Sou homem, tenho afonia desde aos 13 (voz já tinha engrossado), e tenho que me esforçar para ela sair

4 respostas
Sou homem, tenho afonia desde aos 13 (voz já tinha engrossado), e tenho que me esforçar para ela sair mesmo assim sai tensa e falha. Já fui para os profissionais e me indicaram um psicólogo. Pode uma psicoterapia trazer a minha voz de volta? Tenho muito medo de ficar afônico pra sempre...
Sua voz mudou exatamente no período da muda vocal, mas o esforço e principalmente a falha ao falar não são normais.
Eu te sugiro uma avaliação otorrinolaringológica completa e se ele estiver de acordo, uma estroboscopia para verificar se não há uma alteração estrutural mínima ou alguma outra lesão.
Após a avaliação do otorrinolaringologista te sugiro e uma avaliação fonoaudiológica com um especialista em voz, pois podem haver alterações funcionais de ajustes negativos relacionados a estes sintomas vocais.

Olá.
Isso aconteceu a quanto tempo e quais foram os profissionais que encaminharam para psicoterapia?
Acredito que num caso como o seu seja necessário acompanhamento interdisciplinar contendo Fonoaudióloga, Otorrino e psicóloga (esta lhe ajudará nos aspectos emocionais que possam estar interferindo na fluência da sua voz, mas a associação com Fonoterapia para facilitar essa fluência através de exercícios é também fundamental). Nas alterações vocais é sempre necessário um profissional da Fonoaudiologia.
Prezado paciente, se não há alteração vocal, apenas uma afonia. Sugiro você procurar um acompanhamento psicológico e fonoaudiólogico. Pois há voz, apenas precisa ser trabalhado a causa( emocional?) E o tratamento fonoaudiólogico para treinar a sua voz enquanto inutilizada.
É importante fazer uma consulta com Otorrinolaringologista e pedir que faça exames que avaliem suas pregas vocais( cordas vocais). Depois, passar com Fonoaudióloga que poderá avaliar sua fonação e encaminhar para outros profissionais se necessário.