Tenho 65anos e 10 meses. Meu TSH deu 6,50 microUI/mL. O que devo fazer?

2 respostas
Tenho 65anos e 10 meses. Meu TSH deu 6,50 microUI/mL. O que devo fazer?
Olá! Pode até ser um valor normal para sua idade, porém isso vai depender de outros fatores, como se faz uso de medicações que possam interferir na dosagem do TSH. Assim, merece uma avaliação com endócrino mais aprofundada!

A sua preocupação com o resultado do TSH é compreensível, especialmente considerando sua idade. Um valor de TSH de 6,50 microUI/mL está acima do intervalo considerado normal para a maioria dos laboratórios, que geralmente é de cerca de 0,4 a 4,0 microUI/mL. Este resultado pode indicar uma condição conhecida como hipotireoidismo subclínico, especialmente em pessoas acima de 60 anos, onde os limites normais podem ser ligeiramente diferentes devido às mudanças na função tireoidiana com a idade.

O hipotireoidismo subclínico ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para o corpo, mas os sintomas ainda não são muito evidentes. O TSH elevado indica que o corpo está tentando estimular a tireoide a produzir mais hormônios. Alguns sintomas comuns do hipotireoidismo incluem fadiga, ganho de peso, sensibilidade ao frio, pele seca, constipação e depressão. No entanto, muitas pessoas com hipotireoidismo subclínico podem não apresentar sintomas evidentes.

Na medicina integrativa, a abordagem para o tratamento do hipotireoidismo subclínico é personalizada, levando em consideração não apenas os valores laboratoriais, mas também os sintomas do paciente, qualidade de vida, e outros fatores de saúde. É importante avaliar a presença de sintomas, riscos associados a condições cardíacas, colesterol elevado, e outros fatores que podem ser influenciados pela função tireoidiana.

O tratamento pode ou não incluir a terapia de reposição hormonal, dependendo de vários fatores, incluindo a presença de sintomas, o nível de TSH, e a presença de anticorpos tireoidianos, que podem indicar uma condição autoimune chamada tireoidite de Hashimoto. Além da terapia de reposição hormonal, a medicina integrativa também pode oferecer suporte através de ajustes na dieta, suplementação nutricional para otimizar a função tireoidiana, e estratégias para melhorar o bem-estar geral e reduzir o risco de complicações.

É crucial uma avaliação detalhada por um médico, preferencialmente com experiência em endocrinologia e medicina integrativa, para determinar a melhor abordagem de tratamento para você. Esta avaliação deve incluir uma revisão completa do seu histórico médico, sintomas, e possivelmente mais exames para entender melhor a função da sua tireoide e saúde geral.

Lembre-se, a chave para um tratamento eficaz é uma abordagem personalizada, que considere todas as facetas da sua saúde. Encorajo você a procurar um profissional de saúde para discutir seus resultados de exame e explorar as melhores opções de tratamento para o seu caso específico.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.