Sou do sexo masculino, tenho 44 anos e sou bastante ativo fisicamente, atualmente pratico musculação

4 respostas
Sou do sexo masculino, tenho 44 anos e sou bastante ativo fisicamente, atualmente pratico musculação e muay thai, porém meus músculos aparentemente têm tonus anormalmente baixo. Isso se reflete principalmente na barriga, que fica pronunciada para frente quando eu relaxo e deixo de contrair conscientemente o abdômen. O estranho é que eu pratico musculação há mais de 20 anos, além de outros esportes. No teste de potência abdominal, por exemplo, meu resultado é excelente, consigo fazer quase 60 abdominais em um minuto. Já perguntei o porquê disso a vários profissionais de educação física, mas nenhum soube explicar. Minha última avaliação física teve como resultados 80 kg de peso e apenas 14,6% de gordura, mas minha circunferência abdominal foi de 91,5, muito maior do que se esperaria de uma pessoa com minha constituição física. No dia a dia eu fico constantemente contraindo o abdomen, mas se deixo de fazer isso ele salta pra frente. Isso acontece também com as coxas: em pé elas são torneadas, quando sento e relaxo parecem moles. Eu percebi essa característica desde minha adolescência. Alguém poderia me dar uma opinião sobre a causa disso e dizer que eu poderia fazer para melhorar? Agradeço antecipadamente.
Olá!! Não sei como você se chama, mas espero ajudá-lo com a minha explicação.
É preciso fazer uma avaliação, realizar alguns testes para verificar a ativação dos músculos com predominância de fibras tônicas. que podem estar "desligados, pela falta de estímulos específicos para eles.
Mesmo quem tem uma vida ativa, com práticas de atividades físicas, musculação, mesmo assim podem apresentar pouca consciência corporal.. Há necessidade de trabalhar músculos profundo do Abdômem de forma diferente da musculação tradicional, que consistem em trabalhar os tipos de fibras tônicas, que são as fibras de"sustentação", ou seja as fibras de resistência, com técnicas posturais, hipopressivas, que trarão a percepção mais consciente para a musculatura profunda do seu abdômen, equilibrando e normalizando a pressão intra abdominal, sem que ela fique saliente como você relata e alongamentos neuromiofasciais como a técnica do LPF (Low Pressure Fitness). Este método de treinamento proporciona resultados sistêmicos como Melhorias posturais e redução de dores na coluna; melhora do funcionamento do intestino, reduz inchaço abdominal e de membros inferiores, melhora da performance esportiva, melhora o refluxo esofágico, redução da circunferência abdominal, entre outros benefícios.
Eu trabalho com este método que vai lhe trazer bons resultados para este problema.
Fico à disposição para mais esclarecimentos.

Olá;
Pelo seu relato você apresenta uma má postura ( HIPERLORDOSE ) aconselho você procurar um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento para você.

Abraços.
Boa tarde, como vai? O tônus muscular esta muito relacionado com a alimentação e suplementação . Essa suplementação nem sempre é só oral, podendo em algumas situações requerer que seja injetável ( intramuscular) , são vários ativos que atuam na manutenção e aumento do tônus.
Á disposição .
Ola, recomento primeiramente que busque um neurologista para descartar a possibilidade desse tônus mais baixo ter origem neurológica. Caso não haja origem neurológica, a questão da circunferência abdominal pode estar relacionada a alguma disfunção visceral, essa disfunção visceral pode gerar um edema abdominal, o que gera essa distensão que esta observando, se for esse o caso, um nutricionista e um gastroenterologista podem te ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!