Tenho 54 anos e há 2 anos não menstruo. Há 10 dias comecei reposição hormonal com suprelle e fiquei

3 respostas
Tenho 54 anos e há 2 anos não menstruo. Há 10 dias comecei reposição hormonal com suprelle e fiquei menstruada e com cólicas. Estou preocupada. O que devo fazer?
Olá. No início da reposição hormonal, os sangramentos menstruais podem acontecer. Fique tranquila. Se você mantiver a reposição hormonal os sangramento irão parar, principalmente após o terceiro mês de uso.
Se os sangramento persistirem, as alterações uterinas deverão ser pesquisadas como mioma, pólipos, adenomiose, infecção, etc.
Na ausência de causa de sangramento, o seu médico irá reavaliar a sua reposição hormonal, composição e dose. Ele poderá optar por troca da sua reposição hormonal.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.

Primeiro lugar sempre avaliar e pensar sobre a indicação da terapia de reposição hormonal. Por que vc começou a utilizar a medicação? Qual o objetivo? Atualmente ainda temos muita controversa sobre as indicações, portanto cada paciente deve ser avaliada de forma individualizada. Por exemplo fogachos, ou calores noturnos, são típicos da menopausa. O ressecamento vaginal também pode incomodar, porém existem alternativas que podem resolver os problemas sem usar hormônios. O sangramento pós menopausa por si só deve ser sempre investigado com Histeroscopia diagnóstica e Ultrasom. Abrevie o retorno com o médico para reavaliar o tratamento e fazer exames.
O sangramento pode decorrer do início da terapia hormonal. Entretanto, existem outras causas de sangramento pós menopausa que devem ser investigados. Você deve retornar à sua ginecologista para uma avaliação.