Tenho 40 anos e com minha esposa estamos na tentativa de engravidar. Há 2 anos fiz o espermograma qu

Tenho 40 anos e com minha esposa estamos na tentativa de engravidar. Há 2 anos fiz o espermograma que teve resultado normal. Nesse período descobri a hipertensão e comecei o tratamento contínuo com valsartana + hidroclorotiazida + anlodipino, o qual tomo exatamente há 2 anos. Repeti o espermograma recentemente e deu muito alterado, com baixíssima contagem e pouca motilidade. Recebemos inficação para Fertilização in Vitro. Meus hábitos de saúde são bons, sem tabagismo, não consumo álcool, boa alimentação. Essa medicação pode ter interferido na qualidade do sêmen? Existe medicação hipertensiva que diminua esses efeitos colaterais?

1 resposta


Boa tarde. A princípio não justificaria uma queda tão acentuada. Uma avaliação é ideal para entender a real causa dessa alteração.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.