Tenho alterações de disposição, sono e animação. A maioria das vezes enfrento episódios melancólicos

24 respostas
Tenho alterações de disposição, sono e animação. A maioria das vezes enfrento episódios melancólicos que não me permitem fazer muita coisa, sinto pouco sono e pouca vontade de fazer qualquer coisa inclusive comer, sempre fico no celular me distraindo e outros dias fico bem mais empolgada, faço planos, quero estudar por horas, sinto vontade de fazer tudo, bastante fome e principalmente sono.
Isso é normal?
O padrão de alterações de disposição, sono e animação, e essas flutuações entre episódios melancólicos e momentos de empolgação, podem sugerir um quadro de oscilações de humor. Recomendo que você consulte um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para discutir esses sintomas mais detalhadamente. Um profissional pode avaliar sua situação de forma abrangente, levar em consideração diversos fatores e fornecer orientação personalizada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Se essas alterações já vem afetando sua rotina e atividades diárias sugiro uma avaliação com profissionais capacitados! Você não precisa dar conta disso tudo sozinha, procure ajuda!
Podem ser reações normais do nosso dia-a-dia. Quando estas alterações começam a afetar a trazer impactos negativos na nossa vida é hora de acender um alerta. Se esses episódios melancólicos trazem sofrimento intenso ou se esses momentos de empolgação são muito desorganizados talvez seja hora de buscar ajuda.
Recomendo, nesse momento, estabelecer uma ou duas atividades de rotina que seja possível pra você. Praticar um esporte ou ler um livro ou alguma atividade que lhe interesse. Tenha objetivos realistas.
Se iniciar qualquer atividade está sendo um desafio ou se as sensações de sofrimento persistirem é hora de buscar ajuda.
Olá. Se essas alterações estão afetando sua rotina, seu bem-estar físico, já que têm acarretado mudanças bruscas no sono e alimentação e causado sofrimento é um sinal de alerta de que algo não vai bem, pois se para você essa situação estivesse confortável não estaria se questionando, então diante dos sintomas e incômodos aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, uma avaliação do seu caso e havendo necessidade do trabalho conjunto com psiquiatra o profissional fará o encaminhamento. Estou à disposição para esclarecer maiores dúvidas!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
A interação entre seus episódios de disposição alterada, variações no sono e nos níveis de energia, sob uma análise complexa e profunda, revela um panorama que merece atenção sob as lentes da psicologia junguiana e da neuropsicologia.

Na perspectiva junguiana, essas flutuações podem ser vistas como manifestações externas de processos internos profundos. Jung acreditava que a psique busca naturalmente o equilíbrio e a totalidade através do processo de individuação, que envolve a integração de opostos dentro do self. Seus episódios melancólicos, por exemplo, podem ser interpretados como períodos de introspecção necessários, onde o inconsciente se torna mais acessível, trazendo à tona conteúdos reprimidos ou negligenciados para serem enfrentados e integrados. Em contraste, os períodos de maior animação e energia podem representar fases de extroversão, onde a expressão e a realização pessoal estão em destaque, possivelmente refletindo a ativação do seu arquétipo da persona, que está relacionado à forma como nos apresentamos ao mundo externo.

A alternância entre esses estados, embora possa ser vista como um mecanismo natural de busca por equilíbrio, pode se tornar disfuncional se levar a extremos que prejudiquem seu funcionamento diário ou seu bem-estar emocional. O trabalho terapêutico, nesse contexto, pode envolver o reconhecimento e a integração desses opostos, promovendo um maior entendimento de si mesmo e uma relação mais harmoniosa com os próprios ciclos internos.

Do ponto de vista neuropsicológico, essa alternância pode ser entendida em termos de dinâmicas cerebrais e neuroquímicas. Os estados de baixa disposição e energia podem estar associados a reduções na atividade de certos circuitos cerebrais ou à diminuição na disponibilidade de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que são críticos para a regulação do humor e da motivação. Por outro lado, os períodos de elevada energia e motivação podem envolver uma atividade aumentada nesses mesmos sistemas. Essas flutuações podem indicar uma vulnerabilidade a distúrbios do humor, como o transtorno bipolar, caracterizado por oscilações entre a depressão e a mania ou hipomania.

A importância de uma avaliação profissional detalhada não pode ser subestimada nesse contexto. Um especialista pode oferecer um diagnóstico preciso e elaborar um plano de tratamento que pode incluir terapia, mudanças no estilo de vida e, se necessário, intervenção farmacológica. A integração de abordagens terapêuticas pode ser particularmente benéfica, permitindo que você explore as dimensões profundas de suas experiências enquanto aborda os aspectos biológicos subjacentes.

Portanto, é essencial considerar essas experiências não apenas como "normais" ou "anormais", mas como sinais de processos mais profundos em jogo, que podem ser melhor compreendidos e gerenciados com o apoio adequado. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ser um passo crucial para navegar por essas complexidades, promovendo uma maior integração psicológica e um bem-estar mais sustentável.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Boa tarde. Para responder sua pergunta, penso que seja importante considerar seu momento atual, sua rotina... por exemplo. Entender sua história: isso acontece há muito tempo? Quando começou?
Além disso, pode ser pertinente uma avaliação médica para averiguar se há alguma alteração fisiológica.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 185
Poxa, que difícil essa instabilidade...Vc parece viver em uma montanha russa e não precisa continuar assim. Parece tbm saber que há algo errado com você . O que te falta para procurar tratamento?
Olá! Recomendo considerar a realização de um check-up clínico para descartar possíveis causas orgânicas que possam estar influenciando sua disposição. Às vezes, alterações hormonais podem desempenhar um papel significativo nesse aspecto. É muito importante fornecer ao corpo uma alimentação adequada, garantir uma boa noite de sono e praticar atividade física. Evitar passar muito tempo scrollando a tela do celular é fundamental, pois isso pode impedir você de movimentar o corpo, impactando negativamente no seu bem-estar e disposição. Além disso, considerar iniciar um acompanhamento psicológico pode ser benéfico para você. A psicóloga estará disponível para ouvir suas preocupações e fazer perguntas que o ajudarão a refletir sobre questões que podem não estar claras para você até o momento. Cuidar de si mesmo é essencial. Abraço!
Oi! Tentarei somar às respostas das colegas. O critério para saber se é normal ou não deve partir do quanto isso impacta a sua vida de maneira negativa. Embora as variações de humor sejam comuns, quando perturbam significativamente a vida, é necessária uma orientação profissional para compreender a sua causa do problema e a melhor forma de lidar com ele. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Pelo seu relato parece que você não está com disposição de fazer sua vida acontecer. Pode ser falta de vitamina, falta de desejo, pode ser até acomodação. Parece importante você olhar para tudo isto, se engajar e manter atividades que te tragam ânimo, como esporte, arte, algo que tenha a ver com você. Acredito também que terapia e exames médicos que descartem questões orgânicas podem ajudar bastante. Como você mesma não gosta da variação que relatas, vai ter que achar força para mudar. Humor não é destino.
Olá! Use o que você precisar de tempo em frente a tela com mais critério. Aproveite mais a luz do sol e considere fazer Terapia EMDR/Pain Management. è provável que você comece a ter outro tipo de experiência. Tudo de melhor!
Olá!
Como disseram alguns colegas, a oscilação de humor X apatia, podem sugerir um quadro de transtorno de humor, porém, não podemos descartar o uso das distrações como redes sociais. Ficar no celular "se distraindo" por muito tempo, leva a alguns prejuízos na atenção e a problemáticas relacionadas à liberação de hormônios de bem estar, como a Dopamina.

Procure iniciar a sua Psicoterapia, reduzir o uso das redes/telas e buscar formas de se distrair com a "vida real", observando seus gostos, seus Prazeres pessoais.

Olá. Sugiro avaliação clínica para investigar se há causa química e de natureza física causando as alterações de humor. Junto a isso, busque profissional de saúde mental para avaliar possibilidades emocionais.
Bom Dia!
Nenhum ser humano é estável o tempo todo. Somos feitos de emoções, sentimentos, comportamentos, pensamentos, vontades e hábitos emocionais. Somos a soma de múltiplos fatores, que influenciam nossas vidas - do lado de dentro e de fora.
A melancolia, por exemplo, é um estado de tristeza, muitas vezes vaga e difusa, sem uma causa claramente definida, que leva a pessoa a sentir desgosto e ter um olhar pessimista sobre os fatos. Já a euforia, ao contrário, é uma sensação de alegria intensa, contagiante e até mesmo exagerada.
É natural transitarmos entre um ou outro sentimento, no decorrer de um dia, semanas ou meses. Problemas de saúde, relacionamentos, desemprego, dificuldades financeiras, traumas, crises políticas, assim como uma promoção no trabalho, o nascimento de um filho, uma conquista muito desejada, uma vida familiar harmoniosa, têm impacto emocional em nossas vidas.
Claro, a duração e a intensidade deste impacto variam de pessoa para pessoa, dependendo da sua natureza, de suas crenças e convicções, da forma como foi educada, da sua cultura, estilo de vida etc.
Variações normais de humor não costumam ser um problema. Mas, quando as oscilações entre estados de euforia e melancolia se tornam frequentes, intensas e repentinas, é preciso atenção, já que elas podem sinalizar transtornos mentais e emocionais, como a depressão, a ansiedade, a bipolaridade, entre outros.
Tanto a melancolia como a euforia podem gerar desequilíbrio emocional, se forem mais do que sentimentos passageiros e eventuais. A Psicologia pode ajudar você a reconhecer estes estados e a lidar com eles de forma mais equilibrada e saudável, para que não tomem tamanhos excessivos, desproporcionais, nem sabotem seu equilíbrio e bem-estar. Conte comigo neste processo!
Todas as alterações percebidas precisam ser analisadas a partir da frequência e intensidade com que se apresentam e, também se identificar qual é o prejuízo na funcionalidade do indivíduo. Dessa forma, importante você procurar um profissional para ajudá-la a entender o que pode estar acontecendo e auxiliá-la no processo para proporcionar melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado.
Boa tarde! Essas alterações de ânimo e sono afetam diretamente sua rotina,saúde física e mental,portanto se faz necessário investigar hábitos,bem como outras alterações físicas/psiquicas que podem estar causando esses problemas no seu dia a dia.Consulte um psicólogo. Fico à disposição online ou presencial.
Se você está experimentando essas alterações significativas no humor e na energia que está impactando negativamente na sua rotina é recomendável buscar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode realizar uma avaliação completa, levar em consideração seus sintomas, histórico médico e outros fatores relevantes, e oferecer orientação e tratamento adequados.
Além disso, lembre-se de que não há problema em buscar apoio quando necessário. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e existem várias opções de tratamento e apoio disponíveis para ajudá-lo a lidar com esses desafios e melhorar seu bem-estar geral.
Olá, as oscilações de humor têm impacto em nossa vida, seja no estabelecimento de uma rotina, seja nas relações sociais e amorosas. Assim, é importante cuidar. Procure ajuda de uma psicóloga ou psiquiatra.

Se cuide.
Podemos ter oscilações de humor no mesmo dia, como reações aos diversos estímulos que acontecem no dia-a-dia, porém se é algo que a pessoa sente que está prejudicando a sua vida em algum aspecto ou a oscilação de humor acontece sem ser dentro de algum contexto, então pode ser considerado um problema. O ideal é que você busque um profissional, a princípio um psicólogo, para que ele faça uma investigação mais detalhada junto com você e te aponte o tratamento mais adequado, que as vezes envolve outro profissional, como um psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 140
Olá! É normal termos algumas flutuações de humor. Mas como você fala que a maioria das vezes enfrenta episódios melancólicos que não te permitem fazer muita coisa como comer, estudar...passa horas no celular, etc. Esses são sintomas bem marcantes que, pelo seu relato, apresentam intensidade e duração elevadas. Ter sintomas de desregulação de humor em uma frequência e intensidade elevadas não é normal. Inclusive, imagino que esses sintomas possa trazer prejuízos ao seu funcionamento e na realização das tarefas no dia-a-dia. Te oriento que faça uma consulta com psicólogo ou psiquiatra, que são os profissionais que podem tratar esses sintomas.
Olá! Oscilações de humor e animosidade são relativamente normais diante das circunstâncias reais cotidianas. Entretanto, se começam a atrapalhar sua rotina ou geram algum tipo de mal-estar, entendo que é o momento de buscar ajuda. Acredito que se você tem dúvida sobre ser ou não normal, pode indicar que de alguma forma isso te afeta e te intriga. Acho importante buscar um médico para verificar antes de tudo se existem fatores fisiológicos ligados a esses sintomas. E em seguida, buscar ajuda de um psicólogo. Ou buscar antes o psicólogo que poderá te orientar melhor sobre a necessidade de realizar alguns exames físicos.
Essas alterações de estados de disposição, não necessariamente podem são ruins e entendidos como um "problema". Nós flutuamos ao longo do tempo entre formas mais rígidas e ativas e formas mais porosas de relaxamento. É importante você se aproximar da sua experiência e entender o como isso está te afetando. Outro aspecto importante é entender a frequência, intensidade e duração desses episódios de mais forma e menos forma. Você pode, através de um processo terapêutico, aprender a influenciar esses estados emocionais e entender possíveis causas desas flutuações de disposição. Então: Não tome isso de forma imediata como um problema, mas entenda o quanto isso está te afetando. E você pode aprender a manejar seu corpo e sua mente para uma vida mais estável em termos de humor. Recomendo também a checagem de exames laboratorias para verificar possíveis questões clínicas desse contexto. Já atendi vários pacientes com essas demandas que tinham (e não sabiam) alterações em diabetes, falta de vitaminas e etc. Mas, fique tranquila, é só olhar para o seu caso de forma abrangente, buscar as tratativas adequadas e em médio prazo você conseguirá alcancar um estado de maior estabilidade emocional!
Olá!! ter oscilações de humor em determinados ciclos da nossa vida, da nossa rotina, podemos considerar normal. Seria importante refletir a quanto tempo isso acontece? Quais são os pensamentos que te vem a mente para te deixar melancólica? Quais são essas atividades rotineiras na qual você quer evitar? como posso sentir prazer com o ordinário da vida, da rotina do dia-a-dia? Sempre podemos buscar ajuda psicológica, não é necessário deixar os problemas se agravarem para buscar compreensão.
Qualquer coisa estou disponível!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online adolescentes e adultos - R$ 120
Boa tarde,
Início de depressão. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!