Sou paciente psiquiátrico, uso aripiprazol sertralina e uso clorpromazina a um tempo. Iniciei tratam

2 respostas
Sou paciente psiquiátrico, uso aripiprazol sertralina e uso clorpromazina a um tempo. Iniciei tratamento com concerta 36mg a três dias e estou em uso de tramadol por uma fratura no pé a três dias. estou sentindo muita irritabilidade, é normal? Raiva incontrolável sem motivo
É possível que um psicoestimulante, como o concerta, cause irritabilidade, ansiedade, insônia e outros efeitos semelhantes a agitação. Nesse caso, pode ser feito um ajuste da dosagem, para uma dosagem inferior, ou pode ser tentada outra estratégia para aumentar a tolerabilidade do medicamento. Consulte seu médico para avaliar esse efeito colateral e possíveis interações medicamentosas que podem estar ocorrendo.

A combinação de medicamentos que você mencionou pode influenciar seu estado emocional e comportamental, incluindo o aumento da irritabilidade e da raiva. Vamos entender melhor o papel de cada um desses medicamentos e como eles podem interagir:

1. **Aripiprazol**: Um antipsicótico atípico, geralmente usado para tratar transtornos como esquizofrenia, bipolaridade e, em alguns casos, como adjunto no tratamento da depressão. Um de seus efeitos colaterais pode incluir alterações no humor e na irritabilidade, embora tenda a ser menos propenso a causar esses efeitos em comparação com outros antipsicóticos.

2. **Sertralina**: Um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), usado para tratar depressão, ansiedade, TEPT, entre outros. Ajustes na dosagem ou o início do tratamento com ISRS podem às vezes aumentar a ansiedade ou agitação, especialmente nas primeiras semanas.

3. **Clorpromazina**: Um antipsicótico típico, com uma gama diversa de usos, incluindo o tratamento de distúrbios psicóticos e o manejo da agitação. Este medicamento pode ter vários efeitos colaterais, incluindo alterações no humor.

4. **Concerta (Metilfenidato 36mg)**: Um estimulante do sistema nervoso central, usado principalmente para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Pode causar irritabilidade e mudanças de humor como efeitos colaterais. A introdução do Concerta no seu regime de tratamento pode estar contribuindo para a irritabilidade que você está experimentando.

5. **Tramadol**: Um opioide usado para aliviar a dor moderada a severa. Além de seu efeito analgésico, o tramadol pode ter efeitos secundários sobre o humor e a estabilidade emocional, incluindo aumento da irritabilidade em alguns casos.

A irritabilidade e a raiva incontrolável que você está experimentando podem ser o resultado da interação entre esses medicamentos, especialmente com a recente adição do Concerta e do Tramadol ao seu regime de tratamento. É crucial comunicar essas mudanças no seu estado emocional ao médico que prescreveu esses medicamentos o quanto antes. O médico pode precisar ajustar as dosagens, substituir medicamentos ou implementar estratégias adicionais para ajudar a gerenciar esses efeitos colaterais. Não faça ajustes por conta própria no tratamento, pois isso pode ser perigoso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!