Tenho 46 anos , a um ano ou mais , não me recordo que não menstruo mais , tive relação e não usei na
2 respostas
Tenho 46 anos , a um ano ou mais , não me recordo que não menstruo mais , tive relação e não usei nada de prevenção ..corro o risco de engravidar?
Desde já agradeço
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Acima dos 40 anos até os 65-70 anos, você está no climatério. Dentro do climatério, existirá um dia que você completará 1 ano sem menstruar. Este é o dia da sua menopausa. A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre 48 e 52 anos.
A menopausa é o fim da fase reprodutiva da mulher. O risco de gravidez é nulo ou zero.
A menopausa não é uma doença e não precisa ser encarada como tal. A menopausa não precisa ser tratada. Entrar na menopausa não significa a necessidade de entrar com hormônios. É uma fase normal de toda a vida da mulher. No entanto, a menopausa cirúrgica ou mesmo a natural pode ser acompanhada por sintomas como calores, alteração da libido, ressecamento vaginal, dor na relação, alteração na pele, alteração do humor e do sono, etc.
O hormônio poderá melhoras calores, humor, sono, pele, libido, ressecamento vaginal, alem de evitar a osteoporose, doenças cardiovasculares e até câncer colorretal.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações
Faça os seus exames periódicos e de rotina.
O ginecologista tem a função de prevenir diversos problemas de saúde e promover saúde. Na consulta, o médico consegue prevenir câncer de colo uterino, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de ovário, câncer de endométrio, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, alterações do colesterol, distúrbios da tireóide, infeccoes sexualmente transmissíveis, transtornos do humor, etc. Serão identificados hábitos nocivos como tabagismo, etilismo e sedentarismo. As atividades físicas e os hábitos animais saudáveis serão estimulados. A anticoncepção e reposição hormonal serão discutidas.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muito provavelmente você está na menopausa, pela idade e pelo ano inteiro sem menstruar. Neste caso não há risco de engravidar. Mas há risco de contrair doenças. Faça seus exames de rotina, cuide-se.

Especialistas

Ana Paula Lopes Lima

Ana Paula Lopes Lima

Ginecologista

Osasco

Rafael Zanotto

Rafael Zanotto

Ginecologista

Patos de Minas

Dark Rocha

Dark Rocha

Ginecologista

Posto Da Mata

Dra Dark Rocha

Dra Dark Rocha

Ginecologista

Posto Da Mata

Marianne Costa Soares

Marianne Costa Soares

Ginecologista

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 252 perguntas sobre Menopausa

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.