Tenho depressao há 16 anos e cerca de 11 anos atrás a doença Se cronificou . Os remedios nao fazem

5 respostas
Tenho depressao há 16 anos e cerca de 11 anos atrás a doença Se cronificou . Os remedios nao fazem mais efeito e sinto muito desespero e ansiedade .Moro em uberlândia e gostaria de Fazer eletroconvulsoterapia , onde posso Fazer esse procedimento gratuito pelo SUS?
Este procedimento geralmente está disponível em Hospitais Universitários, como o HC da UNICAMP, da UFBA, da USP. sugiro que você procure o serviço de psiquiatria ligado à Universidade Federal de Uberlândia.

Esse procedimento está disponível no Instituto Raul Soares em Belo Horizonte. Esse hospital faz parte da rede FHEMIG, ou seja, está sob administração do Governo estadual, atende através do SUS, inclusive moradores de outras cidades do estado. Entretanto, você deverá ser criteriosamente avaliado por um psiquiatra para verificar se esse é o tratamento mais indicado para o seu caso. A eletroconvulsoterapia é realmente indicada para muitos casos refratários. Espero ter ajudado. Continue buscando a melhora!
Atualmente, no estado de Minas Gerais, o Instituto Raul Soares _ FHEMIG, hospital da rede SUS, oferece eletroconvulsoterapia.
Pelo SUS não é possível fazer ECT. Os "talebans" da
Saúde Mental do Ministério da Saúde estão convictos que Eletroconvulsoterapia é um método de tortura; têm como lema "quem gosta de eletrochoque que faça em si mesmo". A única viabilidade se aplicar ECT no Brasil num serviço público de saúde é no âmbito dos hospitais universitários porque a mentalidade no MEC há que ser necessariamente menos estreita. É provável que no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário da Univ. Federal de Uberlândia você se submeta a este procedimento que a primeira vista está indicado para o seu problema clínico.
Infelizmente a ECT não é remunerada pela tabela do SUS, o que torna seu acesso muito difícil. Muitas pessoas poderiam se beneficiar dela, sem dúvidas. Há poucos centros que conseguem sustentar este tratamento de forma autônoma. Em geral, são poucas vagas, insuficientes para o contingente de pacientes graves/refratários.... Falta pressão, não apenas da comunidade psiquiátrica, mas das associações de pacientes, da sociedade como um todo, para que o critério seja técnico, e não ideológico. Enquanto isso, pacientes gravíssimos, refratários e com risco de suicídio iminente seguem sem opção, a não ser o tratamento particular, quando possível ou disponível.