Sou muito nervoso, ultimamente com tudo e todos eu acabo me estressando facilmente, principalmente com

15 respostas
Sou muito nervoso, ultimamente com tudo e todos eu acabo me estressando facilmente, principalmente com minha namorada, brigamos muito por que eu perco a paciência fácil, e toda vez que isso acontece eu acabo falando coisas que magoam as pessoas. Qual área na psicologia devo procurar?
È recomendado que procure a Psicologia Clínica. Dentro desta área, o profissional irá levantar a sua história, os seus sintomas, analisar os diversos setores de sua vida como produtividade/trabalho, afetivo-sexual, orgânico e social para então compreender a sua dinâmica de funcionamento, seus padrões de repetição familiar e logo de comportamento.
Por meio desta análise é possível detectar o porquê de agir assim, as respostas das outras pessoas frente as suas reações e consequentemente a origem de seu sofrimento.
Sendo assim, o trabalho consistirá em trazer/mostrar estes padrões negativos de comportamento, muitas vezes inconscientes para a consciência, a fim de que você possa modificá-los e transformá-los, tornando-os harmoniosos, adequados e adaptativos.

Concordo com as duas especialistas. A medicação é importante pois possibilita a regulação do humor dando ao paciente uma melhor condição de autocontrole além de facilitar a adesão à terapia. Ou seja, a medicação trata as conseqüências enquanto que a psicoterapia trata as causas possibilitando condições ao paciente para estar mais adaptado. Essa combinação também torna-se importante pelo fato de permitir ao paciente uma recuperação mais rápida.
A Psicanálise poderia ser de grande ajuda para o entendimento de seu quadro de uma forma mais abrangente, tentando entender sua história, experiências pessoais e relacionamentos (familiares, amigos, colégio etc) que são elementos fundadores do psiquismo humano. Desta forma, um processo psicanalítico poderia ajudá-lo a lidar com vários conteúdos que estão, provavelmente reprimidos no inconsciente por representarem alguma possibilidade incômodo, insuportabilidade ou sofrimento psíquico, de maneira a poder revivê-los, de forma segura dentro do ambiente psicanalítico, ressignificá-los e construir uma relação mais saudável com estas questões e com sua própria história pessoal como um todo.
Espero ter ajudado
O fato de perceber que algo precisa ser mudado já é um grande passo para que o processo de mudança ocorra.
Assim como disseram os colegas, aliar a medicação a psicoterapia será um excelente caminho.
A terapia com abordagem cognitiva comportamental trabalhará na identificação e modificação de pensamentos, crenças e comportamentos que permitiram uma melhor forma de lidar com as situações do dia a dia.
A psicologia clínica é mais indicada para esse tipo de sofrimento psicológico. Nesse espaço clínico poderá ser investigado os principais sintomas e produzir conhecimento sobre as bases sustentam os problemas citados.
Olá!

Se você se classifica muito nervoso procure primeiramente um médico, pois nesse caso seria fundamental fazer uma avaliação, depois marque um Psicólogo pois seria proveitoso na sua situação. U ma ajuda psicológica é sempre bem vinda. Intervenções psicológicas e orientações formam novas sinapse.Tudo depende de você.
Todos nós falamos algo que magoa outras pessoas de vez em quando, isso é normal. Não vejo a necessidade de um tratamento medicamentoso. Talvez você precise de um treinamento de habilidades, e rever o que é importante para ti nesses relacionamentos que valeria a pena identificar seus gatilhos, e responder de forma diferente a sua namorada e pessoas em geral. Todo comportamento pode ser treinado. Sem saber você treinou e anda reforçando de momento a momento esse 'nervosismo'. Você está preso em um padrão comportamental e de reação psicológica às pessoas em geral e a situações difíceis. A gentileza, a sensibilidade, a empatia e a compaixão podem ser treinadas, até mesmo por uma prática de psicologia moderna conhecida como Mindfulness. Procure fazer um exercício (em sites de videos online têm vários), mudar seu estilo de vida, e antes de atuar no impulso de ferir lembre-se que a sua felicidade depende de como você vai reagir.
Eu indico o tratamento clínico com enfase na psicanálise, neste caso poderá a lhe ajudar na sua construção como sujeito e compreensão de seu funcionamento psíquico.
Primeiro saliento que a consciência da existência de um problema seja a nível de emoções ou comportamento que causa prejuízos ou sofrimento é um importante passo que indica o quanto desejas e estas disponível para os processos que envolvem a mudança e o alivio de sintomas na psicoterapia. Se a opção for psicoterapia clínica, o psicólogo é habilitado para avaliar a queixa e sintomas apresentados bem como identificar a necessidade de avaliação psiquiátrica caso suspeite da necessidade de associar medicação à psicoterapia.
Olá, um psicólogo clínico pode lhe ajudar . Caso na sua cidade não tenho Psicologo eu atendo on line. Estou a disposição .
Independente da linha que você escolher, é muito importante que vá até o psicólogo com o objetivo de fazer psicoterapia.
É necessário que seja pesquisada a origem de todo este nervosismo, pois você pode perceber que ele está generalizado.
Somente desta forma você conseguirá aprender a escolher com o que realmente deve se preocupar, bem como qual é o comportamento desencadeante destas reações.
Acredito que o ideal seja acompanhamento psicológico dos familiares e do portador da síndrome, para que a família como unidade possa identificar e apoiar o pleno desenvolvimento deste indivíduo, e aprimorá-lo no convívio social - sobretudo na primeira infância e na adolescência quando há a formação de consciência e caráter do indivíduo.
A agressividade é veste da angústia. Há algo em você que já não consegues retesar no inconsciente , aqueles conteúdos que foram recalcados por serem de ordem insuportável. Estes quando afloram lhe causam irritação e então você redireciona ao outro, reverte ao seu oposto( obque não é bom pra as relações, mas psicologicamente falando é uma saída para o não adoecimento). Pois na dinâmica pulsional ,recalcar aquilo que já está no pré consciente é auto destrutivo. Essas pulsões precisam ser externalizadas para assim não adoecermos. É necessário civilizar a pulsão, através do recordar as suas vivências, falar de seus traumas e responsabilizar-se e ressignifica-los.Busque um bom psicólogo! Espero ter ajudado.
Ola recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.
Que bom, você já sabe o que acontece, o porquê, e que essas questões são suas. Procure uma psicanalista. Com certeza ela vai poder ajudar a se perguntar sobre elas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200