tenho ansiedade e pânico. Iniciei com a paroxetina e agora mudei para a sertralina, pois quero engravidar.

2 respostas
tenho ansiedade e pânico. Iniciei com a paroxetina e agora mudei para a sertralina, pois quero engravidar. Não queria tomar remédio algum quando engravidasse, mas tentei ficar sem a sertralina e o medo, ansiedade, pânico voltaram que nem sair de casa eu queria. Ele realmente pode fazer mal ao bebê?
Prezada Paciente,

Há alguns estudos que evidenciam o risco de desenvolvimento de autismo, na criança, caso antidepressivos sejam empregados durante a gravidez.

Mas em minha experiência clínica, nunca verifiquei qualquer alteração em filhos de mães que fizeram uso de Sertralina na gestação.

Procure um profissional de sua confiança e discuta a relação custo-benefício.

Quando a depressão é moderada ou grave, a prescrição de antidepressivo está indicada.

Para os chamados casos leves, costumo indicar psicoterapia.

Um abraço da

Dra. Andrea Della Fávera.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Psiquiatra
São Paulo
Olá!
Não há nenhum antidepressivo que seja 100% seguro na gravidez, porém há alguns tidos como mais seguros que os outros. Dentre estes, destacam-se a Fluoxetina e os Tricíclicos (amitriptilina, nortriptilina...). Quanto à Sertralina, ainda não há evidências consistentes definindo o risco oferecido por ele.
Deve-se sempre avaliar riscos e benefícios ao prescrever um antidepressivo para uso durante a gestação. Às vezes, os sintomas manifestados na ausência do tratamento farmacológico dos transtornos psiquiátricos oferecem um risco maior do que o oferecido pelo medicamento em si, sendo, nesses casos, válido o uso de medicação para garantir o bem estar fetal.
Lembrando também que a psicoterapia pode ser bastante útil nessas situações, contribuindo para uma melhor resposta ao tratamento, às vezes até dispensando o uso de remédios.

Converse sempre com seu psiquiatra para elaborar a melhor estratégia terapêutica pra você!

Cordialmente,
Dr. Daniel Cavalcante

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3013 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.