sou ansioso, muito cedo, antes de ter um rotulo, tive panico e atualmente depressão severa. Além dis

24 respostas
sou ansioso, muito cedo, antes de ter um rotulo, tive panico e atualmente depressão severa. Além disso penso que tenho deficit de atenção. Não consigo prestar atenção em nada, não consigo ler e qdo assisto tv, nem sei o que estão falando, meus pensamentos voam. Fiz ECT e EMTR. Atualmente estou melhor. Para a as doenças psiquiatricas tomo sertralina, quetiapina, ritalina la e frontal.
Essas doenças são uma unica patologia? Tomo ritalina para conseguir acordar, tem problemas? Os remedios são acompanhados por um especialista muito competente. Agora vou tentar terapia. Vou fazer terapia cognitiva> Estou no caminho certo?
Bom dia, como já esta fazendo acompanhamento médico o que esta "faltando" realmente é o tratamento psicológico. Para trabalhar a causa da ansiedade e mudar padrões que estejam favorecendo a ansiedade, pode ser que sua dificuldade em ter atenção seja um dos sintomas da ansiedade até, mas é necessário ser avaliado pelo psicologo pessoalmente. Quando a abordagem isso não interfere para você como paciente, pois são apenas caminhos diferentes o psicologo utilizar para chegar em um objetivo, o mais importante é você se identificar com o profissional e dar sequencia ao tratamento... Espero ter te ajudado, abraços...

Bom dia!!
Você é uma pessoa lúcida e tem condições de conversar consigo mesmo, de perceber as suas reações face aos tratamentos a que se submete. Trabalho com abordagem centrada na pessoa e tenho como certo que você é suas experiências. Nesse sentido atuo mais com a empatia, ou seja, colocar-me no seu lugar, como se fosse você, para entender melhor a sua problemática e te ajudar. Não trabalho à partir de diagnóstico, estigmas ou rótulo. É certo que você precisa de psicoterapia, quanto ao melhor profissional, você que poderá fazer melhor a escolha.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Você deve fazer a terapia com que melhor vc se identifica, a ansiedade geralmente atrapalha a memoria e a concentração. O acompanhamento da psiquiatria com uma terapia é fundamental.
Att.
Eduardo
Olá!! Acredito que está sim no caminho! O combo psicologia + psiquiatria funciona muito bem! Boa sorte
Quis reforçar o que os colegas colocaram anteriormente, faça a terapia com o terapeuta que você se identificar. A TCC tem suas vantagens claro, mas não se prenda a apenas uma abordagem caso não se identifique, as vezes nao nos damos bem com "o que é indicado".
Fora isso a terapia é necessária, apenas o remédio não promoverá uma mudança de seu padrão de comportamento, ele tratará os sintomas e não as causas.
Voce está num caminho muito positivo, não desista!

Abraços e boa sorte
Olá! Concordo com os colegas e se cuidar é o melhor caminho. Quanto à psicoterapia, todas as abordagens têm resultados positivos, vai depender da sua relação com o profissional, as técnicas realizadas, a sua disponibilidade, etc. Sou especialista em Saúde Mental e trabalho com a abordagem psicodinâmica que tem ótimos resultados associado, quando necessário, ao medicamento. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 100
O acompanhamento psiquiátrico pode ser um grande auxílio em certas situações.
Em relação a busca por um psicólogo, isso é um passo muito importante para ajudar na superação dos sofrimentos. Existem diversas abordagens/linhas dentro da Psicologia, a cognitiva-comportamental é uma delas. Também há profissionais que fazem uso de mais de uma, buscando trazer a melhor combinação de recursos ao caso concreto.
Você pode fazer conversas/entrevistas iniciais com alguns psicólogos de linhas diferentes, tirar suas dúvidas e verificar se a forma deles de trabalhar está em sintonia com o que você busca.
Muito bom estar em acompanhamento com psiquiatra, agora precisa de atendimento psicológico, procure fazer com a pessoa que você se identifica! Boa sorte
O acompanhamento psiquiátrico junto a psicoterapia podem te ajudar sim. Procure um psicólogo com o qual você se sinta bem e compareça direitinho às sessões dele e do psiquiatra. Boa sorte!
Sim, super recomendo. Faça terapia cognitivo comportamental que vai ter bons resultados. Se quiser alçar voos maiores recomendo fazer uma reabilitação neuropsicológica, que além de trabalhar a parte de psicoterapia cognitiva, ainda trabalha suas funções cognitivas. Grande abraço e boa sorte.
Boa tarde!!
A maneira como interpretamos nossas vivências influencia na maneira como sentimos e nos comportamos. A psicoterapia auxilia identificar se há distorções nessas interpretações. Você está a quanto tempo com o médico que o medicou ? É importante seguir com um médico que confie e que de preferência tenha interação com seu psicólogo. Os estudos demonstram que trabalhos multidiscplinar ( médico + psicólogo ) é o ideal.
o melhor caminho é sempre estar em acompanhamento com bons médicos e bom psicólogo.
É importante que você esteja sendo acompanhado por um especialista competente e sobretudo que você confie no tratamento. Com relação a escolha da terapia, isso é muito pessoal, independente da abordagem. O importante é que você faça e sinta os efeitos da terapia na sua vida. A psicoterapia te ajuda a superar e se libertar desses sintomas. Através da psicoterapia você terá uma melhor compreensão do seu sofrimento, podendo assim, elaborar o que aconteceu para que isso não se torne uma repetição na sua vida. Boa sorte! Abraços.
Olá. Fico feliz em saber que está caminhando na direção correta, com um bom psiquiatra, e que agora procura ajuda Psicológica. Eu sou especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e acredito que a TCC pode te ajudar bastante.
Excelente você estar em acompanhado por um psiquiatra e reconhecer sua competência. Esta é uma etapa do tratamento focada no controle dos sintomas. É necessário avançar com psicoterapia para o autoconhecimento e aprofundar possíveis causas. Busque um bom profissional e que você sinta efetividade no tratamento.
Olá! Você está no caminho certo, e já percebendo situações do cotidiano que lhe geram mais ansiedade ou menos. A terapia irá lhe ajudar a mudar os padrões de comportamentos que estejam favorecendo a ansiedade, a dificuldade de manter a atenção e outras questões.
Sobre a abordagem do profissional que irá lhe atender, não interfere para você como paciente, pois são apenas metodologias diferentes que o psicólogo irá utilizar durante a terapia.
Olá!

Tanto as causas dos sintomas do pânico quanto dos sintomas da depressão podem ser muito bem trabalhados por um tratamento pela fala, do qual a Terapia Cognitivo Comportamental faz parte.

Sobre o uso das medicações, o acompanhamento que está tendo do profissional que os receitou é fundamental.

E, por conhecer melhor os motivos das indicações destes medicamentos, é a pessoa que mais vai saber orientar a maneira como usá-los.
Olá! Você tomou uma ótima decisão em procurar psicoterapia! Posso afirmar, de acordo com as pesquisas científicas (e também através de evidências observadas em meu trabalho como psicóloga cognitivo comportamental), que a TCC tem demonstrado ser uma das técnicas mais eficazes no tratamento de vários transtornos, como depressão e ansiedade. Desejo-lhe uma boa caminhada nesse processo tão enriquecedor.
Certamente você tem buscado recursos para lidar com a sua saúde, e isso já em princípio excelente. Pelo que compreendi o que mais o incomoda é a falta de atenção e foco em atividades do dia-a-dia como assistir TV e ler. Ainda que os medicamentos possam trazer melhoria para os sintomas (indisposição ou a falta de foco) não são o bastante para trabalharam a origem desses comportamentos.
A PNL(programação neurolinguística) é uma técnica utilizada por psicoterapeutas que buscam trabalhar com o que há de mais moderno no tratamento de aumento de disposição, força de vontade e desenvolvimento do foco.
Espero ter contribuído.
Olá. Importante decisão que está tomando, pois além do tratamento com o Psiquiatra, está disposto ao tratamento psicológico, indispensável. Quanto a abordagem, independente da que venha a escolher, todas tem por função ajudar o paciente no entendimento de suas questões. Procure um bom profissional, que lhe traga confiança!
Olá, pelo que relata está no caminho certo, sim! O acompanhamento médico + a psicoterapia irão lhe ajudar bastante.
Se você está com um bom especialista da área médica, está medicado e procurando terapia em TCC, você está no caminho certo!
Certifique-se também se esta tomando a medicação conforme o prescrito!
Olá! Sim você está no caminho certo. Fazer psicoterapia é fundamental para o manejo dos seus sintomas e para seu auto conhecimento. Indico a abordagem Cognitiva Comportamental.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!