sou portador de tdah,qual o especialista mais adequado neuro ou psiquiatra?

9 respostas
sou portador de tdah,qual o especialista mais adequado neuro ou psiquiatra?
TDAH deve ser tratado com psiquiatra. Este profissional realiza o diagnostica, encaminha para outros profissionais quando necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bem, você já tem um diagnóstico de TDAH. Neste caso, sugiro tratamento com Psiquiatra e acompanhamento Psicológico no sentido de uma Psicoeducação. Devido ao prejuízo que o portador deste transtorno possui nas funções executivas, consiste em você aprender a lidar com as questões que envolve o portador do TDAH, uma vez que o mesmo lida com autoestima fragilizada, dificuldade de gerenciamento das atividades, planejamento e outras demandas que o dia a dia exige de nós, mas que para o TDAH não é fácil de lidar. Espero ter ajudado.
Na verdade o ideal é que o paciente, para ser diagnosticado com TDAH, possa ser avaliado por uma equipe multidisciplinar, como psiquiatra ou neurologista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. O trabalho em equipe fortalece o diagnóstico e oferece uma visão ampliada das dificuldades e potencialidades da pessoa avaliada em questão, contribuindo para um melhor encaminhamento e possíveis orientações que serão necessárias a cada caso.
Ao procurar qualquer um destes profissionais com sua dúvida, solicite à ele que te encaminhe para outros profissionais, para que a avaliação multiprofissional possa ser feita.
Espero ter ajudado.
A avaliação deve ser feita por um psiquiatra. Essa dimensão ampla do entendimento do transtorno à partir de informações da mídia pode levar à um diagnóstico equivocado e agravar a condição psíquica do paciente.
O diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra, porém o tratamento ideal é através de uma equipe multidisciplinar, onde cada um contribuirá com sua especialidade e o sucesso alcançado será muito maior que a simples medicalização. Lembrando que o TDAH hoje não tratado de forma total, poderá desencadear, por exemplo, numa depressão futura (devido o isolamento em que muitos são acometidos), nesse exemplo, a importância do trabalho do psicólogo. Assim como outros profissionais.
O TDAH é um transtorno psiquiátrico e necessita além do psiquiatra para a devida medicação de uma psicólogo para tratar das questões emocionais tanto causadas pelo transtornos quanto as já existentes no indivíduo. Em crianças ás vezes é necessário um atendimento fonaudiológico uma vez que a distração torna difícil em determinados casos tanto o desenvolvimento da fala quanto a interpretação de textos.
TDAH é uma condição que deve ser diagnosticada e tratada por psiquiatra, pois outros transtornos mentais podem prejudicar a atenção e memória e precisam ser descartados, como é o caso dos Transtornos da Ansiedade e da Depressão.
Atenciosamente,
Fernando Meneguini
Boa tarde.
Primeiramente, é importante conversar com o profissional que fez o diagnóstico pois, tendo acompanhado seu caso de forma individual, possui dados suficientes para lhe orientar de forma não generalista. Geralmente, é sugerido que o acompanhamento seja realizado de forma multidisciplinar, com médico Psiquiatra, que vai fazer as interações medicamentosas se e quando necessário, e a Psicologa (o), através da análise.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, o primeiro passo acredito que você já deu ao procurar o profissional que o diagnosticou, agora é necessário um tratamento por uma equipe multidisciplinar composta por alguns profissionais, como psicólogo, neurologista, psiquiatra entre outras possibilidades que podem agregar no seu tratamento.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.