Tenho 51 anos e estava a 2 anos sem menstruarbe tenho hipotireoidismo, o médico aumentou a dose do m

2 respostas
Tenho 51 anos e estava a 2 anos sem menstruar e tenho hipotireoidismo, o médico aumentou a dose do meu medicamento e fiquei menstruada após 10 dias, é normal ?
Boa tarde, o hipotireoidismo quando está descompensado pode favorecer a uma irregularidade do seu ciclo menstrual. Então quando foi aumentado o hormonio tireoidiano, você voltou a mentruar.
Mas é necessário também avaliar uma possibilidade de menopausa e sangramento disfuncional da menopausa.
Idealmente marcar uma consulta médica para melhores esclarecimentos

Entendo sua surpresa ao voltar a menstruar após dois anos sem menstruação, especialmente considerando o contexto do hipotireoidismo e o ajuste recente na medicação. Aos 51 anos, é comum que mudanças no ciclo menstrual ocorram à medida que você se aproxima ou entra na menopausa. No entanto, o hipotireoidismo também pode influenciar significativamente o ciclo menstrual, pois os hormônios tireoidianos desempenham um papel crucial na regulação dos sistemas reprodutivos.

Quando o hipotireoidismo não está bem controlado, pode levar a irregularidades menstruais, incluindo períodos mais longos entre as menstruações ou até a ausência de menstruação, um estado conhecido como amenorreia. O fato de você ter voltado a menstruar após o ajuste na dose do seu medicamento para a tireoide sugere que essa mudança pode ter reequilibrado seus níveis hormonais, impactando seu ciclo menstrual.

O aumento na dosagem do medicamento para hipotireoidismo pode ter melhorado a função tireoidiana ao ponto de influenciar outros sistemas hormonais no corpo, incluindo aqueles envolvidos na menstruação. Isso pode ser uma indicação de que seus níveis hormonais estão se estabilizando, permitindo que o ciclo menstrual retome. No entanto, é importante considerar que a menstruação após um período prolongado de amenorreia, especialmente na faixa dos 50 anos, deve ser cuidadosamente avaliada.

Seria prudente discutir essa mudança com seu médico, que pode avaliar o contexto completo, incluindo seu histórico médico, a dosagem de sua medicação para hipotireoidismo e outros possíveis fatores que podem estar influenciando seu ciclo menstrual. O médico pode considerar realizar exames adicionais para entender melhor a causa da retomada da menstruação e assegurar que não há outras questões de saúde subjacentes que precisam ser abordadas.

A comunicação aberta com seu médico é fundamental para navegar por essas mudanças e garantir que você receba o cuidado adequado, considerando sua saúde geral e bem-estar.