Solicito orientação quanto tratamento compulsório, trata-se de minha mãe que está desorientada,

5 respostas
Solicito orientação quanto tratamento compulsório, trata-se de minha mãe que está desorientada, agressiva, perturbada, sem comer, sem dormir, descontrolada, não adere ao tratamento clínico de patologias prévias complicadas e por causa disso encontra-se internada na UTI??
Seria importante obter-se mais dados de tais "patologias prévias complicadas", assim como do quadro psicológico e histórico de episódios de transtorno anteriores para assim poder se definir a necessidade de uma intervenção compulsória. A qual só é realizada se o paciente estiver pondo em risco a sua própria vida ou a de membros de sei contexto social. Neste caso, à princípio oriento à procurar um psicólogo(a) da saúde, para que possa apresentar informações mais específicas e sigilosas do caso e assim obter uma orientação mais precisa.

De acordo com seu relato, a situação me parece grave e a questão é; e depois que sair do CTI? Porque foi internada no CTI? Ela está em um hospital Psiquiátrico? Algumas questões me deixaram em dúvidas para responder de melhor forma, de qualquer maneira me coloco a disposição caso deseje melhores esclarecimentos.

Att
Dra. Sayonara Machado
A relação com doença pode ser muito desafiador. Pode ser que sua mãe esteja tendo dificuldades em lidar com o fato de que precisa de cuidados. É importante que ela tenha um acompanhamento de um psicólogo da saúde para avaliar quais crenças e pensamentos estejam dificultando a sua aceitação das coisas como elas são agora. É preciso muita calma e paciência nesta hora. Uma escuta gentil e suave.
Pelo que entendi de seu relato sua mãe está na UTI devido a complicações de patologias para as quais não aceita tratamento.Após a estabilização clínica pode ser encaminhada para hospital psiquiátrico.Conforme o hospital há possibilidade de interconsulta psiquiátrica, isto é, médico que esta´cuidando da sua mãe solicita que um psiquiatra faça a avaliação para verificar a necessidade de introdução de medicação e de internação psiquiátrica.
Se houver emergência psiquiátrica em sua cidade você pode levar sua mãe para avaliação e após essa avaliação se necessário ser encaminhada para internação.
À disposição.
Existem muitas questões que podem estar ligadas a situação atual de sua mãe.
Um ponto importante a ser investigado é a possibilidade de sua mãe estar num quadro de delirium hiperativo decorrente de complicações de patologias clinicas.
O delirium é uma perturbação da atenção (capacidade reduzida para direcionar, focalizar, manter e mudar a atenção) e da consciência (menor orientação para o ambiente), acompanhada de uma perturbação na cognição (desorientação, déficit de memória, de linguagem, de percepção). Se desenvolve de poucas horas a poucos dias.
No caso do delirium hiperativo a pessoa tem um nível hiperativo de atividades psicomotoras que pode ser acompanhado de oscilação no humor, agitação e/ou recusa a cooperar com os cuidados médicos.
O tratamento deve ser focado nas doenças clinicas, e com a resolução dessas sua mãe tende a voltar ao estado normal pré-delirium.
Importante salientar que delirium é muito diferente do chamado delírio. Delírio é outra coisa.

Respeitosamente,