Tenho 31 anos e ceratocone de Grau III que está evoluindo. Um médico me aconselhou a fazer o implante

Tenho 31 anos e ceratocone de Grau III que está evoluindo. Um médico me aconselhou a fazer o implante de anel mais crosslink no OD. Procurei uma 2ª opinião e o médico me indicou o uso da lente de contato Rose K e disse que essa lente é capaz de estabilizar o ceratocone, é verdade?

3 respostas


A lente é um auxílio óptico que proporciona melhor visão. Sempre é a primeira opção por não ser invasivo, porém nâo estabiliza o ceratocone. Com a idade a córnea tende a se enrigecer naturalmente, e então o ceratocone se estabiliza. O anel e o transplante são reservados para casos que não adaptaram com a lente.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Pela sua história, idade e progressao do ceratocone você tem que se submeter ao crosslinking para parar a evolução. O anel vai melhorar a visão, assim como a lente de contato, que pode ser Rose K, ou qualquer outra rígida, ou lente escleral. Mas repito crosslinking é mandatário.


Não, qualquer lente de contato não estabiliza o ceratocone. A lente pode te oferecer melhora da acuidade visual. O único meio de estabilizar o ceratocone é por meio de um procedimento chamado crosslinking.

Dr. Renato Garcia

Dr. Renato Garcia

Oftalmologista

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.