sofri um acidente de carro ano passado.. e hoje nao consigo mais ficar em um carro com o cinto de segurança...

10 respostas
sofri um acidente de carro ano passado.. e hoje nao consigo mais ficar em um carro com o cinto de segurança... o que pode ser?
No caso de TEPTE, Transtorno de Estresse Pós Traumático de evento único, ou seja, apenas um evento criou circunstância negativas na vida da pessoa que a leva ter reações de fuga ou esquiva diante um acontecimento semelhante ao trauma, a terapia EMDR mostrou melhores resultados em poucas sessões. A abordagem EMDR foi criada a partir da cura de eventos derivados de estresse após eventos traumáticos. Consulte um psicólogo certificado em EMDR e com aval do Instituto EMDR Brasil. Boa sorte... Seu caso tem solução.

É possível que você esteja vivenciando sintomas de estresse pós-traumático, em virtude do que lhe aconteceu. O tratamento psicoterapêutico pode ser de grande ajuda, para que você possa identificar os sentimentos que lhe acometem quando você entra no carro, e de que formas pode lidar com eles.
Dentro da psicologia existem várias abordagens de tratamento, cada uma contribuindo de uma forma diferente. Aconselho você a buscar qual dessas abordagens faz mais sentido para você e com qual você se identifica mais para poder iniciar a psicoterapia.
Sucesso na sua procura!
Isto se chama Transtorno de Estresse Pós Traumático(TEPT), precisa procurar um(a) psiquiatra e um(a) psicologo(a) para tratamento conjunto destes profissionais. Abraço e boa semana!!
A hipótese provável para esta situação, a partir do que você descreve, é de Transtorno do Estresse Pós Traumático. A Terapia EMDR tem se mostrado extremamente eficaz nesses casos, com boas possibilidades de melhora dos sintomas decorrentes do evento traumático. Sugiro que procure um psicólogo certificado para melhor avaliação e acompanhamento do seu caso. Boa sorte!
Olá ! Procure um psicoterapeuta para ajudá-lo a entender este trauma . Vc se livrará desta crença de que algo de ruim acontecerá novamente. É um transtorno de estresse pos traumático e necessita da ajuda de um psicólogo ok? Grande Abraço!
Olá,

Para melhor entender sobre essa situação, sugiro que seja feita uma avaliação mais abrangente. É importante entender o que está por trás desse receio. A princípio não se preocupe com o "diagnóstico", pois basta seu sofrimento para esse sintoma ser legítimo. Acredito que com uma boa intervenção esse quadro possa ser revertido.
Boa sorte!!
Acredito que seria importante marcar sessões de terapia para reestruturar seus pensamentos em relação ao trauma em que passou... pode ser um estresse pós traumático mas o melhor a fazer é passar mesmo pelo psicologo e fazer uma boa avaliação...
Olá.
Você relata que teve uma experiência de acidente de carro, mas que ao mesmo tmepo não deixou de andar de carro, ao contrário, ou dirige ou transita com ele sem o sinto de segurança. Acredito que você deva procurar um auxílio psicológico para compreender o sentido do andar sem o sinto. Isto provavelmente acena para a experiência de sentir-se preso, limitado ao veículo, embora descinsidere que sem o sinto, sua vida se torna mais exposta e vulnerável. Cm a psicoterapia você poderá entender-se melhor e ampliar o nível de consciência acerca desta situação, pois ela trás pensamentos e sentimentos que devem ser trabalhados.
Espero ter ajudado.
Att,
Saulo Rocha.
Você pode ter desenvolvido TEPT (Transtorno de estresse pós traumático) que é um distúrbio de ansiedade extrema que algumas pessoas podem desenvolver após um evento traumático que ameaçou sua segurança. Muito comum o paciente trazer em seu histórico situações de noites mal dormidas acordando com pesadelos e com um intenso medo. É preciso fazer uma avaliação com um psicólogo para que através da anamnese (primeira consulta) se possa obter mais dados sobre esse processo e assim diagnosticar se realmente se trata de um TEPT.
Boa noite!
Um acidente ou outro evento que causa medo é um estimulo aversivo para o ser humano, contudo toda vez, que aproxima de um estímulo que causou danos psicológicos, logo o comportamento de esquiva aparece.
A terapia comportamental cognitiva tem técnicas apropriadas para um enfrentamento gradativo e consequentemente o desaparecimento desses comportamentos,ou seja, trabalha com as distorções dos pensamentos e emoções ajudando o paciente a enfrentar melhor.

abraços,