Sou gestante e tenho depressão e ansiedade gostaria de saber qual o melhor tratamento que me ajude e

7 respostas
Sou gestante e tenho depressão e ansiedade gostaria de saber qual o melhor tratamento que me ajude e não prejudique o bebê?
Olá!
Para você, futura mamãe, sugiro que procure um bom psicólogo!
O tratamento mais eficaz para depressão e ansiedade é o farmacológico (medicamentoso) ASSOCIADO à PSICOTERAPIA, preferencialmente na Abordagem Cognitivo Comportamental, que possui protocolos específicos de tratamento para ambos os transtornos.
A psicoterapia é fundamental e certamente não afetará seu bebê.
Um abraço

Busque ajuda psicológica!
A psicoterapia te ajudará a trabalhar suas angústias e anseios advindas do quadro de ansiedade e depressão anteriores e posteriores a gravidez. Tendo em vista a gravidez como um momento de alterações hormonais e emocionais, se faz importante ter um apoio psicológico para melhor trabalhar esses sintomas e assim poder cuidar melhor de você e do bebê.
Olá! Esse momento tão importante na vida da mulher traz ainda mais sensibilidade emocional. Sugiro que você busque um psiquiatra e psicoterapia o quanto antes. Infelizmente a depressão durante a gestação aumenta muito a probabilidade de depressão pós-parto, que pode prejudicar sua relação com o bebê e trazer mais dificuldades para o puerpério. Fale com as pessoas a sua volta a respeito e peça ajuda! Abraços.
Olá. Um tratamento seguro começa com um bom diagnóstico. Sugiro uma avaliação com um psiquiatra para avaliar com maior clareza a necessidade ou não de medicação, visto que existem boas opções (seguras), para o uso durante a gravidez. Um abraço.
Essa é uma pergunta tão complexa, abstrata e importante, que seria anti-ético pensar ou sugerir qualquer classe de medicação. Somente em uma consulta psiquiátrica isso pode ser avaliado. São 2 vidas em jogo, então tem que se pensar no feto, mas também no seu problema. Sua melhora, melhora o feto, e um feto saudável a deixará bem. Então ressalto a imensa importância de um acompanhamento psiquiátrico regular nessa fase tão vulnerável que se passa o sexo feminino.
Concordo plenamente com a sugestão do colega e psiquiatra acima, Fábio Pimentel Barnett. Se me permite uma sugestão, complemente ainda com um tratamento com terapeuta cognitivo-comportamental. É necessária uma avaliação pois os sintomas podiam estar presentes antes da gravidez ou podem estar relacionados às mudanças fisiológicas presentes durante a gestação. Sua ansiedade e depressão também podem ter vínculo com o momento de mudança e responsabilidade presente na gravidez. Você não está sozinha! Várias mães por aí passam ou passaram por sintomas parecidos, inclusive algumas de minhas clientes! Por último, alerto que nem em todos os casos é preciso que se utilize a medicação.
Olá. A gestação em si, para muitas futuras mamães é um período que desencadea muitas vezes ansiedade e depressão. As mudanças hormonais saõ muitas como também os pensamentos e fantasias acerca do bebê e das transformações do próprio corpo. sugiro que procure ajuda junto à um psicólogo(a) e na psicoterapia,juntos vocês irão avaliar a necessidade também de um acompanhamento psiquiátrico. Abraço.