Ceratocone - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em ceratocone

Encontre um especialista em Ceratocone na sua cidade:
Bruna Dreon G. Corrêa do Nascimento

Bruna Dreon G. Corrêa do Nascimento

Oftalmologista

São José dos Campos

Patrick Figueiredo

Patrick Figueiredo

Oftalmologista

Passos

Maron Peres Teixeira

Maron Peres Teixeira

Oftalmologista

Além Paraíba

Gildo Fujii

Gildo Fujii

Oftalmologista

Londrina

Maria Ignez Cristina Mattos

Maria Ignez Cristina Mattos

Oftalmologista

Araraquara

Lucas Cambuy

Lucas Cambuy

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Ceratocone

Nossos especialistas responderam a 107 perguntas sobre Ceratocone

Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Oftalmologista
São Luís
Olá procure no edital do concurso.
Existem vários cargos e vários concursos.
Algumas posições em alguns estados excluem candidatos com doenças oculares como o Ceratocone.
Isso…
1 respostas

Sim. E é bastante comum nos casos de ceratocone inicial, melhor hora para fazer tratamentos para evitar progressão da doença.
2 respostas

Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Oftalmologista
São Luís
É possível ter surgido no último ano sim. Não é o comum, mas pode acontecer.
Estatisticamente ceratocone tem baixo risco de evolução após os 35 anos.
1 respostas

Especialistas falam sobre Ceratocone

O ceratocone e uma alteração da curvatura da córnea de caráter genético e progressivo que leva a perda de acuidade visual. Os métodos mais moderno incluem a realização de implante de anel intracorneano e ou crosslinking para controle da doença associada muitas vezes ao uso da lente de contato. Sendo o transplante de córnea também uma outra opção.

Fernando Luis Mutton

Oftalmologista

Sorocaba


Ceratocone é uma doença da córnea,em que ela fica curva e fina.Pode ser genético(nesse caso ele geralmente se manifesta na pré adolescência),ou adquirido(por trauma ou hábito de coçar muito os olhos).Nos ceratocones mais leves a visão é corrigida apenas com uso de óculos ou lentes de contato rígidas,nos moderados pode ser usado o anel de ferrara e nos mais avançados transplante de córnea.

Ana Carla De Souza Nery Feijó

Oftalmologista

Goiânia


Faço os exames de pentacan para o diagnóstico do ceratocone e o tratamento com lentes de contato esclerais, ou tratamento cirúrgico através da cirurgia para implante do anel de Ferrara para melhorar a qualidade da visão e também a cirurgia de Cross-Linking do colágeno corneano para estabilizar a doença, e se for necessário faço também a cirurgia para transplante de córneas.

As duas formas, mais utilizadas no tratamento de ceratocone, são: 1º Tratar a hipovisão provocada pelo ceratocone através de óculos na fase inicial da doença e quando o uso de óculos não produz os efeitos desejados, deve-se experimentar o uso de lentes de contato para ceratocone, nomeadamente, lentes de contacto semi-rígidas ou rígidas. 2º Outra forma de tratamento do ceratocone é tratar a patologia, isto é, recorrendo à cirurgia, nomeadamente, através da colocação de anéis corneanos no estroma da córnea de modo a modificar a sua curvatura, obtendo assim melhora na qualidade de vida.

Ceratocone é uma doença degenerativa hereditária da córnea, não inflamatória, progressiva e assimétrica. A córnea perde a forma esférica, tornando-se pontuda e cada vez mais fina na região do cone levando à redução da visão. Pacientes alérgicos com hábito de coçar os olhos tem mais chance de desenvolver ceratocone na adolescência. O diagnóstico é realizado com a topografia e tomografia corneana. O exame oftalmológico deve ser anual ou semestral. O tratamento é realizado com óculos, lentes de contato, implante de anel estroma, crosslinking da córnea e por último com o transplante de córnea.

Renato Garcia

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

Nos casos de ceratocone, realizamos uma boa refração (medida dos graus do paciente), sem pressa, detalhada e que, em muitos casos, é suficiente para dar boa visão aos pacientes. Nos casos em que os óculos não dão boa visão, fazemos a adaptação de lentes de contato especiais (rígidas gás-permeáveis), para melhora da visão do paciente. Caso haja evolução do ceratocone, realizamos o crosslinking corneano, tratamento que interrompe a progressão da doença. Para diminuição do astigmatismo, é possível a realização de implante de anel intra-estromal (Anel de Ferrara, por exemplo). Em casos avançados, quando nada funcionou, o transplante de córnea está indicado.

Fernando Zeitounian

Oftalmologista

São Paulo


Ceratocone é uma doença que acomete pequena parte da população, e se desenvolve entre os 10 e 30 anos de idade. É uma alteração no formato da córnea. Ela se torna fina e deformada. Em grande parte dos casos são pacientes com alto grau de miopia. Pode causar um astigmatismo tão intenso que não haverá correção da visão com óculos. A doença atinge ambos os olhos em mais de 90% dos casos. Porém, de forma assimétrica, ou seja, um dos olhos pode ser mais afetado. O objetivo do tratamento é permitir uma melhora da visão com óculos, lentes de contato, anéis intracorneanos ou transplante de córnea. A cura do ceratocone ainda não existe. Porém, é possível parar sua progressão com o crosslinking.

Ana Paula Canto

Oftalmologista

Curitiba

Agendar uma visita

Doença degenerativa da cornea detectado ainda na infancia pelo exame de Pentacam o tratamento convencional e feito atraves do cross linking de colageno, tecnica invasiva e dolorosa , nos aqui no Oftalmocenter utilizamos um aparelho moderno chamado de AVEDRO que tornou o tratamento mais rapido(menos de 10 minutos) indolor. Tambem como o implante de aneis intraestromais para melhor corrigir o astigmatismo

Saiba mais sobre Ceratocone, uma doença rara caracterizada pela alteração na forma da córnea que induz a uma redução da visão. Descubra os sintomas e o tratamento mais moderno para a Ceratocone.

Flavio Sartori Junior

Oftalmologista

Cosmópolis


Especialista referencia Ceratocone. Diagnóstico e tratamento com adaptação de lentes especiais ou se necessário através de moderna técnica cirúrgica de Cross linking. Trata-se de uma alternativa segura e com excelente histórico de benefícios para os pacientes. Artigos demonstram que essa técnica possui uma efetividade acima de 93%.

O ceratocone é uma doença `que deforma a Córnea, a lente transparente externa do olho, como a lente de fora de uma maquina fotográfica. Doença genética, ou seja, do nosso "manual de instruções" do corpo o DNA. Doença muito frequente e que pode ter mais pessoas na família com o problema, sendo importante investigação familiar quando alguém tem a doença. Os tratamentos modernos como o Crosslinking, para "congelar" e parar a progressão da doença, o anel intraestromal corneano para diminuir a deformidade de córnea e as lentes de contato para melhorar a visão. Quando nada disso funciona, temos o transplante de Córnea, o mais realizado no mundo e o que melhor tem resultado e mais tempo dura.

É uma doença degenerativa da córnea que faz com que esta se torne irregular e com isso a visão vai ficando borrada. O tratamento depende de diversos fatores, e envolve desde o controle de doenças predisponentes até a melhora da visão com óculos, lentes ou cirurgia.

Além da adaptação de lentes rígidas para ceratocone, oferecemos LENTES ESCLERAIS, que permitem conforto e uma boa qualidade visual, mesmo em casos avançados de ceratocone. É fundamental que se evite a progressão, realizamos mapas diferenciais da topografia, permitindo detecção de minimas progressões, que uma vez detectada, será tratada adequadamente. Com os avanços atuais nos exames, lentes e tratamentos como crosslinking, implante de anel e mesmo na técnica do transplante de córnea, é possível manter uma boa qualidade visual, mas para isso, o cuidado é essencial.

Michel Rubin

Oftalmologista

Curitiba

Agendar uma visita

O Ceratocone é uma alteração degenerativa da córnea, que acomete pessoas que possuem alguma predisposição genética associado ao ato de coçar os olhos. Geralmente os pacientes têm uma qualidade de visão ruim com óculos, e o grau aumenta com maior frequência. Hoje temos o que há de mais moderno para o diagnóstico precoce do Ceratocone, que é a tomografia de córnea e também o que que ha de mais moderno no mundo em termos de tratamento: lentes de contato esclerais, crosslinking, implante de anel intraestromal corneano ( Ferrara), através do laser de femtosegundo e transplantes lamelares que são aqueles com risco reduzido de rejeição.

Rodrigo Paolini

Oftalmologista

Goiânia

Agendar uma visita

Doença que afeta a córnea e leva à miopia e ao astigmatismo de alto grau, com mudanças de grau em um curto período de tempo. Essa doença afina e encurva a córnea. É comprovado que o ato de esfregar os olhos pode causar afinamento corneano em pacientes predispostos, aumento o ceratocone. Surge com maior frequência na adolescência. O principal sintoma é visão borrada. Uma das possibilidades de cura é o transplante de córnea, mas não há garantias e é indicado em casos extremos pelos riscos. A principal possibilidade de que evita a progressão do ceratocone chame-se crosslinking e associa a riboflavina com radiação ultravioleta, evitando a progressão e o transplante de córnea na maioria dos casos

Bruno Botton

Oftalmologista

Santa Maria


Ceratocone é uma doença que logo de início, quando a pessoa recebe o diagnóstico, assusta muito. Alguns colegas não tem tato para explicar no que consiste. É uma doença que pode dar uma baixa de visão importante sim, devido à deformidade que provoca na córnea, mas podemos melhorar muito a qualidade visual e também a qualidade de vida do paciente, com o uso de lentes de contato especiais por exemplo, e muitas vezes com o próprio uso de óculos em alguns casos. Infelizmente não conseguimos reverter o que já ocorreu. Mas podemos evitar a progressão do ceratocone, além de melhorar a visão para exercer as atividades do dia a dia com facilidade.

O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana. O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Tratamento: óculos, lente de contato, anel, Cross link.

Jarbas Pereira De Macedo

Oftalmologista

Rio Verde


Ceratocone é uma doença da córnea que cursa com o afinamento e fragilidade da mesma. Causa, geralmente, baixa na acuidade visual em virtude de um alto grau de astigmatismo. Desconfiamos de ceratocone nos pacientes que mesmo com uso de óculos não conseguimos corrigir a visão de forma perfeita. Nesses casos podemos usar lentes de contato, cirurgias de implantes de anéis (melhorando a curvatura da córnea) e em apenas 5 a 10% dos casos indicamos cirurgia de transplante de córnea. Quando notamos a progressão da doença, necessita fazer um tratamento cirúrgico de crosslinking. A grande maioria dos casos são tratados com óculos ou lentes de contato.

Ceratocone é uma doença da córnea que se inicia na puberdade/adolescência. A córnea afina e fica mais curva, gerando graus altos de miopia e astigmatismo. O seu principal fator desencadeante é o ato de coçar os olhos (tem muita associação com alergia ocular). Uma vez detectada a progressão da doença deve ser realizado o crosslinking, através do qual endurecemos a córnea e assim interrompemos esse processo. É muito importante também os pacientes não coçarem os olhos. Para melhorar a visão no ceratocone seguimos os seguintes passos: 1 - óculos 2 - lentes de contato 3 - anel intraestromal 4 - transplante de córnea. Até 20% dos pacientes podem precisar de transplante de córnea no ceratocone.

Rodrigo Reis De Oliveira

Oftalmologista

Salvador


Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato (com aspecto de cone) e a espessura corneana. O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia e coceira. Normalmente inicia-se na adolescência e se não tratada a tempo pode evoluir, em alguns casos, para o transplante da córnea. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a tomografia e topografia de córnea. O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente.

Filipe Gasparin

Oftalmologista

Uberlândia

Agendar uma visita

Doença de caráter hereditário, caracterizada pela falencia biomecanica crônica da córnea, que evolui c/ encurvamento e afinamento progressivos ocasionando baixa visual devido a miopia e astigmatismo elevados. Geralmente, inicia-se na adolescencia, podendo estabilizar na 4* década de vida. Coçar os olhos constitui um fator de risco importante. Inicialmente, óculos corrigem de forma satisfatória a acuidade visual. Em casos mais avancados, lentes de contato (lc) especiais podem proporcionar boa visão com conforto. Cirurgia de implante de anel corneano intra-estromal está indicada em casos selecionados, quando óculos ou lc não oferecem mais visão satisfatória. Cxl na doença em progressão.

Rosane Corrêa

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O ceratocone é uma doença associada a um alto astigmatismo irregular e afinamento da córnea, tendo grande relação em grande parte dos pacientes com a conjuntivite alérgica e a coceira dos olhos. Pode ser suspeitada em pacientes com alterações muito frequentes de grau ou visão embaçada. Temos os exames específicos para o diagnóstico e acompanhamento desta alteração em nosso consultório.

Juliana Rosa

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A deformidade da superfície da córnea gera alterações na capacidade dos olhos de formar imagens. O ceratocone é uma das doenças que causam a deformidade das córneas. Embora exista uma causa genética e haja uma forte relação entre doenças alérgicas e o ceratocone, ainda não se sabe bem ao certo sua origem. O atrito frequente do cocar dos olhos costuma ser determinando para que a doença progrida. O tratamento hoje envolve desde o cross linking do colágeno da córnea, que estaciona a doença, passando por uso de lentes de contato, implantes de anéis corneanos, lasers para corrigir a superfície ocular e até transplante de córneas lamelar.

Jose Henrique Casemiro

Oftalmologista

Cascavel


Disponibilizo ao meu paciente, toda a minha experiencia adquirida no tratamento e acompanhamento do ceratocone. Desde a prevenção até a busca incessante da melhora da visão desses pacientes que tanto sofrem por não conseguir enxergar. Utilizo toda a tecnologia ao nosso favor com o intuito de atingir o máximo de melhora dentro das possibilidades. Tenho um tratamento humano com meus pacientes e me dedico com toda a minha forca para ajudá-los.

Entre em nosso site e saiba tudo sobre Ceratocone: Nossa Campanha Violet June será anual e teremos muitas novidades. Agradecemos a todos os nossos parceiros e instituições. "Não coce e nem esfregue os olhos. O ato de coçar prejudica a visão!" Educação ao paciente e atendimento humanizado.

Renato Ambrosio Junior

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Ceratocone é uma patologia corneana em que a córnea assume um formato cônico . É geralmente bilateral, assimétrica e progressiva até terceira década de vida. Apresenta maior incidência em familiares, sem um padrão genético bem definido. A principal queixa dos pacientes consiste em visão borrada  e muitas vezes prurido ocular, este deve ser evitado pois pode acelerar o desenvolvimento da doença corneana. Exames complementares tem grande importância para classificação da doença. O tratamento (clínico ou cirúrgico) deve ser individualizado para cada paciente, sendo muito importante o tratamento do prurido ocular através de medidas comportamentais e colírios.

Thales De Paula

Oftalmologista

São Paulo


Ceratocone é uma doença caracterizada pelo aumento da curvatura e o afinamento corneano. Tem grande correlação com alergias oculares e o ato de coçar os olhos. O ceratocone geralmente é progressivo até cerca de 30 anos de idade resulta em altos graus de miopia e astigmatismo associado as aberrações ópticas que impedem a visão perfeita com uso de óculos. O diagnóstico e acompanhamento são feitos através da topografia e paquimetria corneanas. Como opções de tratamento tem se as lentes de contato que permitem a visão perfeita e os tratamentos cirúrgicos para estabilização e tratamento das deformidades que são o anel intraestromal, crosslinking e o transplante de córnea.

Afrânio Carvalho

Oftalmologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Doença que causa perda visual progressiva pela distorção da córnea, lente mais externa do nosso olho. Se detectada precocemente sua evolução pode ser interrompida (cross-linking) e a perda visual recuperada com uso de óculos, lentes de contato, implante de anel ou transplante de córnea.

Guilherme Gubert Müller

Oftalmologista

Curitiba


é uma doença que acomete os dois olhos, porém apresenta -se de diferentes estágios entre um olho e outro, aparece na juventude. Seu diagnóstico é clinico com suporte de exames complementares como a topografia e o Pentacam para avaliação do estágio da doença, bem como seu acompanhamento.

Andréia Lima Lopes

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Ceratocone é uma doença que acomete a córnea podendo causar baixa importante de visão se não tratada corretamente. É hereditária (importante pesquisar entre familiares próximos) e bilateral. A córnea torna-se irregular e fina, podendo ser progressiva. Com os tratamentos disponíveis atualmente é possível atingir excelente visão e parar/limitar sua progressão.

Renata Tavares Silva

Oftalmologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

É uma doença da córnea que ocorre com bastante frequência na população. A córnea é uma "lente natural", responsável por mais da metade do “grau” que temos em nossos olhos. Em pessoas com ceratocone, a córnea apresenta um abaulamento e um aumento da sua curvatura, ocasionando bastante distorção da visão. Atualmente, com os modernos meios de diagnóstico, é possível identificar a doença em estágio inicial, e acredita-se que seja ainda mais prevalente do que se pensava há alguns anos. Geralmente tem início na puberdade, e apresenta tendência a progredir com o passar dos anos. A causa da doença é determinada principalmente pelo ato de coçar os olhos, associada a uma predisposição genética.

Ruy Rafael Fernandes Miorim

Oftalmologista

Porto Alegre


O ceratocone é uma doença que se caracteriza por afinamento e aumento de curvatura da córnea, levando ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular. Nos casos mais avançados, pode haver acentuada baixa da acuidade visual causada por aberrações ópticas que não são corrigidas com óculos. O tratamento consiste em estabilizar a doença, caso ainda esteja em evolução, e tentar devolver boa acuidade visual ao paciente. A estabilização se faz através do procedimento Crosslinking e a visão do paciente pode ser melhorada através de óculos, lentes de contato, anéis intracorneanos ou transplante de córnea.

Elisa Martins

Oftalmologista

Recife


Ceratocone é uma doença que acomete a Córnea, gerando uma deformidade anormal nessa importante lente do globo ocular. O resultado disso é o aparecimento de graus elevados de miopia e astigmatismo, levando a redução na acuidade e distorções na visão.

Claudio Picosse

Oftalmologista

Uberlândia

Agendar uma visita

Quando uma pessoa descobre que é portadora de ceratocone,uma das primeiras coisas que ele enfrenta é entender,o que é ceratocone? Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva da córnea, que afeta o formato (com aspecto de cone).Apesar das causas do ceratocone ainda não serem totalmente determinadas,acreditam que associações á processos alérgicos e ao hábito de coçar dos olhos constantemente e fatores genéticos,serem agravantes para o processo evolutivo e avanço da doença.Em mais de 90% dos casos o ceratocone acomete os dois olhos,entretanto,um dos olhos geralmente é mais afetado que o outro.O ceratocone geralmente aparece na adolescência ou em adultos jovens e progride até 40 anos.

Consiste numa doença que promove o encurvamento da córnea, causando um aumento progressivo do grau e uma diminuição da visão. Hoje temos diversos tratamentos, como óculos, lente de contato, anel corneano, cross link e transplante de córnea.

Dr Thiago Lima

Oftalmologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Ceratocone?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.