Tenho 28 anos e suspeito que tenho algum transtorno do neurodesenvolvimento (autismo ou TDAH). Fui a

3 respostas
Tenho 28 anos e suspeito que tenho algum transtorno do neurodesenvolvimento (autismo ou TDAH). Fui ao psiquiatra e ele me receitou Quetiapina e também Escitalopram, não entendi muito bem a funcionalidade dos medicamentos, mas o Quetiapina acabou com minha energia, me senti extremamente sonolenta, com falta de atenção, falta de coordenação motora, indisposição, dificuldade de concentração, falta de motivação... É normal? Quanto ao TDAH ou Autismo, como iniciar a investigação?
Olá, muito prazer! Meu nome é Rafael e espero te ajudar. Bom, em primeiro lugar a consulta em psiquiatria acaba sendo diferente de profissional para profissional, sabendo somente a prescrição dificulta até mesmo a síndrome a ser tratada. Mas, ao mesmo tempo, é comum em pacientes com transtornos de saúde mental em geral apresentarem por exemplo insônia, distração elevada, por sintomas conjuntos deste transtorno e o que quero dizer? A investigação do TDAH e Autismo é de difícil numa primeira vista do paciente justamente por ter inúmeros diagnósticos sindrômicos parecidos em questão de sintoma unicamente avaliados, no caso a falta de atenção pode se dar por muitas causas. A quetiapina existe em diferentes formulações e em diferentes doses, sendo usada para insônia em doses baixas por ser sedativo para pacientes que precisam dormir, no início é comum essa sonolência porém através de uma avaliação da qualidade do sono e do período Vigil pós medicação é necessária, para avaliar continuação ou não da terapia, visando uma melhor qualidade do sono e de um funcionamento. Espero ter ajudado! Grande abraço.

Olá,
Se você está experimentando efeitos colaterais indesejados com os medicamentos que o seu médico prescreveu, é importante discutir isso com ele ou ela o mais rapidamente possível. Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais que são temporários e melhoram com o tempo, enquanto outros podem requerer ajustes na dosagem ou uma mudança de medicamento. Seus sintomas descritos, como sonolência, falta de atenção, falta de coordenação motora e falta de motivação, podem ser efeitos colaterais de um dos medicamentos ou de ambos, e é importante discutir isso com o seu médico para obter o melhor tratamento.

Quanto ao TDAH ou autismo, a investigação começa com uma avaliação clínica por um profissional de saúde mental ou médico. Eles podem realizar testes psicológicos e neurológicos para avaliar seus sintomas e determinar se você tem algum transtorno neurodesenvolvimental. Além disso, eles podem considerar sua história de desenvolvimento, histórico de saúde mental e outros fatores relevantes para chegar a uma conclusão precisa.

Converse com seu profissional de saúde mental.
Atenciosamente,
Dr Vitor M Chaddad
É importante lembrar que a Quetiapina e o Escitalopram são medicamentos usados principalmente para tratar transtornos de humor, como depressão e transtornos bipolares, e não são as medicações de primeira escolha para o tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH e o autismo. Além disso, a Quetiapina é conhecida por causar sonolência e outros efeitos colaterais que você descreveu.

Se você suspeita que pode ter um transtorno do neurodesenvolvimento, como TDAH ou autismo, é importante procurar um especialista, como um neuropsicólogo, para uma Avaliação Neuropsicológica.
Além disso, o especialista pode avaliar sua história médica e de desenvolvimento, bem como seus sintomas atuais, para determinar o melhor curso de tratamento. Isso pode incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia de fala e linguagem, bem como medicamentos, se necessário.

Se você não estiver satisfeito com a prescrição atual do psiquiatra, é importante discutir esses efeitos colaterais com ele e falar sobre outras opções de tratamento que possam ser mais apropriadas para sua situação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!