Soube que a cintilografia de perfusão cerebral serve para identificar transtorno bipolar. Por que os

3 respostas
Soube que a cintilografia de perfusão cerebral serve para identificar transtorno bipolar. Por que os médicos não solicitam este exame?
Dra. Ana Paula Sampaio
Especialista em medicina nuclear
Maringá
O SPECT cerebral é um exame que estuda a perfusão cerebral. No caso do transtorno bipolar não seria um exame específico para diagnosticar esta patologia, ainda que possa ser útil em alguns casos, principalmente quando há algum outra patologia associada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico do transtorno afetivo bipolar, e da grande maioria dos transtornos mentais, não necessita de exames laboratoriais ou de imagem. É um diagnóstico feito a partir da história dos sintomas, com o que o paciente (e pessoas próximas) relatam e o que é observado em consulta, que chamamos de exame psíquico. Mas exames, inclusive este, podem ser solicitados para investigação complementar e para ver sobre outros diagnósticos, como a colega respondeu acima. Levar essas questões para a consulta é interessante para entender num caso específico o pedido ou não do exame.
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
A cintilografia de perfusão cerebral (SPECT) é um exame que mostra o fluxo sanguíneo em diferentes áreas do cérebro, mas não tem utilidade prática para diagnosticar transtorno bipolar. Embora alguns estudos científicos mostrem diferenças médias entre grupos de pessoas com e sem transtorno bipolar, esses achados não são específicos nem consistentes o bastante para identificar o transtorno em um indivíduo. Ou seja, o exame pode até mostrar alterações, mas elas não dizem se a pessoa tem bipolaridade, depressão, ansiedade ou até se está apenas sob efeito de medicação ou privação de sono. Por isso, o diagnóstico continua sendo clínico, feito por meio da avaliação detalhada da história, sintomas e evolução do paciente. A cintilografia pode ter uso em contextos neurológicos específicos (como epilepsia ou demência), mas não é recomendada pelas diretrizes psiquiátricas para investigar ou confirmar transtornos mentais.

Especialistas

Daniela dos Anjos Oda

Daniela dos Anjos Oda

Especialista em medicina nuclear, Médico clínico geral

Teixeira de Freitas

Agendar uma visita
Carolina Perez

Carolina Perez

Especialista em medicina nuclear

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Dominique Cochat Fuser

Dominique Cochat Fuser

Especialista em medicina nuclear

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Cintilografia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.