Tenho crises de pânico antes de viajar de avião, e isso vem prejudicando o meu trabalho. Estou fazendo

9 respostas
Tenho crises de pânico antes de viajar de avião, e isso vem prejudicando o meu trabalho. Estou fazendo terapia, mas não está resolvendo. Sabem de algum tratamento específico pra essa situação? Sei que aviões são seguros, mas não consigo controlar. Já desisti de viagens depois de ter embarcado. Help.
Importante avaliar a sua frequência a terapia, quanto tempo está fazendo e tudo mais. Fobias são dores psiquicas intensas e as vezes muito incapacitantes. Sou psicanalista, mas dependendo do caso indico a terapia cognitivo comportamental. Se a questão persistir talvez seja o caso de análise. Pelo que você diz precisa mesmo viajar, então creio que vale a pena investir na TCC.

Olá! Essa é uma situação bastante delicada e que cabe grande atenção para o bom andamento do tratamento. Ainda que você já esteja fazendo terapia, seria interessante que você procurasse um psiquiatra para seguir também um tratamento medicamentoso. Além disso, à própria terapia pode não estar sendo eficaz. Converse com o profissional sobre sua dificuldade e sobre seu prognóstico. Caso você não perceba uma melhora do quadro em alguns meses, talvez seja melhor que você procure outra linha de tratamento psicoterapêutico.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Olá! Veja, cada indivíduo tem uma história pessoal para ter desenvolvido o medo de voar. Esse medo não acontece por acaso, mesmo nos casos em que a pessoa não tem consciência da razão que deu origem a esse pânico. É necessário conhecer com detalhes essa situação para depois decidir qual será o tipo de intervenção mais adequada e quais técnicas que poderão ser mais eficazes. O desenvolvimento do medo nunca acontece por acaso!!! O medo de voar em alguns pacientes pode estar associado a outros medos como a Claustrofobia (medo de lugares fechados), Acrofobia (medo de altura).
Existem sintomas físicos como a sudorese, tremores, aumento da frequência cardíaca,etc. E os sintomas psicológicos incluem irritação, tontura,pensamentos de cair e morrer, incapacidade de pensar com clareza e nervosismo. Sessões de terapia utilizando técnicas como simulação de voo virtual são vistas como tratamentos inovadores e até mesmo a hipnose!
Espero ter ajudado! Estou a disposição para maiores esclarecimentos!
Caso ainda não esteja com o.auxilio medicamentoso, sugiro que procure um psiquiatra de boas referências w comece o tratamento com a medicação. Isso.ajudará muito você! E não pare a psicoterapia! Inclusive, cogite a possibilidade de aumentar as sessões para que os prejuízos em sua vida não aumentem, como o que relatou sobre estar prejudicando seu trabalho.

Desejo que se sinta melhor logo! Abraços!
A terapia cognitivo comportamental pode ajudar você a lidar melhor com sintomas de ansiedade. Existe protocolo de 8 sessões para tratamento de transtorno do pânico. Assista ao documentário: vencendo o panico Range & Borba - UFRJ) que aborda sobre o tratamento de TCC explicado no YouTube. Já atendi com êxito muitos pacientes com sua demanda. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Voce precisa achar um psicologo especializado em psicoterapia que seja competente. Eu tive problemas odontologicos porque eu estava com profissoonais incompetentes. Note que eu coloqjei voce como a pessoa competente e responsavel para fazer a escolha certa. Existe cura.
Olá!

Na verdade, com a terapia você já está fazendo o tratamento indicado para o pânico.

É possível se beneficiar com o tratamento medicamentoso, que vai ajudar a aliviar os sintomas que está sentindo. Para isso, deve procurar um ou uma psiquiatra.

Mas é importante destacar que a medicação vai agir apenas sobre os sintomas.

Por isso, caso se decida por este caminho, é bom manter a terapia, porque vai ajudar você a trabalhar as questões que causam os ataques de pânico.

Sobre o "resultado" desejado com a terapia, o tempo para isso vai ser diferente para cada um (e vai muito além do que somente o alívio dos sintomas).

O que vale a pena avaliar é como se sente na relação com quem atende você.

Sentir que a pessoa realmente consegue escutar o que você diz a respeito do que acontece é um bom indicativo para se manter no tratamento, pelo menos por mais algum tempo.

Até mais!
Olá, talvez necessite de um tratamento neurofuncional na abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) ou EMDR ( reprocessamento e dessensibilizaçào dos traumas através de estímulos bilaterais visuais, auditivos e táteis), onde ajude a remover alguns traumas do passado, que possivelmente paralisou sua vida nesse aspecto desencadeando esta ansiedade exacerbada, tendo como consequência o pânico, que se apresenta através do medo em enfrentar determinadas situações, ou seja, a mente e o corpo, que se conectam diretamente, começam a sinalizar através de sintomas fisiológicos, cognitivos, comportamentais, e afetivos, dificultando a capacidade de enfrentamento, no seu caso (medo de viajar de avião), porém são tratados no aspecto psicológico e medicamentoso e por fim curados. Melhoras! Abraços!
Olá, que bom que já faz terapia, lembrando que a psicoterapia não é um processo imediato infelizmente. Pense na possibilidade de fazer terapia comportamental cognitiva para este medo especifico, as sessões serão mais focadas em sua queixa. Espero ter ajudado.