sugestão de algum teste de personalidade que possa ser utilizado na avaliação para renovação da CNH,

16 respostas
sugestão de algum teste de personalidade que possa ser utilizado na avaliação para renovação da CNH, sem ser o PMK, e de preferencia seja algum questionário.
Olá! Os testes BMFs (I, II, III e IV) são sempre indicados para exames psicotêcnicos. Você já os utilizou?

Depende de quais traços de personalidade tu precisa avaliar para CNH. Existem diversos questionários validados pelo SATEPSI, você pode consulta-los na página do SATEPSI mas para escolher o mais apropriado tem que estar ciente do que está precisando avaliar. Quais traços são relevantes para a avaliação. Eu usaria palográfico junto ao questionário porque questionário a pessoa responde o que quiser e é fácil de simular e dissimular sintomas.
Olá, boa noite.

Seria interessante você consultar profissionais de psicologia e decidir quais testes são mais adequados e seguros para a sua demanda.
Gosto do Palografico e Neo- PI para este tipo de demanda. Boa sorte.
Olá. O BFP é um teste interessante para ser utilizado neste contexto.
Olá, Tem o AC (atenção concentrada) , G36 - G38 que são testes de raciocínio. Todos indicados para exame psicotécnico. Espero ter colaborado.
Olá, tudo bem?

Como você tem preferência por questionário, temos o BFP, IFP-II e Neo PI-R. Todos eles estão favoráveis no Satepsi.
O Palografico não é um questionário mas funciona bem para a CNH e é simples de ser aplicado.
O DETRAN hoje utiliza o de Raciocínio Logico. O G-36 e 38 cobrem essa função.
Gosto do QUATI que é usado em testes vocacionais.
Boa noite! O melhor será você procurar um profissional da área de psicologia. Eu utilizo o palográfico e este não é um teste que é questionário. Estou á disposição.
Você pode usar o QUATI, o Palográfico ou o BPA para atenção. Não esqueça de sempre checar no SATEPSI antes de escolher o material Espero ter ajudado!
Consideraria o Palográfico por ser o mais completo e levantar traços que considero importante para CNH
Vale a pena pensar no objeto da avaliação e quais são os constructos psicológicos que deseja avaliar. Vale a pena também, supervisonar com algum profissional da área de avaliação psicológica para ter mais efetividade durante o processo de avaliação.
Sugiro o Palográfico por ser completo, nos dando uma visão abrangente dos aspectos da personalidade. Gosto também do Quati como complemento.
Ola, melhor voce procurar um orgao especifico, como o CRP da sua região para tirar melhor estas duvidas.
O QUATI é uma boa opção de questionário, o mesmo é usado em testes vocacionais.
Olá, como vai?

Tendo em vista sua pergunta e pela sua preferencia de que seja um teste no formato de questionário, sugiro esses dois testes, ambos validados e favoráveis de acordo com o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI):

16 PF - 5ª Edição (16 Personality Factors);
Teste Quati (Questionário de Avaliação de Traços de Personalidade);

Esse segundo foi desenvolvido especificamente no contexto brasileiro.

Seria interessante saber qual traço de personalidade você deseja avaliar nos testes para esse contexto de obtenção/renovação da carteira de habilitação.

E vale destacar a importância do processo de avaliação, assim como a interpretação dos resultados, serem combinados juntamente com outros testes ou formas de avaliação, como entrevistas, testes que avaliam atenção e concentração, por exemplo.

Espero ter contribuído à sua questão,
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise