Tenho cicatrizes antigas e recentes de automutilacao. Tenho medo da reação do profissional quando ele

10 respostas
Tenho cicatrizes antigas e recentes de automutilacao. Tenho medo da reação do profissional quando ele ver. Devo me preocupar com isso?
É interessante que o profissional possa saber até onde você pode ir pra avaliar possíveis danos e realizar uma Psicoterapia com mais compreensão do que pode acontecer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo a sua preocupação, mas é importante confiar no profissional que ira lhe atender, pois dessa relação é que vai surgir a ajuda que você precisa.
Busque uma Psicoterapia para autoconhecimento o que vai auxiliar a entender seus aspectos psico emocionais e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Seria legal você procurar fazer uma psicoterapia para trabalhar as questões relacionadas aos conflitos que causa tal comportamento.
Em relação ao profissional que vai te atender não se preocupe, foram preparados para trabalhar e acolher todos pacientes com algum problema psicológico.
Boa sorte.
Olá, com certeza não precisa se preocupar. O profissional de psicologia não está ali para te julgar, apenas para ajudar. Pode ir com a única preocupação em encontrar a pessoa certa para lhe ajudar. Sempre às ordens. Abraço!
Os profissionais, de forma geral, estão preparados para esses tipos de situação. O importante é falar de qualquer assunto, poder aprender sobre você e entrar em contato com sentimos e emoções que fazem parte da vida.
Olá! Quanto à exposição das cicatrizes não há o que se preocupar, o psicólogo esta apto para lidar com qualquer circunstância proveniente do paciente. A psicoterapia pode possibilitar uma maior compreensão das motivações que acarretam em autolesões. Neste sentido, o psicólogo pode ser o profissional adequado em busca de soluções.
Olá! Não se preocupe, os profissionais estão preparados para estas situações e assim podem te acolher da melhor forma possível.
Primeiramente é importante que encontre um profissional no qual você se sinta bem e confortável com ele, para que o processo psicoterapêutico seja efetivo e você colha resultados positivos desse tratamento. Juntos profissional e paciente vão em busca de compreender as motivações que te levam a cometer autolesões.
O psicólogo é um profissional capacitado para acolher sem julgar, portanto sua preocupação deve ser a de encontrar um Psicólogo/a que te traga a segurança que você precisa para falar sobre suas motivações para se automutilar.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.
Está tudo bem em se preocupar, é algo que foi doloroso para você, pode ocorrer mesmo esse receio. Não só da preocupação, mas o falar sobre isso. A busca por esse cuidado demanda muita coragem, parabenizo inclusive você por estar na busca de ressignificar os sentidos sobre ser/estar consigo mesma, através de sua própria história. Acredite que este momento é muito especial, não haverá julgamentos, pelo contrário. Há o preparo profissional para esse acolhimento. Será através da escuta qualificada terapêutica que você poderá falar de si e encontrar seu autocuidado.
Olá, é natural que quem tenha um comportamento de se mutilar por varias vezes fique com cicatrizes. Procure não se ater tanto ao que os outros podem pensar sobre você, importante é fazer psicoterapia com um profissional que vc se identifique. Espero ter ajudado.

Especialistas

Caroline de Araújo

Caroline de Araújo

Psicólogo

Balneário Camboriú

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Karolina Bezerra

Karolina Bezerra

Psicólogo

Natal

Vanessa Jabour

Vanessa Jabour

Psicólogo

Petrópolis

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Automutilação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.