sou um homem trans que faz tratamento hormonal com deposteron a quase dois anos, e desde então não t

2 respostas
Sou um homem trans que faz tratamento hormonal com deposteron a quase dois anos, e desde então não tive ciclos menstruais. Ainda assim, existe a possibilidade de eu engravidar mesmo continuando com tratamento?
Dr. Thiago Augusto Rocha Santos
Endocrinologista
Belo Horizonte
A medida que é feita a terapia hormonal transsexualizadora, a fertilidade vai sendo perdida. Até algum ponto, pode ser revertida. Mas com o tempo, a tendência é que a pessoa se torne infértil com o seguimento do tratamento. Cada pessoa responde de um jeito ao tratamento e não é possível prever com exatidão quando ficará infértil. O que sugiro aos meus pacientes que não querem uma gravidez indesejada é sempre usar métodos seguros de contracepção como preservativos por exemplo. Após as cirurgias (caso a pessoa deseje) de retirada de útero e/ou ovários, não há risco de gravidez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elisa Ferreira Soares
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Olá!
Mesmo usando testosterona (como o Deposteron) e sem menstruar, a possibilidade de gravidez ainda existe, pois a testosterona não é um método contraceptivo.
Algumas pessoas continuam ovulando mesmo sem ciclos aparentes.
Por isso, se houver relação sexual com possibilidade de gestação, é importante usar um método contraceptivo adequado.
Recomendo conversar com um endocrinologista ou ginecologista para definir a melhor opção de prevenção conforme seus objetivos.
Estou À disposição

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.