Tenho 65 anos,sou diabética. Minha creatinina deu 1.2 , é preocupante ?

3 respostas
Tenho 65 anos,sou diabética. Minha creatinina deu 1.2 , é preocupante ?
Dr. Luiz Pais
Nefrologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! O valor da creatinina precisa ser ajustado para a idade e gênero através de uma fórmula que estima a taxa de filtração glomerular (TFG). Por esta fórmula, a sua TFG é estimada em 47 ml/min, ou seja, já existe uma certa redução da função renal. Mas, este não é o único parâmetro a ser avaliado. Precisam ser realizados outros exames. Considerando que o paciente com diabetes mellitus apresenta risco para desenvolvimento de doença renal (a nefropatia diabética), é recomendado avaliação por um Nefrologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O valor de creatinina de 1,2 pode estar ligeiramente acima da faixa normal. Com a calculadora do CKD-EPI de 2021, baseada em sua idade, gênero e creatinina, temos uma taxa de filtração glomerular (renal) estimada em 50 ml/min/1,73m2. O esperado seria que fosse acima de 60 ml/min/1,73m2.

O diabetes é a segunda causa, no Brasil, de doença renal crônica, então é muito importante acompanhar a função dos seus rins regularmente. Se o diabetes já foi diagnosticado há mais de 5 anos, então anualmente (no mínimo) é preciso avaliar a creatinina e a urina, para avaliar a existência de proteínas urinárias.

Felizmente, estamos numa época em que os tratamentos de prevenção para doença renal crônica evoluíram, e progressão pode ser controlada. Há mais alternativas, de acordo com estudos realizados na última década. Consulte um nefrologista para avaliação mais detalhada, e para prescrição de medicamentos nefroprotetores.

Espero ter ajudado! Dr. Vitor Godinho Rochinski.
Dra. Andressa Sona
Nefrologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, é necessário avaliar seu perfil de massa muscular, peso,se usa algum suplemento, que justifique um leve aumento da creatinina. Apenas a creatinina isolada não é preocupante, mas é importante avaliar se há perda de proteínas na urina também e se o controle glicêmico está adequado.

Especialistas

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Daniela Alberti

Daniela Alberti

Nutricionista

Chapecó

Josiane Buzachi

Josiane Buzachi

Nutricionista

Palmas

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Doença renal crônica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.