Tenho 80 anos com uma polimiosite crónica, velha e que tem vindo sempre a piorar. Não tenho força

3 respostas
Tenho 80 anos com uma polimiosite crónica, velha e que tem vindo sempre a piorar. Não tenho força nas pernas. Fiz tratamento com Rituximab, passados 15 dias repeti. No Inverno a sola dos pés gelava muito . Isto melhorou bastante, mas as pernas vão piorando. Devia fazer mais Rituximax?
Agr
Essa é uma pergunta que somente deve ser respondida pelo Sr. e seu Reumatologista.
Precisam determinar quais beneficios foram obtidos com o rituximabe e se ocorrera algum efeito indesejável. Se o balanço se mostrar mais positivo, faz sentido continuar.
Lembro que, em geral nos reumatismos, o rituximabe é utilizado em duas doses a cada seis meses, então há de se ter um intervalo mínimo de tempo para uma nova dose, independente dos resultados obtidos.

Somente o seu médico, que acompanha o seu caso, é quem pode te responder e prescrever tratamentos.
Olá, a maioria dos casos de polimiosite em que se indica o uso do Rituximab são apresentações bastante refratárias da doença. Nestes casos, quando já há otimização do tratamento realizado (ou seja, já se utiliza uma ótima forma de tratamento), e temos pacientes com longa evolução e sintomas persistentes, especialmente em idosos, há a necessidade real de se reavaliar a possibilidade de que o quadro não represente na realidade outros tipos de miopatias de origem degenerativa e inflamatória, destacadamente da miopatia com corpos de inclusão (IBM), e não da polimiosite. Recomendo em caso de dúvidas a avaliação de um médico neurologista especialista em doenças neuromusculares.