Tenho 53 anos e ultimamente tenho gaguejado quase toda vez que vou conversar, minha.mandibula parece

17 respostas
Tenho 53 anos e ultimamente tenho gaguejado quase toda vez que vou conversar, minha.mandibula parece que treme, é uma sensação horrível e estou me sentindo muito mal com isso, muitas vezes prefiro ficar calada para não passar vergonha, sou tímida e tenho muita ansiedade por tudo que vou fazer.
Alguém me ajuda?
Grata
Vânia Lúcia
Olá. A gagueira pode ocorrer durante o desenvolvimento infantil, após traumatismos ou derrames e por motivos psicológicos. A gagueira psicogênica, é um distúrbio psicológico que influencia na fala por reação ao estresse, a ansiedade, baixa auto estima, por reações a diferentes sentimentos como o medo, insegurança, timidez e outras. Desta forma, torna-se um ciclo automático, viciante: fica nervosa porque gagueja e gagueja por estar nervosa. A psicoterapia ajuda a reconhecer os fatores estressantes e a lidar com as sensações ou sintomas desconfortáveis e, desta forma, o autoconhecimento proporciona melhora. Também existem protocolos e exercícios respiratórios e uma série de orientações fonoaudiológicas e psicológicas que auxiliam na diminuição dos sintomas. Sempre à disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95

Olá! Seria interessante procurar um fonoaudiólogo e até mesmo cirurgião-dentista para descartar qualquer problema físico, pode não ser somente ansiedade. Descartado a hipótese, recomendo que marque uma consulta com um Psicólogo.
Procure um fonoaudiólogo e um dentista.
Olá, Vânia Lúcia, espero que esteja bem ao receber esta mensagem. Vou responder a sua pergunta para além da problemática da gagueira, pois essa, me parece um sintoma secundário de algo mais forte em ti, o medo de socializar, de se comunicar e por traz disso, talvez, o medo de se expor, ser julgada e por traz disso ainda podem existir muitos outros fatores. Com isso, quero dizer que um sintoma é sempre uma pontinha do iceberg e necessitamos investigar mais profundamente. Outro ponto que me chamou muito a atenção, é que o gaguejar te deixa muito envergonhada, ao ponto de não querer mais conversar e isso é uma questão bem delicada, pois precisamos nos comunicar e parafraseando Darwin, quem não se mistura, não evolui. Precisamos de interações humanas fortes para tocar a vida e tenho certeza de que você possui muitas coisas bacanas a dizer! Sigo à disposição para conversar, da maneira que for possível.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá Vânia, espero que essa mensagem possa lhe ajudar!
Importante saber se isso já lhe aconteceu antes, ou é algo novo que vem acontecendo; outra questão é se isso acontece em qualquer situação, ou é com pessoas e locais específicos. Você disse que tem ansiedade e é tímida, mas mesmo assim seria necessário entender porque só agora está sentindo isso, se aconteceu algum fato que desencadeou isso, se passou por alguma situação que lhe traumatizou de alguma forma. Procure pensar sobre isso, faça uma análise. E claro que o processo de terapia pode te ajudar a compreender melhor tudo isso, além de te ajudar a diminuir sua ansiedade e melhor a sua autoconfiança. Fico à sua disposição caso queira conversar. Um abraço!
Oi Vânia,
O primeiro passo é verificar se há algo físico causando essa gagueira, pode ser com um dentista e\ou fonoaudiólogo.
O segundo passo é buscar ajuda através de uma psicóloga para juntas descobrir as questões emocionais que possam estar envolvidas nessa gagueira.
Estou a disposição!
Vania, um fonoaudiólogo e um dentista vão te ajudar. Talvez também seja precisa procurar ajuda de um profissional da área de Psicologia. Estou à disposição.
Olá Vânia, é muito importante ser avaliada por um grupo multidisciplinar que poderá esclarecer melhor suas dúvidas.
Entretanto gagueira pode se apresentar devido a diversas situações. Me coloco a disposição para apoia-la nesta situação.
Oi Vânia, tudo bem?
Averiguada qualquer possível causa orgânica com o seu médico de referência faz-se importante que inicies um tratamento psicoterápico. Sua gagueira pode ter relação com sua ansiedade e isso é tratável.
Fico a disposição caso queiras realizar seu tratamento comigo. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá Vânia!
Gagueira é uma disfunção da fala com origem psicomotora. Inclui também sentimentos como medo e ansiedade frente a comunicação oral.
Te indico uma avaliação/início do tratamento com um fonoaudiólogo.
Procure também um psicólogo. A psicoterapia ajudará você a identificar e lidar com o estresse, ansiedade, medo, baixa autoestima e autoconfiança. Não se intimide frente a gagueira. Quando possível procure palavras alternativas que sejam mais fáceis para você pronunciar.
Um abraço,

Olá, Vânia Lucia. Sinto muito que esteja passando por isso. A psicoterapia comportamental pode beneficiar você no sentido de ajudar você a identificar as situações onde isso mais ocorre. A partir dessa análise, se torna possível aplicar estratégias para aliviar a ansiedade, bem como esse sintoma. Recomendo também buscar ajuda com o fonoaudiólogo.
Olá, espero que esteja tudo bem com você.
É importante nesse momento buscar auxílio. Para a timidez e a ansiedade a psicologia é uma excelente ferramenta que leva benefícios à sua vida. Porém, é importante que você também procure um fonoaudiólogo e/ou um dentista para avaliar se existe alguma questão física (como você relatou essa espécie de tremor na mandíbula).
Olá!!! Sugiro antes realizar uma anamnese com um profissional e este irá lhe encaminhar para o(s) devido(s) especialista.
Olá Vânia, a gagueira é um fenômeno que pode ter diversas causas. Neste caso, como você já relata timidez e ansiedade, é recomendado um trabalho multi-disciplinar com um psicólogo, fonoaudiólogo e dentista. O ideal é que esta equipe trabalhe em conjunto para que possam te ajudar com assertividade.
Vânia, como você está?
Entendo seu sofrimento. A gagueira é um distúrbio complexo e multifatorial, e cada caso pode ter suas próprias causas específicas. O apoio de profissionais especializados em distúrbios da fluência, como fonoaudiólogos, é fundamental para avaliar e tratar adequadamente a gagueira, visando melhorar a fluência da fala e a qualidade de vida da pessoa afetada. Buscar um psicólogo também te ajudará a enfrentar as dificuldades emocionais que a gagueira vem ocasionando.
Oi Vânia, minha orientação é você fazer uma consulta com psicólogo para falar sobre suas inseguranças e medos e entender melhor o que está acontecendo. A avaliação de um fonoaudiólogo também é importante. Abraço
Que bom que está buscando ajuda para os problemas citados. Distúrbios da fala, como a gagueira, podem e devem ser tratados não apenas por fonoaudiólogo, mas também por psicólogo. O profissional mais indicado para lidar com sua ansiedade, porém, é o psicólogo. A questão que surge é: se você tivesse que escolher entre esses dois profissionais, para começar, qual deles escolheria? Se quiser falar comigo a respeito, estarei à sua disposição!