Tem alguma base científica, que a isotretinoína(roucutan) pode afetar a personalidade do paciente? O

15 respostas
Tem alguma base científica, que a isotretinoína(roucutan) pode afetar a personalidade do paciente? Ou alterar fortemente seu humor ?
Olá!
Certamente é conhecido por ser um tratamento que altera drasticamente a bioquímica corporal durante o tempo que dura, e é por isso que não pode ser tomado sem prescrição, e jamais além do tempo recomendado na lógica do tratamento de cada caso. Muitas vezes é evitado, embora sabendo que sim é efetivo no tratamento da acne, quando os pacientes não têm aparentemente as condições físicas e mentais suficientes para suportar os efeitos colaterais fortes. Nunca se sabe como o nosso aparelho emocional vai reagir aos fatos, doenças, sintomas, sensações físicas, e situações diversas nas nossas vidas. Você também pode fazer parte na toma de decisão sobre quanto tempo ou como pode ser tratado o teu caso médico; se você achar que os efeitos emocionais possam estar sendo muito difíceis, precisa informar ao seu médico, inclusive avaliar com outros profissionais na área médica e psicológica, e tentar entender se vale a pena esse mal-estar que você descreve, e que sempre deveria ser temporário. A personalidade, por sua vez, é uma estrutura, e ela não se modifica. O que você descreve no sentido do humor que mudou, seguramente se relaciona com a emocionalidade acionada pelo estado físico/corporal alterado pela medicação, porque é isso, reagimos emocionalmente ao que acontece ao nosso redor, seja no nível corporal, social, etc.
Você pode considerar seriamente fazer psicoterapia, caso tenha interesse em saber o que essas emoções poderiam estar tentando informar, para além do mal-estar corporal alterado pela bioquímica sistêmica diferencial dessa medicação. É um tema complexo e fascinante
Fico por aqui, caso queira marcar uma conversa. Gostarei de te ouvir.
;)

OLA! como vai voce? Roucutan pode alterar o humor, inclusive quem já tem tendência a depressão pode os sintomas exacerbados.

Além do ressecamento, o Roacutan é muito associado ao aumento dos sintomas da depressão e distúrbios de ansiedade. Mas isso tem fundamento, de fato?

Esse tópico é pauta de discussão frequente entre médicos dermatologistas. Apesar de não haver evidências científicas sólidas o suficiente para estabelecer uma relação entre o uso de Roacutan e a depressão, alguns médicos afirmam que relatos de sintomas da doença durante o tratamento com Roacutan são comuns em seus consultórios.

O que se sabe até agora é que a acne tratada pelo Roacutan pode desencadear sintomas de depressão e ansiedade, uma vez que altera de forma considerável a aparência e a qualidade de vida da pessoa. Da mesma forma, o tratamento com isotretinoína, em especial no início, pode trazer sintomas bastante desagradáveis que intensificam a depressão ou distúrbios de ansiedade.

Assim, a recomendação é: desde o início do tratamento com Roacutan, é necessário ter um acompanhamento próximo do paciente. Dessa forma, caso precise, o médico pode orientar sobre um tratamento para os sintomas de depressão e ansiedade.

Mas só de voce vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
recomendo a busca por ajuda profissional psicologo caso esteja sentindo os sintomas ou pensando em começar a tomar essa medicaçao.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Olá, você já conversou com seu dermatologista ou especialista que cuida da administração dessa medicação? Isso é fundamental, pois têm experiência clínica. A parte psi de sua queixa, que não deve ser desconsiderada, não deve obliterar a investigação com o especialista médico.
Sugiro consultar o médico que receitou este remédio a vc., só ele pode tirar todas suas duvidas.
Talvez se conversar com seu medico ou aida melhor se conversar com um psiquiatra ele podera te confirmar que existem relatos na literatura médica e entre profissionais de saúde que sugerem que a isotretinoína em alguns casos pode afetar a personalidade e o humor ,coisas que varuam de pessoa a pessoa de organismo pra organismo. Mas o que da pra observar tambem que esses relatos são anedóticos e que os efeitos da isotretinoína na personalidade e no humor não são completamente compreendidos justamente porque varia de pessoa a pessoa
Alguns estudos e relatórios de caso sugerem uma possível ligação entre o uso de isotretinoína e efeitos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e alterações de humor. No entanto, a relação causal não foi definitivamente estabelecida, e mais pesquisas são necessárias para entender melhor essa associação.

Se você está preocupado com os efeitos da isotretinoína em sua personalidade ou humor, é fundamental conversar com seu médico antes e durante o tratamento. Eles podem ajudar a monitorar seus sintomas e ajustar o tratamento conforme necessário. Se você notar quaisquer mudanças significativas em seu humor, comportamento ou bem-estar emocional enquanto estiver em tratamento com isotretinoína, é importante informar imediatamente seu médico para que eles possam avaliar a situação adequadamente.

Lembre-se de que, embora haja relatos de efeitos psiquiátricos relacionados à isotretinoína, a maioria dos pacientes não experimenta esses efeitos adversos. A isotretinoína é frequentemente prescrita para tratar acne grave e pode ter benefícios significativos para a saúde da pele. Sempre siga as orientações do seu médico e relate quaisquer preocupações que você possa ter durante o tratamento.
Olá. Acredito que o melhor seja procurar seu médico dermatologista e tirar todas as dúvidas cabíveis.
Porém sabe se que pode causar alterações no humor porém não parece ser pior do que a própria condição de pele c acne grave pode causar como baixa autoestima .
Obrigada.
Estamos aqui.
Cara, toda alteração biológica, química, psicológica ou fisiológica que seja... influencia no seu sistema como um todo!

A questão é o quanto influencia.. 0,1%, 3%, 15%?

Se tiver prejuizos, busque um profissional de saude mental!

Estou à disposição.
Olá. O roacutan têm muitos efeitos colaterais e dentre eles a depressão, mas isso não significa que você possa ter. Mas se sentir que está te prejudicando consulte um médico e faça um acompanhamento com o psicólogo, para garantir seu bem estar.
Esta medicação é indicada para nível grave de erupção cutânea e acnes. Mas existem outros tratamentos como mudança de alimentação e hábitos que serão menos agressivos, como detox do fígado. Podendo evitar esta medicação, melhor.
É possível que o uso contínuo da medicação gere mudanças de humor e alterações na psique como um todo, o importante é que você procure o profissional que está acompanhando o tratamento e compartilhe com ele os efeitos que você vem percebendo e como está. se sentindo, ele poderá te ajudar melhor.
A partir da pressuposição que esta medicação veio por um profissional médico, ele próprio lhe dará os caminhos a seguir caso você perceba algum sintoma que esteja vinculado a essa alterações mencionadas por ti.
Já se é sabido sim, que pode haver situações de modificações de humor causado por este medicamento. E isso poderá ser um real desconforto, ainda sim leve isso ao seu médico.
Agradeço por sua pergunta sobre os efeitos da isotretinoína (comumente conhecida como Roacutan) na personalidade e no humor dos pacientes. A isotretinoína é um medicamento utilizado no tratamento da acne grave e tem sido associada a algumas mudanças de humor e efeitos psicológicos em um pequeno número de pacientes. É importante abordar essa questão de forma completa e responsável.

Em relação aos efeitos da isotretinoína na personalidade e no humor, a pesquisa científica não fornece evidências definitivas de que o medicamento cause mudanças duradouras na personalidade. No entanto, estudos relataram efeitos colaterais psicológicos transitórios em uma minoria de pacientes, como alterações de humor, irritabilidade e, em casos raros, depressão. Essas reações geralmente desaparecem após a interrupção do tratamento.

É importante ressaltar que a maioria das pessoas que utiliza isotretinoína não experimenta efeitos psicológicos adversos significativos. Além disso, muitas vezes, a acne grave por si só pode ter um impacto negativo na autoestima e no bem-estar emocional, o que pode complicar a avaliação dos efeitos psicológicos do medicamento.

Para minimizar os possíveis riscos, os profissionais de saúde geralmente monitoram de perto os pacientes que estão tomando isotretinoína, e os pacientes são aconselhados a relatar quaisquer mudanças significativas em seu humor ou bem-estar emocional durante o tratamento.

Se você ou alguém que você conhece está considerando o uso de isotretinoína, é fundamental discutir preocupações ou histórico de saúde mental com um médico ou dermatologista. Eles podem avaliar a situação de forma personalizada e recomendar a melhor abordagem para o tratamento da acne, levando em consideração os benefícios e os possíveis riscos.

A saúde emocional e mental é uma parte vital do nosso bem-estar global, e é importante que todas as preocupações sejam levadas a sério e abordadas adequadamente.

Atenciosamente,
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, tudo bem? Olha só, existem registros relatando casos sobre o roacutan onde o mesmo afeta o humor, mas a personalidade não afeta, a personalidade é construída na infância/adolescência de acordo com o que você vivenciou junto a seus pais ou tutores. As ansiedades e angústias que cada pessoa sente vêm das dores, traumas e sofrimentos vividos na infância/adolescência. Esses traumas não curados podem aflorar uma ansiedade, e como consequência uma depressão. O Roacutan, como afeta o sistema nervoso pode acelerar essa ansiedade, porém, ele não é a causa da ansiedade ou da depressão. Busque um profissional de saúde mental.
Sim, o Roacutan, que é usado pra tratar acne séria, pode dar uma mexida no seu humor. Alguns já tive alguns relatos de pacientes se sentindo deprimida, ansiosa ou até com pensamentos ruins por conta de medicações. Mas, não é todo mundo que sente esses efeitos, tá? Os médicos ficam de olho e é importante falar com eles se sentir mudanças no seu humor enquanto toma o esse remédio. Nunca pare o tratamento por conta própria. E, se você ou alguém que você conhece estiver tendo problemas sérios com isso, procure ajuda médica. A saúde vem em primeiro lugar, sempre.
A isotretinoína, também conhecida como Roacutan, é um medicamento comumente usado para tratar a acne severa. Embora seja eficaz, a isotretinoína tem sido associada a uma série de efeitos colaterais, incluindo alterações de humor.

Estudos científicos e relatos clínicos sugerem que a isotretinoína pode causar alterações de humor em alguns pacientes. No entanto, a relação entre a isotretinoína e essas alterações de humor ainda é objeto de debate na comunidade médica.

Alguns pacientes relataram sintomas de depressão, ansiedade e alterações de humor durante o tratamento com isotretinoína. No entanto, também é importante notar que a acne em si pode ter um impacto significativo no humor e na autoestima, o que pode complicar a avaliação dos efeitos da isotretinoína sobre o humor.

É importante que qualquer pessoa que esteja tomando isotretinoína e esteja experimentando alterações de humor ou outros sintomas psicológicos discuta esses sintomas com seu médico. O profissional de saúde pode ajudar a avaliar se os sintomas estão relacionados ao medicamento e aconselhar sobre as melhores opções de tratamento.

Por fim, é importante lembrar que cada indivíduo é único e pode responder de maneira diferente aos medicamentos. Portanto, é essencial discutir qualquer preocupação ou efeito colateral com um profissional de saúde antes de iniciar ou alterar um tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!