Sou paciente diabetico, no ano passado após passar por uma cirurgia no quinto dedo do pé direito e

3 respostas
Sou paciente diabetico, no ano passado após passar por uma cirurgia no quinto dedo do pé direito e apos a retirada do 5º metatarso após um laudo de osteomielite, meu pé apresentou a doença de charcot, e no momento estou com uma ulcera de pressão, gostaria de saber como fazer para curar me?
Dr. Deo Cezar Carneiro Fontes
Angiologista, Cirurgião vascular
São Luís
O sucesso para o tratamento do pé diabético é a prevenção. O paciente com pé de charcot possui deformidade no pé, desta forma ele distribui o peso de forma irregular sobre o mesmo. Calosidades são o primero sinal disso. A prevenção envolve uso de sapatos especialmente desenvolvidos para esse fim. São hiperprofundos para amortecer melhor o peso e com palmilha desenvolvida especificamente para cada pé. Se você já está com úlcera, deve-se primeiramente avaliar se há quadro infeccioso ou isquêmico associado. Nestes casos será necessário tratamentos específicos que podem envolver cirurgia. Caso contrario os cuidados locais com a úlcera e o repouso são suficientes para a cicatrização.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
É preciso consultar um médico especialista no tratamento das lesões do pé diabético que tenha experiência suficiente para conduzir o seu caso. No nosso país alguns ortopedistas com especialização em pé e tornozelo estão suficientemente treinados para tratar este tipo de lesão de forma eficiente. A grande maioria das feridas (úlceras) que afetam os pés dos pacientes diabéticos são causadas pela falta de sensibilidade e podem cicatrizar se forem adequadamente abordadas. Procure um médico experiente para ouvir opinião à respeito.
Dr. Fernando Trés Silveira
Angiologista, Cirurgião vascular
Serra
O tratamento do pé diabético é multidisciplinar, deve acompanhar com endocrinologista e cirurgião vascular. O fundamental é a utilização de calçados apropriados que distribuam os pontos de pressão no pé para que a ferida cicatriza e não desenvolva novas feridas.

Especialistas

Gustavo Ferreira Goettert

Gustavo Ferreira Goettert

Cirurgião vascular

Santa Cruz Do Sul

Marco Tulio Oliveira Machado

Marco Tulio Oliveira Machado

Cirurgião geral, Cirurgião vascular

Goiânia

André Bastos

André Bastos

Cirurgião vascular

Cachoeiro de Itapemirim

Hélcio Rubens Santos Rezende

Hélcio Rubens Santos Rezende

Generalista

Formiga

Nicolas Mizoguchi Guerra

Nicolas Mizoguchi Guerra

Cirurgião vascular, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Medianeira

Lucas Rocha

Lucas Rocha

Cirurgião vascular, Angiologista, Cirurgião geral

Natal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 153 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.