Avaliação de marcapasso - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - avaliação de marcapasso
Perguntas sobre Avaliação de marcapasso
Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Avaliação de marcapasso
Especialistas falam sobre Avaliação de marcapasso
Pacientes portadores de marcapasso, cardiodesfibriladores ou ressincronizadores cardíacos devem passar por avaliação do seu aparelho pelo menos a cada seis meses. Essa avaliação é realizada em consultório com um programador (computador) próprio. Através dessa avaliação podemos identificar a quantidade de bateria restante e detectar possíveis problemas de funcionamento, além de podermos ajustar a programação individualmente para cada paciente. É totalmente indolor, e deve ser realizado por um cardiologista arritmologista.
O marcapasso, também conhecido como dispositivo eletrônico cardíaco implantável - DCEI, é uma órtese indicada para os pacientes que apresentam bradicardia (quando o coração bate lentamente) e visa restabelecer o ritmo cardíaco através de pulsos elétricos que estimulam o coração na frequência adequada para o paciente. Estes pulsos são gerados pelo aparelho e enviados ao coração através do cabo-eletrodo.
A unidade geradora do marcapasso é sutil e a técnica cirúrgica adota para seu implante é minimamente invasiva. Durante o procedimento é realizada anestesia local e sedação venosa com o objetivo de ser menos traumático possível, além de um estudo eletrofisiológico para garantir a melhor
Há 16 anos atuo na área de avaliação de dispositivos implantáveis, mais conhecidos do público em geral como "marcapassos". Existem 3 tipos de dispositivos, que são os marcapassos propriamente ditos, os desfibriladores cardíacos e os ressincronizadores cardíacos. Na programação inicial e consultas de revisão posteriores o mais importante além de checar a integridade do sistema seria achar o melhor ajuste dos parâmetros visando especificidades de cada paciente. Ou seja, uma programação personalizada para cada indivíduo, com o objetivo de promover uma interação adequada entre "marcapasso" e o organismo da pessoa que o carrega, na tentativa de melhorar a sua qualidade de vida.
Todo dispositivo cardíaco implantável necessita de avaliação clínica e eletrônica periódica. A análise destes aparelhos se chama telemetria e é feita em intervalos variados, dependendo do tipo de dispositivo e da fase do tratamento de cada paciente. Geralmente avaliamos os pacientes a cada 4 ou 6 meses, sendo que este período pode mudar no caso de intercorrências clínicas. Durante a avaliação eletrônica conferimos o nível da bateria, a integridade do sistema de estimulação e a ocorrência de arritmias através da monitorização contínua feita pelo aparelho em questão.
Consulta cardiológica periódica para portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEI), principalmente marcapassos cardíacos, mas também desfibriladores, ressincronizadores e monitores de eventos implantáveis.
Utilizando programador eletrônico específico, semelhante a um laptop, é realizada leitura dos parâmetros e informações de programação do marcapasso, sendo possível o diagnóstico de arritmias, saber o tempo restante de bateria, comportamento e atução do marcapasso, entre muitos outros detalhes.
A adequada avaliação clínica e eletrônica do marcapasso, com atenção a todos os recursos disponíveis, permite personalização do tratamento e qualidade de vida total.
Quais profissionais realizam Avaliação de marcapasso?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.