Tenho 24 anos sofro de escoliose, má postura e sinto dores na região torácica. Gostaria de saber se

3 respostas
Tenho 24 anos sofro de escoliose, má postura e sinto dores na região torácica. Gostaria de saber se posso usar um colete educador postural ? Se ele me ajudaria em relação a má postura ou agravaria mais o meu quadro se usá-lo?
Dra. Marina Medeiros Branco
Fisioterapeuta
Osasco
Primeiramente deve ser feita uma avaliação pessoalmente, clínica e radiográfica, com um Médico ou Fisioterapeuta, para identificar a causa, e consequências do seu caso. No caso do Fisioterapeuta, ele irá analisar a sua biomecânica, ter raciocínio clínico, para as correções posturais e poder traçar a melhor conduta de tratamento. E só assim, verificar a necessidade ou não do colete (isso inclui o tipo, e possibilidade de realizar exercícios com o mesmo), se há indicação cirúrgica, ou tratamento convencional de longo prazo, com aplicação de exercícios individuais para a adaptação às mais variadas situações do dia a dia do paciente. Como por exemplo, no caso da Escoliose Idiopática usam os exercícios SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Adolfo Nicolato
Neurocirurgião
Belo Horizonte
Olá,
A escoliose é uma doença multi-fatorial da qual participam fatores genéticos e ambientais. Há varias abordagens que dependem das causas reconhecíveis, da intensidade e dos sintomas a ela associados. O uso de coletes posturais faz parte de um complexo tratamento que deve ser composto por exercícios e outras manobras terapêuticas que serão melhor definidas por um neurocirurgião e um fisioterapeuta segundo as caraterísticas próprias da sua doença. Procure um profissional pois só a avaliação individualizada poderá definir o melhor tratamento!
Dr. Gustavo Borges Laurindo de Azevedo
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
O tratamento da escoliose é baseado em diversos critérios como etiologia da escoliose, idade do paciente, magnitude e localização da curva, expectativas do paciente, etc. O uso de coletes após a maturidade esquelética não interfere na progressão da deformidade e, em alguns casos, pode ser prejudicial, por levar à atrofia da musculatura que dá suporte a coluna.
A avaliação clínica e radiológica vai determinar qual a melhor abordagem terapêutica para o seu caso. Procure um cirurgião de coluna para tirar suas dúvidas em uma consulta presencial, pois talvez você se beneficie de alguns exercícios posturais específicos para a deformidade.

Especialistas

Tarcísio Souza

Tarcísio Souza

Fisioterapeuta

Salvador

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Alan Dantas Amaral

Alan Dantas Amaral

Fisioterapeuta, Quiropraxista

Salvador

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Andreza T. Antunes

Andreza T. Antunes

Fisioterapeuta

Campo Novo Do Parecis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 618 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.