Sou portador de marcapasso e vez em quando, sinto como se ele "falhasse", ou seja, o coração bate fo
Sou portador de marcapasso e vez em quando, sinto como se ele "falhasse", ou seja, o coração bate fora do ritmo. Estou fazendo acompanhamento com meu cardiologista, o qual sugeriu trocar ou verificar os eletrodos, segundo ele está havendo falha na sensibilidade. Qual o risco?
2 respostas
Olá Todo portador de marcapasso deve fazer periodicamente uma revisão do mesmo, chamada de telemetria. Isso é importante para detectar falhas e acompanhar os parâmetros de funcionamento, bem como a bateria. É possível que uma pessoa com marcapasso tenha alguma arritmia associada, por exemplo, fibrilação atrial. Além disso, existem diversos tipos de marcapasso com sistemas diferentes. Agende uma telemetria com um arritimologista para fazer uma avaliação completa. Abraços, Dr Hugo Faria.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
As avaliações do marca-passo por Telemetria são fundamentais para ver as capturas feitas pelo dispositivo. Mas outros exames podem ser necessários para avaliar estes sintomas como, por exemplo, o Holter de 24 horas. As falhas de sensibilidade do aparelho podem ser facilmente ajustadas pelo arritmologo. O risco vai depender do nível de dependência que o coração tem do equipamento.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
