Tenho 28 anos e suspeito que tenho algum transtorno do neurodesenvolvimento (autismo ou TDAH). Fui a

3 respostas
Tenho 28 anos e suspeito que tenho algum transtorno do neurodesenvolvimento (autismo ou TDAH). Fui ao psiquiatra e ele me receitou Quetiapina e também Escitalopram, não entendi muito bem a funcionalidade dos medicamentos, mas o Quetiapina acabou com minha energia, me senti extremamente sonolenta, com falta de atenção, falta de coordenação motora, indisposição, dificuldade de concentração, falta de motivação... É normal? Quanto ao TDAH ou Autismo, como iniciar a investigação?
Olá, muito prazer! Meu nome é Rafael e espero te ajudar. Bom, em primeiro lugar a consulta em psiquiatria acaba sendo diferente de profissional para profissional, sabendo somente a prescrição dificulta até mesmo a síndrome a ser tratada. Mas, ao mesmo tempo, é comum em pacientes com transtornos de saúde mental em geral apresentarem por exemplo insônia, distração elevada, por sintomas conjuntos deste transtorno e o que quero dizer? A investigação do TDAH e Autismo é de difícil numa primeira vista do paciente justamente por ter inúmeros diagnósticos sindrômicos parecidos em questão de sintoma unicamente avaliados, no caso a falta de atenção pode se dar por muitas causas. A quetiapina existe em diferentes formulações e em diferentes doses, sendo usada para insônia em doses baixas por ser sedativo para pacientes que precisam dormir, no início é comum essa sonolência porém através de uma avaliação da qualidade do sono e do período Vigil pós medicação é necessária, para avaliar continuação ou não da terapia, visando uma melhor qualidade do sono e de um funcionamento. Espero ter ajudado! Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Se você está experimentando efeitos colaterais indesejados com os medicamentos que o seu médico prescreveu, é importante discutir isso com ele ou ela o mais rapidamente possível. Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais que são temporários e melhoram com o tempo, enquanto outros podem requerer ajustes na dosagem ou uma mudança de medicamento. Seus sintomas descritos, como sonolência, falta de atenção, falta de coordenação motora e falta de motivação, podem ser efeitos colaterais de um dos medicamentos ou de ambos, e é importante discutir isso com o seu médico para obter o melhor tratamento.

Quanto ao TDAH ou autismo, a investigação começa com uma avaliação clínica por um profissional de saúde mental ou médico. Eles podem realizar testes psicológicos e neurológicos para avaliar seus sintomas e determinar se você tem algum transtorno neurodesenvolvimental. Além disso, eles podem considerar sua história de desenvolvimento, histórico de saúde mental e outros fatores relevantes para chegar a uma conclusão precisa.

Converse com seu profissional de saúde mental.
Atenciosamente,
Dr Vitor M Chaddad
É importante lembrar que a Quetiapina e o Escitalopram são medicamentos usados principalmente para tratar transtornos de humor, como depressão e transtornos bipolares, e não são as medicações de primeira escolha para o tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH e o autismo. Além disso, a Quetiapina é conhecida por causar sonolência e outros efeitos colaterais que você descreveu.

Se você suspeita que pode ter um transtorno do neurodesenvolvimento, como TDAH ou autismo, é importante procurar um especialista, como um neuropsicólogo, para uma Avaliação Neuropsicológica.
Além disso, o especialista pode avaliar sua história médica e de desenvolvimento, bem como seus sintomas atuais, para determinar o melhor curso de tratamento. Isso pode incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia de fala e linguagem, bem como medicamentos, se necessário.

Se você não estiver satisfeito com a prescrição atual do psiquiatra, é importante discutir esses efeitos colaterais com ele e falar sobre outras opções de tratamento que possam ser mais apropriadas para sua situação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.