Tenho 48 anos e fiz uma lesão quase total no tendão de Aquiles há 10 meses. Não fiz a cirurgia. Faço

2 respostas
Tenho 48 anos e fiz uma lesão quase total no tendão de Aquiles há 10 meses. Não fiz a cirurgia. Faço regularmente a fisioterapia e fortalecimento muscular seguindo a orientação médica. Porém, sinto dores ainda e não tenho a mesma marcha, ando mancando. E minha panturrilha é muito mais fina. Se eu operar agora posso melhorar ou devo ficar com essas sequelas para sempre?
Dr. Vitor Miranda
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
O tratamento conservador da lesão do tendão de Aquiles é bem sucedido desde que haja resposta positiva aos estímulos da reabilitação. Atualmente os protocolos de reabilitação são mais agressivos, com carga precoce e ganho acelerado do movimento. Mesmo assim, para pacientes jovens (sub 60) ativos e saudáveis, a melhor opção é a cirurgia associada ao citado protocolo de reabilitação.
No seu caso, pelas informações relatadas, me parece ser uma resposta inadequada à reabilitação. Com 10 meses o/a paciente geralmente já tem uma marcha normal e muito pouca dor. Claro que não tenho todas as informações necessárias para indicar ou rechaçar uma cirurgia pra você, mas posso afirmar que muito provavelmente você é, sim, candidato a operar para amenizar as sequelas.
Meu conselho é que você procure um/uma especialista em Cirurgia do Pé.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Miguel Fernando Ferreira da Silva
Ortopedista - traumatologista
Brasília
Partindo do princípio que vc fez fisioterapia e reabilitação com fortalecimento muscular à contento, o mais provável é que o tendão tenha cicatrizado com algum alongamento e por isso vc está mancando. Sugiro procurar especialista em Cirurgia do Pé para averiguar essa hipótese e sanar o problema para parar de mancar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.