Srs. Venho de uma família com parentes que possuem esquizofrenia ou com sinas dela, a esquizofrenia

4 respostas
Srs. Venho de uma família com parentes que possuem esquizofrenia ou com sinas dela, a esquizofrenia pode ser hereditária.?
Fatores genéticos e ambientais são os responsáveis pela desordem. Ter um parente com a doença aumenta o risco de se ter a esquizofrenia, porém não é regra. Vale ressaltar que não há um único gene que cause a doença e sim vários somados aumentam a probabilidade.
Atenciosamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A herdabilidade da esquizofrenia é de 60 a 70%. Isso quer dizer que fatores genéticos podem explicar até 70% da causa da esquizofrenia em determinado paciente.
Atualmente, acredita-se que existam 3 a 4 genes que ligados à esquizofrenia e que sejam necessários fatores ambientais, como lesões intra-útero, traumas, abusos e uso de maconha, para ativar esses genes.
Resumindo, a esquizofrenia é altamente genética mas vários fatores da história de vida vão influenciar se esses genes vão ou não serem ativados.
Um abraço.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Não existe uma só fator que possa causar, a Esquizofrenia, ou melhor é multicausal, a genética tem sua importância, mas ainda existem os fatores ambientais.
Um pessoa somente desenvolve Esquizofrenia se houver, de um lado, uma herança genética e, de outro, fatores ambientais de risco, capazes de tornar o indivíduo vulnerável.
Os fatores ambientais de risco interferem em processos do desenvolvimento e maturação cerebral, por exemplo ativando genes de susceptibilidade para Esquizofrenia, causando alterações cerebrais sutis, como a desconexão entre neurônios.
Concluindo, pode ser desenvolvida por hereditariedade, ou por fatores ambientais, desde que haja predisposição.
Espero que tenha respondido.
Abraço
Vera Pelizzari
Histórico familiar de esquizofrenia aumenta a chance do herdeiro ser esquizofrênico. Porém, isso não é determinante. Para o deflagramento desta é necessário a interação entre genes e o ambiente.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.