Tenho cistos em ambos os ovários um já esta com 10 cm e o outro com 8cm, e possível retirar apenas
Tenho cistos em ambos os ovários um já esta com 10 cm e o outro com 8cm, e possível retirar apenas os endometriomas sem afetar minha fertilidade? tenho apenas 23 anos e tenho muita vontade de ser mãe! e quais os principais tratamentos?
4 respostas
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
A cirurgia para endometrioma está indicada somente qdo existe risco de ruptura. Este acontece qdo o endometrioma está acima de 4cm. O medico deverá preservar ao máximo o ovário. Qto ao tratamento para engravidar existem vários e depende de vários fatores Procure um colega como eu fertileuta para te avaliar.
A indicação cirúrgica em endometriomas não tem relação com o risco de ruptura. A ruptura de endometriomas é muito rara, assim como a torção ovariana. No seu caso, devido ao tamanho dos cistos, tem indicação cirúrgica sim. É sempre que possível será realizada somente a retirada dos cistos endometrioticos com a preservação do parenquima ovariano. É importante que você seja avaliada por completo para que sejam mapeadas todas as lesões de endometriose e que estas sejam retiradas em um único momento. A via de escolha para a endometriose é a via laparoscópica. Sempre que os ovários são operados, deve-se avaliar sua função antes e depois da cirurgia para melhor planejamento.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



