa nos momentos em que aceita exceções só para obter ganhos, é o famoso "jeitinho brasileiro", que burla regras sem nenhuma culpa.
Olá. Difícil responder sua pergunta sem saber ao que você se refere com sociopatia. No nível descritivo de uma psicopatologia, sociopatas são pessoas incapazes de desenvolver empatia e, dessa forma, ficaria mais fácil para elas transpor barreiras socialmente impostas, como no caso de intervir na liberdade alheia, manipular o outro e mesmo cometer crimes. Mas há um limiar a se considerar e, de forma leiga, apenas essa breve descrição não dá conta de definir se a pessoa tem um transtorno semelhante. Um adolescente, por exemplo, tende a transgredir regras, mas isso tem uma função, como a de marcar que ele é diferente do que esperam dele e, logo, um ser humano com vontades e aspirações próprias. Espero ter ajudado a ampliar o entendimento sobre o tema. Abraço!
Depende do que você quer se referir como sentimento. Se for empatia não. Normalmente sentem raiva e irritação. Um psicopata ou sociopata puros, estruturais apresentam uma redução ou menos conexões ou alteraçoes nas conexões, na região do córtex pré-frontal e nos polos temporais, que são as regiões responsáveis pela empatia, a moralidade e no processamento de emoções sociais como compaixão, culpa e vergonha, portanto não sentem e não são capazes de expressar esses sentimentos do modo esperado. Existem os psicopatas secundários que podem não apresentar alteraçoes cerebrais aparentes e que contingencias ambientais influenciaram no quadro (violencia e abuso na infancia, falta de limites sociais, etc). Mas sentem raiva e frustração.
Olá! Para começar, acredito que seja importante compreender o que você entende como sentimento. Levando em consideração que esteja se referindo a sentimentos como experiências subjetivas das emoções, isso é algo possível de ser visto em um paciente com Transtorno de Personalidade Antissocial (conhecido por sociopatia), uma vez que sentimentos e emoções não são somente as consideradas positivas. No entanto, quando nos referimos ao outro, esses indivíduos costumam ter muita dificuldade nas relações interpessoais, podendo apresentar indiferença e insensibilidade aos sentimentos alheios, além da ausência de remorso. Importante destacar que todo e qualquer diagnóstico em saúde mental deve ser realizado por um especialista após avaliação clínica. Espero ter ajudado!
Olá! Pessoas com transtorno de personalidade antissocial possuem sentimentos sim, mas se a pergunta seria sobre sentimentos saudáveis/positivos necessário para manter relações e vínculos se torna mais difícil de responder de maneira exata, isso porque os sociopatas são egocêntricos, possuem SENTIMENTO de superioridade e dificilmente sentem remorso. É importante ressaltar que há necessidade de um bom diagnóstico e acompanhamento de especialistas.
É peculiar da sociopatia entender os sentimentos apenas no nível intelectual, mas não no nível emocional (do coração). No geral são muito inteligentes em disfarçar a ausência de empatia (compaixão, amor ao próximo), porque são muito manipuladores. Visto que o sociopata e o psicopata ama é apenas uma coisa: poder.

Nota-se que tal transtorno antissocial é portado por 1 a 2% da população do mundo. Ou seja, a cada 100 pessoas, uma ou duas são psicopatas. Então, não é uma realidade distante, presente apenas em filmes. Há que ficar atento, pois eles gostam do poder, fingem bem ter empatia, criam famílias, tem empregos, podem fazer trabalhos voluntários sociais; mas tudo isso é visando construir uma boa imagem social que garanta poder.
Olá! O sociopata tem falta de afetividade! Fica claro quando você analisa crimes cometidos por psicopatas (sinônimo de sociopata e condutopata)! O sociopata, em uma linha, está entre a normalidade e doença mental! Foge da normalidade ao não apresentar conduta adequada, falta de afetividade, remorso etc e não podemos diagnosticá-lo como portador de transtorno mental porque não alucina e nem delira! Tentei ser clara em poucas palavras! Espero ter ajudado!
Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos, para conseguir manipular outras pessoas em benefício próprio. Eles são incapazes de ter empatia pelos outros e não entendem que as pessoas têm sentimentos e são afetados por suas ações.
Boa tarde. Sociopatia é um termo bem hollywoodiano. O termo mais correto é psicopatia ou algum transtorno de personalidade. Dizer que alguém não tem sentimentos é difícil, mas, talvez não se expresse da forma mais conhecida por todos. É um diagnóstico difícil, e lembrando que o que tenho aqui é somente a sua impressão, mas, é importante observar acima de tudo as ações. São ações ruins que prejudicam?
Olá. Sim, sociopatas tem sentimentos, pois é parte do ser humano, entretanto, a capacidade de sentí-los e transmití-los é afetada. Existem variações dentro da sociopatia, portanto, cada caso deve ser analisado separadamente. Abraço.