Tenho dificuldade de concentração desde a infância, que parecem ter se agravado agora na vida adulta

14 respostas
Tenho dificuldade de concentração desde a infância, que parecem ter se agravado agora na vida adulta (tenho 26 anos), devo procurar um psicólogo ou psiquiatra? Ambos precisam de encaminhamento?
Olá! Dificuldade de concentração pode estar dentro de transtornos como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e algum transtorno de Ansiedade ou pode estar associados à outros fatores, como ambiente, algum desequilíbrio de vitaminas etc. Como é uma dificuldade que você sente desde criança e hoje vem acompanhada da prejuízos e certo sofrimento, é importante buscar ajuda.
Não precisa de encaminhamento se os atendimentos forem particulares, só se você for utilizar algum serviço público ou por plano, eu acredito.

Olá, boa tarde. Se você tiver a oportunidade de procurar um acompanhamento psicológico seria ótimo. A terapia pode te ajudar a identificar onde estão as origens das dificuldades de atenção. Muitas das dificuldades de concentração estão relacionadas as nossas vivencias emocionais, às questões individuais, nossa "personalidade", aos nossos interesses, ao ambiente etc. Ambiente com muitos estímulos, momentos de vida conturbados, situações de estresse, insegurança, ansiedade, grandes mudanças de vida, atividades que não são prazerosas, que são difíceis, podem ser alguns dos fatores que prejudicam a nossa atenção. Além disso, pessoas que são mais reflexivas, introspectivas, imaginativas, sonhadoras, principalmente as crianças, podem se distrair com mais facilidade quando estão realizando atividades mais lógicas e concretas. Essas são algumas das hipóteses que levantei aqui, mas há muitas outras possibilidades. O ideal seria você iniciar um processo de terapia para identificar essas questões, e se o profissional avaliar que possa haver algum transtorno de déficit de atenção ele pode encaminhar à um psiquiatra. Se a consulta for particular, nenhum dos dois precisa de encaminhamento. Você só precisa marcar a consulta. Se for por convênio, para ir ao psicólogo(a), precisa de encaminhamento médico. E no SUS, para ambos precisa de encaminhamento (será necessário primeiro passar no posto de saúde com um Médico de Família). Espero ter ajudado! Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 200
Olá! Como as colegas acima mencionaram, você pode iniciar a psicoterapia com psicólogo e juntos avaliarem o que está acontecendo. O psicólogo pode encaminhar para uma avaliação com neurologista se for o caso. Para atendimento via convênio médico necessita de encaminhamento. No caso do SUS precisará iniciar atendimento com clínico para obter o encaminhamento. Para atendimento particular não há necessidade de encaminhamento.
Olá! Você pode buscar um psicólogo e caso seja necessário ele pode te encaminhar para um psiquiatra. Para consultas com psicólogos não é necessário encaminhamento, se for de forma particular.
Durante a psicoterapia o profissional pode te fazer algumas perguntas, aplicar alguns questionários... a fim de descobrir o que está causando essa falta de concentração e assim, te fornecer o tratamento mais adequado.
Espero que tu encontre a ajuda que busca!
Fica bem!
Olá! Sugiro que você busque um Neuropsicólogo para investigar a fundo esses sintomas de dificuldade de concentração. Abraço!
O mais recomendado seria buscar um psicólogo e se for o caso, ele te encaminha para uma melhor avaliação. Quanto ao encaminhamento, apenas se for para atendimento de planos de saúde. espero ter ajudado! bj
Olá, o sintoma de dificuldade de atenção pode estar associado a diferentes tipos de variais, algumas podem estar relacionadas a transtornos, outras não. Então seria importante procurar primeiramente o acompanhamento com um psicólogo, para uma avaliação mais acurada dos sintomas, e avaliar de maneira conjunta a necessidade do uso de medicamentos ( psiquiatra). Em relação ao encaminhamento, isso vai variar se você possui plano de saúde. Caso possua, é preciso do encaminhamento, normalmente feito por um clinico geral, para ambas as especialidade. Caso você faça consulta particular, não é necessário encaminhamento para nenhuma das especialidades. Basta agendar sua consulta diretamente com o profissional que escolher.
Olá! Muitos dos profissionais têm como norma nominar algo que uma pessoa possa sentir, no seu caso as demandas, o que você sente, e assim, uma medicação. Nada contra, porém há uma especifidade,, uma sutileza ao pedido de falta de atenção a se considerar e que com o tempo parece ter aumentado. O que eu indicaria para você, uma escuta de um psicólogo. a escuta específica nas reflexões que podem acontecer em um setting terapêutico que , podem ser tão importantes e podem através de sua história, dizer de seu maiores e menores interesses em sua vida. Acredito muito nisso...assim como esse talvez seu interesse ou não em certas coisas, digamos uma desatenção à certos assuntos, podem ate ter como um movimento seu em um hábito, do qual você pode ter um ganho secundário nesse estar no mundo...esta seria uma primeira hipótese, digamos assim... a falta de atenção tem como consequência, uma deficiência nas trocas de palavras com o outro...outra forma de sofrimento...atrapalhar-se com temas...etc. Assim, cuidados dirigidos à uma criança de acordo com a vontade dos pais, portanto de novo a psicologia que pode rever a história junto com o seu cliente...uma história em que a vida pode ter sido acelerada desde a infância pelos cuidadores... então...formas de defesa...,como entrar em conflito com uma questão? um certo controle. poderia ser por parte do sujeito para entrar em contato digamos com certos desprazeres.... Portanto de novo, veja como seria importante a escuta terapêutica. Estou a disposição.
Olá! Busque por um Psicólogo, caso necessário ele vai te encaminhar para outras especialidades. Você não precisa de encaminhamento para marcar uma consulta. Estou à disposição!
Procure ambos. Para planos de saude precisa do encaminhamento sim. Mas para atendimento particular, não.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível TDAH que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Como meus colegas escreveram, é importante você procurar um psicólogo, que pode avaliar suas dificuldades e te ajudar a encontrar formas de lidar melhor com elas. O objetivo da psicoterapia é que você se conheça e se aceite como é, respeitando seu tempo, e conseguir ter mais qualidade de vida! Boa sorte!
Olá! As dificuldades de concentração podem estar associadas a diversas possibilidades, como questões no seu ambiente/rotina (por exemplo, excesso de estímulos), emoções elevadas (por exemplo, ansiedade, estresse, depressão), ou até mesmo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Já que é um sintoma que você observa desde a infância, você poderia fazer inicialmente uma avaliação com um psicólogo. Se for verificada a necessidade de uma outra avaliação, o psicólogo pode te encaminhar para um psiquiatra ou neuropsicólogo. Não é necessário encaminhamento para a consulta com psicólogo. Espero que fique bem e fico à disposição.
Boa tarde! Você pode iniciar com um Psicólogo. Caso o psicólogo ver a necessidade ele te encaminha para outros profissionais da saúde. Espero ter ajudado.
O mais indicado é que busque ajuda profissional de profissionais da área da Psicologia ou Neuropsicologia e Psiquiatria. Em parceria, ambos poderão avaliar melhor seu quadro clínico e realizar um diagnóstico asertivo. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150