Sou aposentada por invalidez (depressão/mania) e embora me sinta acolhida pela família tenho uma sen

17 respostas
Sou aposentada por invalidez (depressão/mania) e embora me sinta acolhida pela família tenho uma sensação de inutilidade por não poder trabalhar sem ser na minha casa. Tentei trabalho artesanal mas nada me deu alegria. O que eu faço?
Procure atividades que lhe tragam prazer. Abraço.

Boa tarde! espero que vc esteja bem! IMportante vc buscar fazer atividades q vc goste!
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Procure uma psicóloga, onde juntas poderão, achar uma solução para você.
Olá!
Um diagnóstico psicológico/psiquiátrico é importante para conhecer os próprios limites, bem como para desenvolver, a partir daí, um modo de vida com mais qualidade e bem-estar.
Pode ser interessante buscar uma psicóloga para te acompanhar neste percurso de autoconhecimento e descoberta de novas maneiras de se sentir mais útil dentro das suas possibilidades.
Olá! Pense que hoje muitos trabalham de casa, em home office, e alguns tiveram que se reinventar em suas profissões. É um outro ritmo e modo de viver. Como está aposentada, Importante que busque possibilidades de ocupar seu tempo com alguma atividade (ou várias) que lhe dê prazer e sensação de utilidade. Descobrir outras capacidades que tem e se permitir experimentar novos trabalhos. O próprio artesanato compreende técnicas diversas a serem exploradas.
Realiza tratamento medicamentoso com clínico ou psiquiatra?
Será ótimo se puder iniciar sessões de psicanálise para conversar sobre suas angústias e descobrir o melhor modo de lidar com essa situação.
Lidar com a aposentadoria por invalidez e a sensação de inutilidade pode ser um desafio emocional significativo. É compreensível que a falta de atividades gratificantes e o desejo de se sentir produtivo possam causar frustração e tristeza. Nesse momento, é essencial buscar formas de encontrar propósito e significado em sua vida, mesmo que o trabalho tradicional não seja uma opção viável.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a lidar com essa situação:

Considere a possibilidade de procurar um psicólogo ou terapeuta para discutir seus sentimentos de inutilidade e explorar maneiras de encontrar satisfação e significado em sua vida atual.

Experimente atividades e hobbies diferentes que possam trazer alegria e realização. Pode ser algo relacionado a arte, música, jardinagem, culinária, voluntariado ou qualquer outro interesse que você tenha. Explore várias atividades até encontrar algo que ressoe com você.

O voluntariado pode ser uma maneira gratificante de contribuir para a sociedade e se sentir útil. Procure organizações ou causas que se alinhem com seus valores e interesses e dedique parte do seu tempo para ajudar os outros.

Mantenha-se conectada com aqueles que você ama. Participar de atividades em conjunto e compartilhar momentos de qualidade pode trazer alegria e senso de pertencimento.

Cuide do seu bem-estar físico e emocional. Isso inclui uma dieta saudável, exercícios adequados, sono suficiente e técnicas de relaxamento, como meditação e ioga.
Olá! É de grande importância buscar um diagnóstico psicológico/psiquiátrico, pois isso permite compreender melhor os próprios limites e, a partir dessa compreensão, desenvolver um estilo de vida que promova maior qualidade de vida e bem-estar. Considerar a possibilidade de contar com a orientação de uma terapeutica pode ser bastante enriquecedor ao longo dessa jornada de autoconhecimento e exploração de novas formas de se sentir mais realizada dentro das suas capacidades.
Um processo de autoconhecimento possa te ajudar. A psicanálise é uma terapia de autoconhecimento do seu inconsciente, pode te ajudar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Imagino o quão delicada é sua situação e o que reforça que o quanto é importante buscar ajuda terapeutica.Na psicanálise, compreendemos que os sentimentos de inutilidade e a busca por um sentido ou realização são aspectos profundos da experiência humana. Sua situação de aposentadoria por invalidez e sua luta contra a depressão e mania têm um impacto significativo na forma como você se vê e como percebe seu lugar no mundo.
A sensação de inutilidade pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo as expectativas sociais, autoimagem e a própria percepção do valor pessoal. É importante explorar esses sentimentos mais a fundo para compreender melhor sua origem e significado. Aqui estão algumas considerações psicanalíticas que podem ser relevantes para a sua situação:

Autoexploração: A psicanálise encoraja a autoexploração e reflexão profunda sobre seus sentimentos, desejos, medos e experiências passadas. Ao se envolver nesse processo, você pode descobrir aspectos ocultos de si mesma que podem contribuir para a sensação de inutilidade e falta de alegria.

Autoestima e Autoimagem: A forma como você se percebe é fundamental para a sua autoestima. A invalidez e a incapacidade de trabalhar como antes podem impactar negativamente sua autoimagem. Trabalhar com um psicanalista pode ajudar a examinar suas crenças sobre si mesma e desenvolver uma autoimagem mais positiva e realista.

Luto e Adaptação: Lidar com a perda da capacidade de trabalhar fora de casa pode envolver um processo de luto e adaptação. A psicanálise pode ajudar a explorar os sentimentos associados a essa perda e a encontrar maneiras de criar um novo senso de propósito e realização.

Explorando Interesses e Paixões: Embora o trabalho artesanal não tenha trazido alegria, a psicanálise pode ajudar a examinar os motivos por trás dessa falta de satisfação. Explorar diferentes interesses e paixões pode ajudar a encontrar atividades que proporcionem um senso renovado de significado.

Relações Familiares: A sensação de acolhimento pela família é importante, mas também pode ser útil explorar como as dinâmicas familiares podem influenciar sua sensação de inutilidade. A psicanálise pode ajudar a identificar padrões familiares e a entender como eles podem estar afetando sua percepção de si mesma.

Lembrando que a psicanálise é um processo que exige tempo, paciência e autoinvestigação. Trabalhar com um psicanalista qualificado pode oferecer insights profundos e ajudá-la a lidar com os desafios emocionais que você enfrenta. É importante lembrar que você não está sozinha nesse processo e que há apoio disponível para ajudá-la a encontrar um caminho para uma vida mais satisfatória e significativa.
Conte comigo

Psicoterapia será chave pra você.. recomendo psicoterapia cognitivo comportamental. Eu diria para fazer uma lista de coisas que te fazem se sentir bem e reforçam sua vontade de estar bem, e outra lista com coisas te deixam mal... talvez surja algum insight..

conte comigo!
Olá! Como você se sente agora? Obrigada por dividir sua angústia. Falar acerca de nossas emoções às vezes é difícil.
Vivemos em uma sociedade competitiva onde se exige produtividade e ritmo acelerado, ou seja, essa sensação de inutilidade pode aparecer mesmo, porém, tente ressignificar o seu momento atual. Tente buscar atividades que lhe tragam prazer e bem estar psíquico. A Psicanálise pode te ajudar nesse caminho de autoconhecimento e novas descobertas.
Fique bem. Sou a Cíntia Garcia, Psicanalista, e me coloco à disposição para continuar essa conversa. Te convido a conhecer o meu trabalho através do @terapeutanaestrada.
Um abraço carinhoso.
Olá! Um psicanalista lacaniano pode ajudá-la a explorar essas questões mais amplamente. Durante o processo de análise, você terá a oportunidade de falar livremente sobre seus sentimentos, pensamentos e experiências, e o terapeuta irá auxiliá-la a identificar padrões e significados subjacentes em seu discurso.

Além disso, a psicanálise lacaniana se concentra na linguagem e na construção do sujeito através do discurso. Portanto, o terapeuta pode ajudá-la a explorar como você se define e como se relaciona com os rótulos de "inutilidade" ou "não poder trabalhar fora de casa" por exemplo. Essas categorias podem ser reexaminadas e reinterpretadas à luz da sua própria história pessoal e das dinâmicas inconscientes que estão em jogo.

Em última análise, ela visa permitir que você descubra novos significados e caminhos em sua vida. Pode ser um processo desafiador, mas pode ajudá-la a lidar com a sensação de inutilidade e a encontrar uma maior satisfação e realização, mesmo dentro das limitações impostas pelas condições atuais.

Nem sempre conseguimos identificar sozinhas de onde vêm os sentimentos que emergem. Por um lado, é natural que com mais ociosidade se tenha mais espaço para reflexões, porém a partir do momento que te traz algum dano (inclusive emocional) já não é saudável - o que significa que é importante cuidar disso. Um espaço onde você possa compartilhar em voz alta seus sentimentos pode te proporcionar outras perspectivas. Estou à disposição!
Pra muitos a aposentadoria já os coloca neste lugar, com esta sensação de inutilidade. Quando esta aposentadoria acontece com o nome "invalidez" parece uma confirmação dada pelo "outro" o que tem uma relevância enorme para qualquer pessoa. Então entender que o que esta sentindo não é algo exclusivo seu pode lhe fazer olhar pra fora; e daí consegui ver que existem horizontes que podes alcançar.
Sozinho isso pode ser mais complicado de alcançar, seria importante um acompanhamento analítico, onde juntos e você e o profissional possa seguir em frente para um outro lugar longe deste que vc está.
Entendo como a sensação de inutilidade pode ser desafiadora e frustrante, especialmente quando se está em casa devido a uma condição de saúde. É importante lembrar que sua aposentadoria por invalidez não define seu valor ou utilidade como pessoa. Aqui estão algumas orientações acolhedoras para ajudá-la a lidar com essa situação:
Autoaceitação: É fundamental começar com a autoaceitação. Reconheça que sua saúde mental é uma prioridade, e buscar tratamento e apoio quando necessário é uma decisão corajosa e importante.
Reconheça suas Conquistas: Avalie as conquistas que você teve ao longo da vida, não apenas no âmbito profissional, mas também nas áreas pessoais. Reconheça seus talentos, habilidades e as coisas que você valoriza em si mesma.
Encontre Atividades Significativas: Em vez de se concentrar em trabalho tradicional, busque atividades que tragam significado à sua vida. Isso pode incluir voluntariado, hobbies criativos, ajudar os outros ou aprender algo novo.
Estabeleça Metas Pequenas e Realistas: Defina metas pequenas e alcançáveis para si mesma. Isso pode ajudar a criar um senso de realização. Não precisa ser algo grandioso, apenas algo que a faça se sentir bem consigo mesma.
Converse com um Profissional: A ajuda de um psicólogo ou terapeuta pode ser muito benéfica. Eles podem ajudá-la a explorar seus sentimentos de inutilidade e trabalhar em estratégias para aumentar sua autoestima e autovalorização.
Converse com sua Família: Compartilhe seus sentimentos com sua família. Eles podem não perceber o quanto você se sente afetada pela sensação de inutilidade e podem oferecer apoio emocional adicional.
Crie uma Rotina Saudável: Mantenha uma rotina diária saudável que inclua cuidados com a saúde física e mental, como exercícios, alimentação balanceada, sono adequado e práticas de relaxamento.
Lembre-se de que Você Importa: Independentemente de sua capacidade de trabalhar fora de casa, lembre-se de que você é uma pessoa valiosa e importante. Sua saúde e bem-estar são prioridades.
A sensação de inutilidade pode ser um desafio emocional, mas com o tempo, apoio e autocompaixão, é possível encontrar maneiras significativas de viver uma vida gratificante e significativa. Você não está sozinha, e há recursos e profissionais disponíveis para ajudá-la em sua jornada de bem-estar emocional.

Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 230
Olá!
A sensação de inutilidade é uma das piores sensações.
No entanto, antes de falar da sua utilidade, é importante de continuar com seu acompanhamento com o psiquiatra, já que você foi aposentada por invalidez devido a depressão e mania.
Caso esteja sendo acompanhada, existem várias instituições onde você pode participar para desenvolver atividades e criar novas amizades.
As terapias também irão te ajudar.
Quaquer dúvida, fico à disposiação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Boa tarde. Lembre-se de que você é importante e essa sensação de inutilidade pode ser apenas um desafio emocional, pode ser influenciada por vários fatores. Você já está buscando ajuda, a psicanalise pode te ajudar a identificar esses sentimentos. Os trabalhos voluntários também podem te ajudar a preencher esse vazio. Me coloco a disposição

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!