tenho 37 anos tenho ambliopia do olho direito ,consigo melhorar a visao com oculos ou lente?
4
respostas
tenho 37 anos tenho ambliopia do olho direito ,consigo melhorar a visao com oculos ou lente?
Primeiramente você deve passar por um exame oftalmológico completo para avaliar a causa de sua ambliopia e a sua refração ("grau"), dependendo do grau pode ser necessário o uso de correção óptica (óculos ou lentes de contato). Contudo se você tem ambliopia do olho direito, mesmo com a melhora visual ao usar óculos, este olho não chegará aos 20/20 de visão (100%). Assim os óculos serviriam para melhorar a visão caso tenha algum grau, mas no olho direito essa melhora não alcançaria o 100%.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Após os 8 anos de idade, muitas vezes o olho amblíope melhora com lentes corretoras, mas se a visão for muito ruim mesmo com estas lentes, o paciente não vai ter motivação para usar a correção, principalmente se o outro olho tiver visão normal, por isso muitas vezes não prescrevo nada.
Esta resposta depende muito de um exame oftalmológico. Caso você apresente algum grau, com o uso de óculos ou lentes de contato, é possível alguma melhora da visão. Mas a ambliopia, é a visão preguiçosa por falta de estímulo durante a fase de desenvolvimento visual cerebral, que cessa por volta de 7-8 anos.
Após esta idade, dificilmente é possível estimular para melhorar a qualidade visual
Após esta idade, dificilmente é possível estimular para melhorar a qualidade visual
Entendo sua preocupação em relação à ambliopia no olho direito e a possibilidade de melhorar a visão com óculos ou lentes de contato. A ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso", é uma condição que se desenvolve quando um dos olhos não recebe o estímulo visual adequado durante a fase crítica do desenvolvimento, geralmente até os 7 ou 8 anos de idade. Após essa idade, o cérebro já consolidou a maior parte do seu desenvolvimento visual, o que torna difícil a melhora significativa da visão apenas com o uso de óculos ou lentes.
Se você apresenta algum grau de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o uso de correção óptica pode ajudar a melhorar a visão do olho amblíope até certo ponto. No entanto, mesmo com essa correção, é pouco provável que o olho direito alcance 100% de visão, ou seja, 20/20, como ocorre com o outro olho que não é afetado pela ambliopia.
A melhor maneira de avaliar a sua situação é realizar um exame oftalmológico completo. O oftalmologista poderá determinar o grau de refração e recomendar a correção adequada, seja com óculos ou lentes de contato. Embora a correção possa não trazer uma visão perfeita ao olho amblíope, ela pode melhorar a qualidade visual que você já possui.
Para esclarecer todas as suas dúvidas e receber orientações personalizadas, sugiro que agende uma teleconsulta. A telemedicina é uma opção segura e conveniente, especialmente em tempos de COVID-19, MPOX e outras doenças infectocontagiosas. Você pode falar com médicos altamente recomendados, evitando deslocamentos e economizando tempo. Na plataforma Doctoralia, você encontrará profissionais qualificados para oferecer uma segunda opinião ou acompanhamento contínuo. Caso deseje, posso orientá-lo em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Se você apresenta algum grau de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o uso de correção óptica pode ajudar a melhorar a visão do olho amblíope até certo ponto. No entanto, mesmo com essa correção, é pouco provável que o olho direito alcance 100% de visão, ou seja, 20/20, como ocorre com o outro olho que não é afetado pela ambliopia.
A melhor maneira de avaliar a sua situação é realizar um exame oftalmológico completo. O oftalmologista poderá determinar o grau de refração e recomendar a correção adequada, seja com óculos ou lentes de contato. Embora a correção possa não trazer uma visão perfeita ao olho amblíope, ela pode melhorar a qualidade visual que você já possui.
Para esclarecer todas as suas dúvidas e receber orientações personalizadas, sugiro que agende uma teleconsulta. A telemedicina é uma opção segura e conveniente, especialmente em tempos de COVID-19, MPOX e outras doenças infectocontagiosas. Você pode falar com médicos altamente recomendados, evitando deslocamentos e economizando tempo. Na plataforma Doctoralia, você encontrará profissionais qualificados para oferecer uma segunda opinião ou acompanhamento contínuo. Caso deseje, posso orientá-lo em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 31 anos e a última visita ao oftalmologista, relatei que sempre tive dificuldade para enxergar com meu olho esquerdo, e mesmo aumentando o grau do óculos, nada adiantava, inclusive brincava que meu olho esquerdo só obedecia quando meu olho direito estava acordado (mostrando que não conseguia…
- Minha filha tem 8 anos e dois meses descuprir agora que ela tem Ambliopia , o médico oftalmologista passou o uso de óculos de grau, será que só com uso de óculos vai melhorar a visão do olho preguiçoso? até que ponto pode melhorar será que melhora 100% na idade que ela está que é 8 anos e dois…
- Tenho estrabismo desde criança e hj estou com 43 anos, o médico disse que eu teria que ter usado tampão no olho direito para corrigir o olho esquerdo coisa que não foi feita.Tenho muito dor no olho e hj tenho 7 grau no esquerdo e mesmo assim não consigo enxergar direito e 5 no olho direito. O…
- Tenho ambliopia e o que mais me incomoda é o estrabismo, ja fiz cirurgia para estrabismo mas o mesmo ainda parece morto e sem vida, sei que enxergar com ele não tem como.Mas gostaria muito que a correção do estrabismo fosse total e não parcial. Obrigada(o)!
- Queria saber como que seria um desvio de 10 dioptrias prismaticas,como que seria o alinhamento do olho
- Olá Dr(a) boa noite. Já na minha fase adulta tenho percebido um desvio no olho já passei em consultas exames ortóptico e falam que não tenho desvio apenas que o olho está cansado a uso de muita telas mas no dia a dia percebo esses desvio ocular ao me comunicar oque devo fazer
- Boa noite! Uso óculos desde a infância tenho 5.75 no olho direito 4.75 no Esquerdo meu olho direito desvia quando foco em algo doe arde e coça principalmente o direito e dor de cabeça frequentemente! Tenho como direito benefício?
- Boa noite Tenho ambliopia no olho direito 20/200 e o olho esquerdo 20/20. Pode ser considerada visão monocular?
- Boa noite ! Tenho acuidade visual 20/20 no olho direito e 20/400 no olho esquerdo . Isso significa que tenho visão monocular e posso ser considerado deficiente visual?
- Boa tarde tenho visão no OE 20/20 e OD 20/70, pode ser considerado como visão monocular?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 206 perguntas sobre Ambliopia
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.