Tenho bruxismo, sinto uma incapacidade de concentração e dificuldade de estudo, podem estes 2 sintom

28 respostas
Tenho bruxismo, sinto uma incapacidade de concentração e dificuldade de estudo, podem estes 2 sintomas estarem relacionados?
Podem sim. Podem ser sintomas relacionados a algum transtorno de ansiedade. Para saber ao certo entretanto somente fazendo uma avaliação inicial com um psicólogo ou psiquiatra. A psicoterapia é a melhor indicação, podendo ou não ser necessário tratamento medicamentoso também.

Oi boa noite, sim pode esta e também pode ser que não seja um causalidade do outro, importante você procurar um bom profissional para avaliação, podendo lhe ajudar e tirar as duvidas e ajudar no tratamento. A disposição para mais dúvidas.
Olá. Boa noite.
É importante fazer uma avaliação com psicólogo. A dificuldade de concentração pode esta ligada a alguns fatores, como ansiedade.
É interessante avaliar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Boa Noite! Pode sim, porque o bruxismo pode estar relacionado com ansiedade e ansiedade tem muita relação com problemas de atenção, memória, funções cognitivas em geral. Você pode se beneficiar de uma avaliação neuropsicológica ou de neurofeedback que é uma técnica muito eficaz para estas dificuldades.
Esses sintomas podem estar relacionados com um quadro de estresse, ansiedade ou outras questões. Como foi dito por outros profissionais, é importante uma avaliação neuropsicológica para compreender se existe um comportamento tenso que justifique o bruxismo e se as dificuldades de atenção/concentração estão associados com questões cognitivas ou emocionais. Espero ter ajudado.
Podem sim. Pois o denominador comum à esses sintomas é a ansiedade.
A terapia nesses casos é bastante recomendada pois serviria p/ investigar as causas dessa ansiedade e como você poderia lidar melhor c/ fatores imprevisíveis e desestabilizadores.
Sim, o bruxismo tem relação com ansiedade. E deve ser tratado por um psicólogo e um psiquiatra. No caso de ansiedade a mais eficiente psicoterapia é a Terapia Cognitiva comportamental aliada à medicação que o Psiquiatra receitar.
Boa noite, ps sintomas podem estar relacionados sim, mas é importante que você procure um psicólogo para uma avaliação mais profunda.
Sim. Com certeza relacionado com transtorno de ansiedade. Será interessante procurar um psicólogo que trabalhe com hipnoterapia.
Boa sorte
Sim, os sintomas podem sim estar relacionados. O mais importante é que procure um Psicólogo para que possa falar e dar sentido a isso.
Olá, acredito que as duas possam ter uma mesma causa, mas somente uma avaliação profissional pode dizer se realmente é caso
A ansiedade pode se manifestar de variadas maneiras, uma delas é a tensão muscular. E, com certeza, ela influi na capacidade de concentração e a capacidade de reter os conteúdos estudados, embora, essa questão tenha a ver também com possíveis conflitos internos que dificultam o contato com determinados conteúdos. Espero ter ajudado.
O bruxismo pode estar associado diretamente com manifestações de estresse e ansiedade. Ao dormir, sem qualquer funcionalidade, a pessoa pode estar expressando involuntariamente na mandíbula as tensões advindas de conflitos que não estão tendo enfrentamentos resolutivos. Pode ser também a manifestação de afetos exacerbados referidos a uma estrutura psicodinâmica específica, ou seja, a forma de lidar e de significar as vivências e experiências de adversidade. O acompanhamento psicoterapêutico visa verificar a alta interferência do fatores estressores ou dos traços indicativos de funcionamento psicológico na sintomatologia apresentada. Dificuldade de concentração e foco para estudos pode estar sim sendo sinais importantes de um quadro que esteja alicerçando o quadro de bruxismo. A atenção e cuidado para tais sinais pode evitar um agravamento e propiciar a busca de recursos que viabilize a amenização destes sintomas, bem como a promoção de mais qualidade de ser e estar em todas as dimensões do existir. Especialistas trabalhando concomitantemente podem assegurar intervenções eficazes.
Olá. Sim, o bruxismo pode ser um sinal de alerta sobre questões difíceis que você está enfrentando na sua rotina e não está conseguindo minimamente lidar de forma tranquila, o que consequentemente produz movimentos involuntários na mandíbula durante o sono. O bruxismo, bem como, tensão no maxilar e no tônus muscular durante o dia são sintomas decorrentes da ansiedade, de algo que você não está conseguindo dar conta. Bem como, a dificuldade de concentração é um sinal de a que mente está em estado de alerta, paralisada pelo medo de que algo aconteça, o que não permite você relaxar e se concentrar nas atividades que se propõem. A psicoterapia nestes casos é uma alternativa importante para ajuda-lo a identificar quais os disparadores destes sintomas em você.
Olá, boa tarde!
O bruxismo está associado ao estresse e a ansiedade, características que também podem dificultar a nossa capacidade de nos concentrarmos e de estudarmos. Também existe a possibilidade de que outros fatores estejam envolvidos nessa dificuldade.
Caso você tenha interesse, em um processo de psicoterapia seria possível investigar melhor o que está ocorrendo e verificar as possibilidades de transformar essa situação na direção que você desejar.
Fico a disposição caso deseje falar mais sobre o assunto.
Como os colegas já comentaram pode sim estarem relacionados esses sintomas, sugiro a consulta a um dentista, que o ajudará a minimizar o desgaste dentário, além de um psicólogo, que o acompanhará na terapia e remissão dos sintomas
Você precisa falar sobre o que você sente, estás num processo de somatização. Quando a boca fala os órgãos falam.
Procura fazer psicoterapia 1 x por semana.
Melhoras!
Bom dia!
É importante verificar a causa do bruxismo pois, para além dos conteúdos emocionais (subjetivos) não se pode deixar de considerar as questões físicas (concretas), como problemas na dentição.
Deste modo, não é possível postular uma relação direta entre o bruxismo e a queda nos seus níveis de concentração, somente com base neste relato pois, há diferentes variáveis a se analisar.
Sugiro uma consulta ao dentista, para verificação das questões físicas ligadas as condições atuais de sua dentição e, que estude a possibilidade de iniciar uma análise pessoal com uma Psicóloga (o) de sua escolha, a fim de investir nos cuidados para com sua saúde emocional e qualidade de vida.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Sim sim, estes transtornos podem estar relacionados porque todos fazem parte do transtorno de ansiedade! Procure um psicólogo para fazer uma avaliação e siga suas instruções. Com certeza indicará psicoterapia para a ansiedade. E também procure seu dentista para fazer uma avaliação do dano causado aos seus dentes e ele providenciar uma placa ou algo assim para preserva-lós enquanto a ansiedade não diminui. Quanto estudo, memória e concentração, assim que melhorar sua ansiedade eles voltarão ao normal. Procure ajuda psicológica e resolverá tudo!
É importante que esteja com diagnóstico correto, é necessário uma avaliação com Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF), e com a Psicologia avaliar seus processos internos, como por exemplo como lida com ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão.... O tratamento precisa ser multiprofissional. Dessa forma esses sintomas podem ou não estar relacionados.
Ao que tudo indica é uma pessoa ansiosa. Acompanhamento terapêutico irá auxiliá -lo na melhora desse ciclo.
São coisas distintas. O bruxismo pode ser amenizado com uso de aparelho destinado a esse fim e a falta de concentração pode ser melhorada com psicoterapia.
Olá!
Como já dito pelos colegas acima, o bruxismo bem como a falta de concentração poderão sim estar ligados a fatores de ansiedade, porém isso não é fator determinante, visite seu dentista regularmente e busque auxílio psicológico, com a certeza que obterás qualidade de vida, afinal tudo tem início na nossa saúde mental.
Boa Sorte!
Abraço.
Olá! Neste caso uma avaliação se faz necessária para entender porque estes sintomas tem se mantido no seu cotidiano e se tem lhe causado algum prejuízo, podem ou não ter ligação um com o outro, mas é preciso analisar com mais cautela através de um profissional da psicologia qualificado. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Depende, o ideal seria fazer uma avaliação para compreender, porém, mais importante do identificar a relação por você já adiantada, é interessante que esses sintomas sejam tratados com acompanhamento psicológico adequado.
Olá! Sim... ambos sintomas podem estar associados a ansiedade. Procure um psicólogo para juntos realizarem uma avaliação e orientações.
Podem sim, se pensarmos em ansiedade. Pode ser que tenha alguma questão emocional para ser trabalhada, minha orientação é fazer uma sessão de terapia para ter mais clareza. Abraço.
Sim, o bruxismo e a dificuldade de concentração podem estar relacionados em alguns casos. O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes, muitas vezes durante o sono. Pode estar associado ao estresse, ansiedade e tensão emocional. Esses sintomas podem interferir na qualidade do sono e, como resultado, causar fadiga diurna, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Se você está experimentando bruxismo e dificuldade de concentração, é possível que o estresse subjacente esteja contribuindo para ambos os sintomas. O bruxismo pode levar a uma qualidade de sono prejudicada, o que, por sua vez, afeta a capacidade de concentração durante o dia. Além disso, a ansiedade e o estresse crônicos podem dificultar a concentração e o desempenho cognitivo.

É importante abordar o bruxismo, tanto para melhorar a qualidade do sono quanto para aliviar o estresse que pode estar afetando sua concentração. Converse com um dentista sobre possíveis opções de tratamento para o bruxismo, como o uso de um protetor bucal noturno. Além disso, considere buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para lidar com o estresse e a ansiedade, o que pode ajudar a melhorar a concentração