Tenho 20 anos e sou portadora de descopatia degenerativa e prontusão discal de L4-L5, redução do esp
2
respostas
Tenho 20 anos e sou portadora de descopatia degenerativa e prontusão discal de L4-L5, redução do espaço discal de L4-L5 e L5-S1, esclerose óssea na articulação apofisária de L5-S1, osteoartrose, espondilartrose e fibromialgia. Nessas condições sou considerada deficiente físico para concorrer em cotas para deficientes no sisu, Prouni e Fies?? Tenho muitas limitações funcionais, por isso tenho muita dificuldade pra ter rotina de estudo.
Alterações discais (discopatias / protrusões / abaulamentos), principalmente em l4-l5 e l5-s1 são muito comuns, e não se encaixam para PCD (Paciente Com Deficiência). Mas precisa de uma análise mais precisa, considerando-se o exame clínico e melhor interpretações dos achados no exame de imagem .
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação, e sinto muito pelas dificuldades que você está enfrentando.
A legislação brasileira considera como Pessoa com Deficiência (PCD), para fins de cotas em programas como SISU, Prouni e FIES, aqueles com limitações de longo prazo que impeçam ou dificultem a participação plena na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Não é apenas o diagnóstico que define isso, mas sim o impacto funcional dessas condições.
Pelo que você descreveu — com múltiplas alterações na coluna, dor crônica e fibromialgia associada — há, sim, possibilidade de enquadramento como deficiência física caso essas limitações sejam comprovadas por laudo médico detalhado.
O ideal é realizar uma avaliação médica especializada e emitir um laudo com a descrição completa das suas restrições, para apresentar durante o processo seletivo. Cada programa pode solicitar análise da documentação por uma banca, que decidirá com base na funcionalidade.
Se quiser uma avaliação cuidadosa e um laudo bem estruturado para apoiar sua solicitação, será um prazer te atender. Agende sua consulta comigo, presencialmente ou por telemedicina, pode agendar comigo pelo Doctoralia. Vamos cuidar disso com atenção e segurança.
A legislação brasileira considera como Pessoa com Deficiência (PCD), para fins de cotas em programas como SISU, Prouni e FIES, aqueles com limitações de longo prazo que impeçam ou dificultem a participação plena na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Não é apenas o diagnóstico que define isso, mas sim o impacto funcional dessas condições.
Pelo que você descreveu — com múltiplas alterações na coluna, dor crônica e fibromialgia associada — há, sim, possibilidade de enquadramento como deficiência física caso essas limitações sejam comprovadas por laudo médico detalhado.
O ideal é realizar uma avaliação médica especializada e emitir um laudo com a descrição completa das suas restrições, para apresentar durante o processo seletivo. Cada programa pode solicitar análise da documentação por uma banca, que decidirá com base na funcionalidade.
Se quiser uma avaliação cuidadosa e um laudo bem estruturado para apoiar sua solicitação, será um prazer te atender. Agende sua consulta comigo, presencialmente ou por telemedicina, pode agendar comigo pelo Doctoralia. Vamos cuidar disso com atenção e segurança.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho hérnia discal já lá vai uns 4 anos! Consulto-me com neurologista e neurocirurgião e tomo os fármacos orientados! Mas por último notei que já tenho disfunção sexual também. Que orientação podem aconselhar-me?
- Qual melhor procedimento: infiltração ou bloqueio na coluna lombar?
- Fiz uma artrodese cervical via anterior de 2 níveis em fevereiro de 2025. Porém sinto muito desconforto para engolir principalmente alimentos sólidos, preciso sempre estar com um copo com água por perto e uma sensação como se alguém estivesse apertando meu "gogó". Isso é normal?
- Tenho uma hérnia entre l5 e s1, dói muito quando estou sentado, não consigo ficar sentado sem sentir dor, eu era obeso e emagreci quase 44 Kgs e estou no peso ideal, por um tempo fiquei sem dor com o uso de pregabalina mas agora voltou a doer, tomei de novo a pregabalina que foi indicada por…
- Sinto muitas dores dos ombros braços e mãos que me encomodam deitar pra dormir pois e muita dor só consigo dormir após tomar amitryl mesmo assim acordo com as mãos inchadas e braços as dores dos ombros são insuportáveis tenho hérnias de disco na coluna cervical e lombar porém as duas com compressão…
- Olá! Tenho hérnia de disco e bico de papagaio. Posso fazer boxe(treino com saco)? Isso tem ajudado muito no meu transtorno de ansiedade, porém notei que as dores aumentaram. Obrigada!
- Tenho protrusão discal difusa l5 s1 comprimido a parte ventral do saco dural obterando parcialmente as bases dos respectivos forames neurais. Sinto muita dor lombar , dor no coccix, rigidez no pescoço, e dor nos ombros, é perigoso?
- Estou com protrusão discal biforaminal em c5-c6, comprimindo as raízes nervosas adjacentes bilateralmente, pode afetar a visão? ficar visão turva ?
- Tenho 34 anos de idade e a pouco mais de um mes por causa de forte dores lombares fiz a ressonancia e deu uma ernia de disco entre L4 e L5, de grau pequeno , na raiz neural do nervo ciatico, especilista passou tratamento convencional , tomei uma dose de Dispropan , e fiquei no tratamento com…
- A três anos fiz uma cirurgia de hérnia de disco extrusa na lombar (L4 e L5) e agora, novamente se formou outra extrusa no mesmo local. Será que eu terei que operar novamente, ou existe a possibilidade da hérnia regredir? Consigo ter uma vida normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 649 perguntas sobre Hérnia de disco
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.