Tenho 48 anos e não menstruou a dois meses,sinto muito enjoo,cólicas todos os dias e muita dor nas

3 respostas
Tenho 48 anos e não menstruou a dois meses,sinto muito enjoo,cólicas todos os dias e muita dor nas costas,são sintomas de climatério?
Dr. José Alexandre Portinho
Ginecologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Os sintomas de enjoo e dores nas costas não são característicos de menopausa. O atraso da menstruação por dois meses pode caracterizar a menopausa, mas antes deve ser afastado a possibilidade de gravidez. Para tirar a dúvida, é importante fazer exames de sangue incluindo a dosagem de beta-HCG e outras dosagens hormonais no sangue, além de ultra-sonografia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O climatério é uma fase da vida da mulher entre os 40 e 65 anos. No meio deste período, tem um dia que você completará um ano sem menstruar que é o dia da menopausa.
A gravidez aos 48 anos é muito rara mas deve ser descartada, principalmente se você teve relações sexuais desprotegidas.
A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é importante para o diagnóstico da proximidade da menopausa. Você tem calores, ressecamento genital, redução da libido, alteração do humor e do sono, alterações da pele e cabelo, etc. Você pode estar se aproximando da menopausa.
Agende a sua consulta com o seu médico. A consulta com o ginecologista é importante para o diagnostico de patologias que acometem a mulher nesta faixa etária como câncer de mama, câncer de cólon, câncer de colo uterino, osteoporose, obesidade, diabetes, alterações do colesterol, doenças cardiovasculares, etc.
Se os sintomas do climatério forem intensos, a reposição hormonal pode ser possível.
Dr. Everaldo Porto Cunha
Ginecologista
São Bernardo do Campo
Olá
O climatério é uma fase crítica na vida da mulher. Começa alguns anos antes da menopausa e perdura até a senilidade.
A maioria das mulheres entra na menopausa (última menstruação da vida da mulher) por volta dos 50 anos de idade, porém alguns sintomas já são sentidos 2 a 4 anos antes. Irregularidades menstruais, ondas de calor, alterações do humor e secura vaginal são muito referidos pelas pacientes neste período da vida.
O diagnóstico, como tudo, exige um acolhimento atencioso do médico, exame físico minucioso e alguns exames complementares. O tratamento, sempre individualizado, é eficaz, seguro e vai melhorar o seu bem estar e a sua qualidade de vida.
Consulte o seu ginecologista, ele pode lhe ajudar.

Especialistas

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Fernanda Pedroni Lajner

Fernanda Pedroni Lajner

Ginecologista, Mastologista

Barueri

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Tatiana Ruiz

Tatiana Ruiz

Nutricionista

São Paulo

Ana Lívia Monte de Albuquerque

Ana Lívia Monte de Albuquerque

Ginecologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 784 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.